PUBG MOBILE: atualização mostra o começo da “Free Firezação”?

Muita gente ficou me perguntando no Facebook por que eu achei a nova atualização de PUBG Mobile ruim.

Apesar das poucas novidades boas (modo spec para amigos), o update mostra que a Tencent não vai otimizar o jogo e nem criar modos realmente relevantes como Hardcore e um padrão com mapas menores.

– Skins cada vez mais ridículas

Há muitas semelhanças entre as skins atuais de PUBG Mobile e Free Fire. Antes, as Skins de PUBG era mais relacionadas ao enredo do jogo, (pós-apocalíptico).

Essas semelhanças não são meras coincidências.

Publicidade
Fantasias Joker e Conjunto eletrônico surgiram depois de Free Fire.

Não levando em conta aquela antiga skin de milho, aquela para comemorar milhões de jogadores, a atualização mostra uma apontamento cada vez mais alinhado com o que Free Fire já vem fazendo.

A questão é que o jogo está partindo para o lado do lucro, e deixando o desenvolvimento de lado. Assim como Free Fire fez.

– O que já era chato, ficou pior

O novo modo “Noite Sombria” é muito chatinho.

No modo “Noite Sombria”, é preciso ficar dentro das casas.

No menu, o jogo afirma que é preciso matar zumbis para aumentar sua vida nos modos zumbis. O que é uma baita mentira! A recuperação de vida é mínima.

O modo “Até a Clarear 2” é o mesmo modo de antes e continua divertido. Mas o modo “Noite Sombria” é, sem nenhuma dúvida, o modo mais chato do jogo.

No “Noite Sombria”, os jogadores precisam ficar dentro das casas, ou serão infectados pelo vírus e morrem rapidamente. Esse modo limita muito a mobilidade, algo fatal em um jogo de mundo aberto.

– Festival de banners para tentar te vender algo

A quantidade de banner que surgem ao iniciar o game está ficando cada vez mais parecido com Free Fire. Se você joga várias vezes ao dia,  é obrigado a passar sempre pelos mesmos banner de anúncio de compra de itens.

A coisa ficou ainda mais chata pois esses pop-ups surgem até mesmo quando você está olhando o seu inventário.

– RPG é o equivalente ao lança-granadas do Free Fire

O RPG ficou de fora da atualização. Talvez pela semelhança com o lança-granadas do Free Fire, uma arma polêmica que literalmente ganha a partida em várias situações.

– Animal companheiro

Eu sei que Free Fire não foi o primeiro jogo a adicionar animais de estimação (companheiros). Mas ficou evidente que PUBG Mobile aderiu a moda depois do jogo da Garena.

Animais de estimação ainda não estão disponíveis, mas já aparecem no menu de PUBG Mobile.

O comportamento do “companion” é quase idêntico ao do Free Fire, uma adição que não muda em nada no game, e só serve para ser uma “nova fonte de skins”.

– O que ficou bom?

O sistema de pareamento das partidas melhorou muito. Muito Mesmo! Agora se vê uma demora muito maior para jogar no PC (independente do emulador).

Isso indica que o jogo realmente está passando um tempo maior para escolher os jogadores e garantindo assim, que quem joga no PC não encontre um jogador de mobile.

– O que poderia melhorar?

1. Otimização

O jogo ficou pesado de novo. Ele exige mais processamento e já tem jogadores nos fóruns e grupos reclamando da otimização em aparelhos intermediários.

Quem já jogou as versões chinesa e coreana, sabe que é basicamente o mesmo jogo, com melhor otimização.

2. Modo Mini-zona em todos os mapas e sem dias específicos.

Esse modo já existe em no Arcade em Erangel, mas eu queria ver ele em todos os mapas e jogável a qualquer hora do dia. Com certeza muitos jogadores iriam preferir ele ao padrão. “Menos loot e mais treta”.

3. Modo Hardcore

O modo Hardcore foi adicionado por um tempo e nunca mais voltou. Era o modo mais fiel ao Battlegrounds do PC.

 

– Conclusão

Fica a impressão que PUBG Mobile já atingiu o seu auge, falo em termos de desenvolvimento, não de popularidade.

Daqui para frente, não estranhe ver skins e escolhas de design cada vez mais fora da realidade do game. O jogo ficará cada vez mais parecido com Free Fire, outro título que já percebi que já extrapolou a tempo o seu auge criativo, e que os produtores ligaram o “gerador de skins”. 🤣

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News