Os Melhores Jogos para Celular de 2018

Todo ano, o site Mobile Gamer Brasil elege os melhores jogos para celular em uma premiação pouco vista no cenário nacional. O post é editado desde 2009 e traz além dos principais games de cada ano, aquelas joias escondidas que muita gente não viu, seja por que não tem um aparelho com o sistema citado, ou simplesmente não viu o game. Confira o nosso top Melhores Jogos do ano.

– Melhor jogo de Ação: PUBG Mobile

O ano de 2018 parece aqueles “sambas de uma nota só”. Foi um ano marcado por um subgênero que dominou o assunto quando se refere a games de celular: Battle Royale.

Publicidade

E nesse gênero, nos celulares, nenhum jogo se destacou mais que PUBG Mobile. Com duas versões ocidentais e mais duas orientais, PUBG Mobile é o melhor jogo de ação de 2018.

O game leva o prêmio pela recriação quase perfeita da jogabilidade da versão de PC, adaptada para o mobile. O uso da Unreal Engine 4 foi primoroso, trazendo um game de mundo aberto impressionante, que roda bem até em smartphones intermediários.

PUBG Mobile se sobressai em relação a Fortnite, justamente por ser uma recriação a partir do zero, pensada para os celulares.

PUBG Mobile no iOS

PUBG Mobile no Android

– Melhor Jogo de Aventura: Oddmar

Na seção de jogos de aventura, temos os games de adventure e também os jogos que contenham “ação e aventura”. E no ano que se passou, os títulos que mesclam os dois gêneros fizeram a diferente. Contudo, a galera do Android não teve a mesma sorte do pessoal do iOS e não pode conferir games como Oddmar e Max – The Curse of Brotherhood.

Sim, tivemos o lançamento de Life is Strange para mobile, mas apesar do apelo popular do game da Square Enix, o jogo de plataforma/ação e aventura Oddmar leva o troféu com folga.

Uma aventura perfeita para ser zerada no celular, assim pode ser definido Oddmar. Uma vez que você joga, fica evidente o quão bom é esse game. Dono de uma arte incrível, Oddmar ainda chama atenção pela narrativa divertida e controles calibrados.

Oddmar é jogo à moda antiga. Nada de menus ou opções desnecessárias. Apenas o modo história e uma longa jornada com 24 fases até chegar ao final.

Sem sombra de dúvidas, Oddmar merece o destaque como um dos melhores jogos do ano de 2018.

Oddmar no iOS

– Melhor Jogo de Esportes: Motorsport Manager Mobile 3

O ano de 2018 foi meio decepcionante no quesito games de esportes, mas um jogo salvou o ano: Motorsport Manager Mobile 3. Neste game, você é o administrador de uma equipe de F1 e Endurance (GT).

O game envolve tantos aspectos do esporte que fica difícil escolher qual o melhor. Particularmente interessante no iOS, devido ao recurso de realidade aumentada, Motorsport Manager Mobile 3 também é divertido no Android.

Acessível até mesmo para os “não entendidos” do assunto, é possível ficar viciado em questão de minutos. Motorsport Manager Mobile 3 é um daqueles jogos “fora da curva” que costuma ficar fora do radar dos fãs de jogos mobile, acostumados a games gratuitos.

Motorsport Manager Mobile 3 no iOS

Motorsport Manager Mobile 3 no Android

– Melhor Jogo de Corrida: Asphalt 9 Legends

2018 ficou marcado por ser um ano em que a Gameloft não ficou tão em evidência. Foi o primeiro ano em que a empresa teve um pouco de sua magia manchada por uma série de lançamentos e atualizações medianos ou ruins. Mas um jogo salvou a empresa da obscuridade em 2018. Estamos falando de Asphalt 9: Legends.

O legítimo sucessor do legado de Asphalt 8. Asphalt 9 Legends traz todos os elementos clássicos da franquia, embalado em um pacote com gráficos surpreendentes.

Disponível para todas as plataformas, a Gameloft preparou o lançamento do seu principal game de 2018 com muito carinho. O jogo roda perfeito no Android, iOS e Windows 10.

O jogo chegou envolto à crítica de que era “automático”, mas o modo que dirige no lugar do jogador pode ser alterado já no início.

Asphalt 9 Legends mantém o padrão da série, trazendo diversão arcade sem limites com corridas rápidas e divertidas.

