Os 10 melhores controles para Android

 

Os controles para smartphones dão a possibilidade de transformar o celular em um verdadeiro videogame. Preparamos uma lista especial com 10 melhores controles para Android. Descubra qual se adapta melhor ao seu estilo e tenha uma experiência incrível jogando.

Quais são os melhores controles para Android?

  1. GameSir G5
  2. GameSir G4s
  3. Ipega PG-9099
  4. Gatilhos
  5. GameSir F2
  6. Gamepad com Ventoinha (coolers)
  7. 8Bitdo SF30
  8. MOCUTE 050
  9. iPega PG – 9087
  10. Dualshock 4 e Xbox One

1. GameSir G5

Publicidade

Quando o assunto é ser o melhor controle para Android, vai ser difícil vencer o GameSir G5. Graças ao seu design diferenciado, o controle se adapta a literalmente qualquer jogo, sendo o melhor tanto para games de tiro, como para jogos de MOBA, ação e até games de luta.

O grande destaque desse controle é a substituição do analógico direito, por um disco deslizante no estilo Trackpad. Esse disco, tem como objetivo, fazer a mesma função de você deslizar o dedo sobre a tela. O que é excelente para manter a visualização e evitar ficar com o dedo suado sobre à mesma.

Controles para celular Android sempre tiveram como principal problema possuir um analógico direito ruim, e o G5 corrige isso com maestria.

E como se não bastasse, assim como outros controle da GameSir, o jogador ainda conta com um sistema de mapeamento de tela exclusivo que não dá ban no PUBG Mobile.

Características:

  • O controle com mais botões do mercado
  • Trackpad excelente para jogos de tiro
  • Funciona em literalmente qualquer jogo
  • Gancho para acoplar o smartphone

Onde Encontrar?

2. GameSir G4s

O GameSir G5 é excelente para os jogos mais populares da Google Play. Mas se você pretende ter um foco maior em emuladores e jogos antigos, recomendamos o G4S.

A configuração de botões do G4S lembra muito a do controle do Xbox 360. A semelhança é tamanha que ao ser conectado no PC, o controle é reconhecido como tal.

O G4S é um controle multifunção. Então se você possui outros dispositivos na casa, ele vai funcionar perfeitamente com eles. Ele vem até com um conector USB/Bluetooth para ser conectado sem fio no PC ou PS3.

Características:

  • Ideal para emuladores
  • Funciona perfeitamente no PC
  • Possui gancho para acoplar o smartphone

Onde Encontrar?

3. Ipega PG-9099

Quem procura qualidade e preço baixo, vai encontrar nos celulares da íPega o equilíbrio perfeito entre custo e benefício.

Os controles da Ípega costumam custar a metade do preço de outros controles, e a qualidade de construção é muito parecida.

O Ipega PG 9099 é o modelo mais recente da empresa. Um dos controles mais bonitos que já vi na vida. Uma construção impressionante com uma pegada incrível.Seu design lembra o padrão do Xbox One e o controle é reconhecido com facilidade por todos os jogos para Android compatíveis com gamepad.

Caso ache ele caro, você pode optar por outros controles da Ípega

Características:

  • Muito bonito.
  • Possui gancho para acoplar o smartphone.
  • Barato em comparação com os GameSir.

Onde Encontrar?

4. Gatilhos

Digamos que você quer apenas um controle para melhorar a jogabilidade nos jogos da Battle Royale como Free Fire, PUBG e outros.

Como todos sabem, os smartphones não possuem a melhor pegada do mundo.E para solucionar esse e outros problemas, recomendamos esse kit baratinho à venda na GearBest.

Ele não possui nome específico, mas seu preço é ridiculamente barato. Apenas R$ 23 reais + frete (por volta de R$ 4 reais).

Um gamepad com joystick para colocar na tela, e não esquentar o dedo. Ainda acompanha dois gatilhos que ficam excelentes em jogos de tiro.

Outra grande vantagem nesse kit é jogar sem sentir o calor do smartphone.

Características:

  • Gamepad que melhora a “pegada”.
  • Joystick que evita ficar tocando na tela.
  • Gatilhos para jogos de tiro.

Onde Encontrar?

5. GameSir F2

Já comprei vários gatilhos e digo uma coisa, os gatilhos de melhor qualidade são os da GameSir. Muitos dos que comprei ou ficavam folgados demais, ou pior, apertados demais, chegando a arranhar a película do smartphone.

