COD Mobile ficou bom? (análise da beta)

Call of Duty Mobile ficou bom? Vale a pena baixar? Para quem tem dúvidas se o jogo vai “prestar”, veja o que achamos do game neste preview.

Testamos o game da Activision, que atualmente está em testes, e temos algumas coisas para salientar sobre o novo game de FPS para celulares.

Leia também:

Como Baixar o APK e jogar

– O que é Call of Duty Mobile?

Call of Duty Mobile é um novo jogo de tiro em primeira pessoa, produzido pela Activision (que encomendou) e desenvolvido por “Tencent Games e Timi Studio”.

Publicidade

O jogo tem como principais características visual AAA e jogabilidade muito próxima a de Call of Duty Black Ops 3 e 4. Inclusive com modo Battle Royale.

– Últimos ajustes para um dos maiores jogos do ano

Call of Duty Mobile vem sendo sondado pela gente há algum tempo. Embora hajam os mais impacientes que já queriam ter jogado e enjoado do game, a Actvision está refinando o jogo para que ele seja o que merece ser, o melhor jogo de tiro de 2019.

É óbvio, eles vão esperar a melhor “janela de lançamento” para que nenhum outro game mobile ofusque o seu bebê.

Apesar de ter sido desenvolvido pelo estúdio Timi, COD Mobile vai chegar para disputar atenção  com jogos como: PUBG Mobile, Fortnite e Modern Combat. Esse último, com certeza, será um dos mais afetados com o lançamento de COD.

Por isso, e compreensível que o jogo tenha testes e mais testes, em áreas exclusivas, para que os produtores possam ver cada aspecto do game de forma separada. Apenas lançar ao grande público, deixaria muito difícil a tarefa de separar e descobrir falhas.

Aviso no COD Mobile, informando que se trata de um teste beta fechado.

E antes que alguém venha dizer que não é teste beta, que o jogo “saiuuu”, fica a tela abaixo com a mensagem de que esse é sim um teste beta e que o progresso será apagado depois que o jogo for lançado.

– Blockbuster democrático que roda até em intermediário “fraco”

Call of Duty Mobile chega como realmente deveria chegar, como um game com visual AAA digno dos consoles.

Vale relembrar que o jogo está sendo produzido pelo Timi Studio da Tencent Games. Esse estúdio é conhecido por produzir jogos muito bonitos, mas também, bastante leves. Um bom exemplo disso é o game que é conhecido como o “PUBG da Timi“.

Call of Duty Mobile é uma maravilha tecnologia, não por ser um jogo bonito, mas por rodar bem até em aparelhos de entrada.

Nesse teste beta, vi pessoas rodando o game até em um Samsung J5 Pro.

Quem tiver aí o seu J7 Prime ou superior,  vai conseguir rodar o game sem muita dificuldade. Com um detalhe: o jogo fica bonito até na configuração “low” (baixo). No iOS, o COD Mobile claramente vai ser compatível com iPhone 6 ou superior.

E quem tem seu celular com 1 GB de RAM? Não adianta chorar. Estamos em 2019, os smartphones que são topo de linha, deste ano, possuem Snapdragon 855, 8 GB de RAM ou mais. “A fila andou”.

Hoje em dia, um intermediário “básico” deve ter 4 GB de RAM e Snapdragon 630.

– Testando o multiplayer

Por enquanto, está disponível apenas o modo multiplayer. Como se trata de um teste beta na Índia, o ping é alto (óbvio).

Mas COD Mobile é exatamente aquilo que se espera da franquia, especialmente se comparado ao recente e ótimo Black Ops 4. O novo game mobile é rápido, frenético, como eles gostam de dizer lá fora: “fast pacing”.

Os comandos respondem bem. COD Mobile possui a opção de tiro automático, mas essa opção pode ser alterada no tutorial inicial.

– A jogabilidade está ruim?