Asphalt 9 no iOS

Asphalt 9 no Android

– Melhor RPG: GrandChase

Um grande RPG precisa de uma grande história com muito conteúdo e jogabilidade que estimule o jogador a continuar nela até o final. Nesse aspecto é comum que jogos pagos se sobressaiam a games gratuitos.

Mas neste ano, quem leva o troféu de forma surpreendente é GrandChase. No começo, qualquer um imagina que o game seja um “gacha game”, mas GrandChase é a perfeita apresentação da série para a nova geração.

Publicidade

O jogo é especialmente divertido para nós brasileiros, pois além de estar todo em português, o game está dublado com dubladores famosos.

GrandChase chama atenção por ter uma história muito bem detalhada e cheia de charme. O game agrada tanto quem procura uma aventura solo, como quem busca cai no PvP contra outros jogadores.

Também chegaram perto da primeira posição SHIN MEGAMI TENSEI Dx 2 e Monster Hunter Stories.

GrandChase no iOS

GrandChase no Android

– Melhor jogo de Tiro: PUBG Mobile

PUBG Mobile leva mais um prêmio. Dessa vez, como melhor jogo de tiro de 2018. O game usa com primor a Unreal Engine 4, para trazer uma precisão balística pouco vista em jogos de celular até então.

Essa foi uma escolha difícil, pois o ano foi recheado de bons games de tiro online. Tivemos em um só ano Shadowgun Legends, PUBG e Fortnite. Shadowgun Legends parecia a escolha óbvia, pela possibilidade de jogar sozinho as missões. Mas o conteúdo repetitivo pesou no final.

PUBG Mobile no iOS

PUBG Mobile no Android

– Melhor Jogo de Luta: Soul Warrior

Mudanças no nosso top depois de ele ter sido escrito. Isso mesmo! Acontece.

Tínhamos selecionado Tekken Mobile como melhor jogo de luta de 2018. Contudo, não percebemos que a Namco Bandai havia cancelado o jogo no dia 17 de dezembro.

Portanto, com a desistência dos game da Namco, apenas um ano do seu lançamento em janeiro de 2018, sobrou para Soul Warrior a vaga de Melhor jogo de luta. Mesmo que Soul Warrior estando apenas em chinês, ele e sua contra parte ocidental, que também foi removida da Google Play, Final Fighter.

Ambos os jogos demonstram como um game de luta mobile deve ser. Controles precisos, bons gráficos, e competitvidade na medida certa. Soul Warrior brilha com bom modo campanha, que apresenta seus personagens únicos, e com um PvP online.

Soul Warrior no Android

– Melhor jogo de Puzzle / Quebra-cabeça: Gorogoa

Embora Florence seja o jogo preferido da mídia lá fora, por aqui, escolhemos Gorogoa como o melhor puzzle de 2018. Imagina Framed elevado a décima potência? Assim é Gorogoa, um dos games mais diferentes que jogamos em 2018.

A arte do jogo é belíssima e vai encantar quem procura um jogo indie. O modo como as coisas se solucionam neste puzzle, vai além da simplicidade de Florence, que beira a um “livro interativo”.

Gorogoa é mais complexo sem exigir nenhum tipo de tutorial. Um game para a imaginação do jogador voar livre, encontrando soluções que parecem “ao acaso”.

Gorogoa no iOS

Gorogoa no Android

– Jogo Mais Aguardado de 2019

Call of Duty Mobile é com certeza o jogo mais aguardado de 2019. O game que promete fortalecer ainda mais a hegemonia da Tencent nos jogos de tiro online.

Ele já está em testes na China e em alguns países da Ásia. Com certeza é um game que vai ser bastante comentado, e principalmente jogado, em 2019.

Melhor Jogo para Celular de 2018 – PUBG Mobile

Não deu outra, PUBG Mobile é o game do ano de 2018. Um título surpreendente que quebrou barreiras e destronou concorrentes que foram lançados antes como Free Fire e Rules of Survival.

Melhor não apenas na qualidade visual, PUBG Mobile oferece uma jogabilidade mais fluída nos celulares do que todos os outros concorrentes.

O estúdio LightSpeed e a Tencent fizeram um trabalho genial em adaptar com velocidade todos os mapas lançados na versão de PC. Uma conquista técnica brilhante que resulta em um game não apenas para quem tem top de linha, mas que chega a rodar até em intermediários pouco potentes.

PUBG Mobile no iOS

PUBG Mobile no Android

Confira também os anos anteriores com os melhores jogos para celular de cada ano!

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News