Ainda bem que a GameSir resolveu criar seus próprios gatilhos. Com o GameSir F2, temos a melhor qualidade de construção e a possibilidade de ajustar conforme a espessura do smartphone.

Além disso, os gatilhos já vem com um Gamepad que melhora bastante a pegada.

Características:

Publicidade
  • Gamepad que melhora a “pegada”.
  • Gatilhos de ótima qualidade.

Onde Encontrar?

6. Gamepad com Ventoinha (coolers)

Combinado com os Gatilhos, os Gamepad com ventoinhas viraram uma sensação em 2019.

São peças de plástico que melhora muito a jogabilidade em games, mas que posuem como principal vantagem, possuir uma ventoinha que diminui o calor do smartphone.

Na prática eles não resfriam o aparelho, mas resfriam o ar em volta, e evita de a gente ter aquela sensação de ter “uma batata quente” nas mãos.

Alguns desses Gamepad já vem com gatinhos e são excelentes para jogos como PUBG.

Mas vale lembrar que as ventoinhas apenas amenizam o calor gerado pelo smartphone, não espere milagres.

Características:

  • Gamepad que melhora a “pegada”.
  • Já vem com gatinhos embutido.

Onde Encontrar?

7. 8Bitdo SF30

Na oitava posição, o 8Bitdo SF30. Esse controle é nostalgia pura e com certeza vai cativar a galera que busca um controle para priorizar emulação.

Com um visual que lembra o clássico Super Nintendo, o 8Bitdo SF30 adiciona um conjunto de analógicos para melhorar a jogabilidade em games mais modernos. Ele também esconde duas “defesas” adicionais.

Um controle muito bom, de excelente construção e com um visual que arranca um sorriso de qualquer um que cresceu nos anos 90.

Destaque para a nomenclatura dos botões, pois quem cresceu nos anos noventa, sabe que essa é a posição “correta” do Y,X,B e A.

Ah! Antes que você pergunte se não tem gancho para acoplar o smartphone, tem sim. Mas ele é vendido separadamente.

Características:

  • Visual idêntico ao do Super Nintendo.
  • Ótima construção.

Onde Encontrar?

8. MOCUTE 050

O Mocute 050 não é nenhum campeão de qualidade, mas tem uma grande vantagem: é barato. Quem procura um gamepad barato para jogar, vai encontrar nesse pequeno notável um amigão para todas as horas.

O Mocute é reconhecido como qualquer outro controle bluetooth para Android. Porém, não espere conectar ele no PC e jogar normalmente.

Características:

  • Muito Compacto.

Onde Comprar

9. iPega PG – 9087 (ou qualquer um padrão “PSP”)

Já citamos os controles iPega antes, mas essa décima posição é indicada para aqueles tipos de gamepads que transformam o celular Android em um “PSP”.

Esse tipo de controle não fica muito bom para jogos de tiro, mas em games emulados, especialmente do PSP (com o PPSSPP), a sensação é que temos um verdadeiro videogame portátil nas mãos.

Características:

  • Ótimo para emulação do PSP

Onde Comprar

 

10 Controles MOGA e do Xbox One e PS4

Para a galera que já estava com o garganta coçando para reclamar, existe um bom motivo para citarmos os controles MOGA, Xbox One e de PS4, ambos na décima posição.

Apesar de excelentes, há anos a MOGA não atualiza a sua linha de controles. Além de não preparados para dispositivos com Bluetooth 5.0, os controles são muito caros para importar.

No caso dos controles do Playstation 4 e Xbox One, recomendamos esses controles apenas para que já tem um em casa e não quer comprar um controle adicional. Vale lembrar que ambos os controles do PS4 Xone são Bluetooth 4.0, então eles podem problemas de configuração com celulares antigos.

Encontra também no Mobile Gamer:

Aplicativo encontra jogos Android compatíveis com controles

50 Jogos para Android compatíveis com Controle e Gamepad Bluetooth

Os Jogos mais LEVES (e Compatíveis) para PPSSPP no Android

25 Melhores Jogos para o DraStic (Emulador do Nintendo DS)

O que achou da lista de controles para celular Android?

Já conhecia alguns desses modelos, tem alguma dúvida sobre configuração? Deixe um comentário e colabore com a comunidade mais gamer e que ama mobilidade que existe.

Um grande abraço e até a próxima.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News