Se você leu por aí pessoas reclamando da jogabilidade de COD Mobile, saiba que há sim espaço para esse argumento. Mas eu explico.

O jogo traz mudanças nos comandos clássicos, e isso exige que o jogador mexa em várias opções pra trazer a jogabilidade clássica de volta.

Publicidade

Quais as mudanças?

Alguns efeitos visuais são exclusivos de aparelhos top de linha, como o HDR.

O controle padrão é com tiro automático. Ao configurar para tiro manual, o jogo vai mirar automaticamente quando você atirar.  Isso parece uma coisa boa a princípio, mas não é.

É aí que os problemas começam. A sensibilidade “padrão” não é exatamente a ideal, principalmente quando a mira está ativada. É preciso mexer um pouco para conseguir o ajuste perfeito.

A outra parte da galera que está reclamando, é a galera que joga Battle Royale há bastante tempo.  As pessoas parece que esqueceram como jogos FPS de multiplayer tradicional funcionam.

Nesse tipo de jogo, não há balanceamento justo. Você cai em partidas com outros jogadores de nível mais alto e que possuem armas melhores. No começo, sempre é assim, é preciso atirar bastante para matar alguém. A progressão influência na sua capacidade de matar.

– Modos

COD Mobile conta com 3 modos principais:

  • Multiplayer
  • Battle Royale
  • Modo Zumbi

Mas no teste beta, apenas o modo Multiplayer está disponível. Esse modo segue o  padrão clássico da franquia. O jogador precisa jogar várias partidas para upar seu personagem e suas armas. O tiroteio ocorre em cenários pequenos e apertados.

Dentro do modo Multiplayer há os seguinte submodos:

Team Deathmatch: (comumente abreviado como TDM). O objetivo deste modo de jogo é matar todos da equipe adversária, e o vencedor é o time que atinge um limite de pontos, ou se o tempo acabar, tem o maior número de pontos.

Frontline: semelhante ao Team Deathmatch, com a exceção de que todos em um time sempre aparecem em um lado do mapa ou na base. A equipe que possui a base recebe um bônus de armadura por um tempo limitado. É importante utilizar o trabalho em equipe e empurrar os inimigos para o meio do mapa e, se possível, prender o inimigo matando-o em áreas onde ele é exposto assim que ele sair da base, pois o time inimigo pode fazer o mesmo.

Search & Destroy: é um modo de jogo baseado em eliminação que tem sido apresentado em toda a série Call of Duty. Um modo de jogo unilateral, o objetivo é que o lado atacante elimine a equipe defensora ou detone qualquer um dos dois locais da bomba. Os jogadores só ganham uma vida por rodada.

Há ainda a opção de Search & Destroy casual.

– Mapas

Os seguintes mapas estão disponíveis.

  • Crash
  • Crossfire
  • Nuketown
  • Killhouse
  • Hijacked

Para escolher o mapa basta tocar na opção “Match” e depois tocar em “Random” para escolher o mapa desejado.

– Futuro brilhante pela frente

Vale lembrar, COD Mobile é da Activision. O jogo será lançado ainda em 2019 e vem com a proposta de ser um dos principais games do gênero no mobile. Redefinir conceitos.

O game está muito bem calibrado. Não há do que reclamar no quesito compatibilidade. Apesar de parecer pesado, COD Mobile roda com suavidade até mesmo em um J7 Prime!

Possíveis lags e problemas que os jogadores venham a ter agora, no teste beta, se deve ao ping alto entre os servidor e o cliente (o jogo no seu celular).

– Veredito

Em termos técnicos o jogo está fantástico, uma maravilha da engenharia computacional. É incrível ver um Call of Duty no celular com um visual que se assemelha ao dos consoles. Tudo isso em um jogo com apenas 1.4 GB de dados para baixar.

Quanto a jogabilidade, a proposta da mira ficar automática no modo de tiro manual, pode incomodar alguns, mas felizmente é possível desativar isso no menu de configurações.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News