Jogos para Celular: As 5 Maiores Surpresas de 2018

Quais jogos, empresas e acontecimentos mais surpreenderam em 2018? Confira alguns dos momentos mais marcantes do ano que se passou.

Em todos esses anos nessa indústria vital, nunca vi um ano em que um gênero dominou completamente o ano como o novíssimo Battle Royale.

Nem adianta argumentar, nos celulares os jogos de BR “destruíram”. Para você ter uma ideia, quase 1 bilhão de jogadores saíram dos seus jogos tradicionais para testar games desse novo gênero.

Publicidade

– O sucesso de Free Fire

Apesar dos gráficos modestos e de uma jogabilidade que, claramente carece de alguns ajustes (vide os bugs que muitos jogadores exploram), o sucesso de Free Fire no Brasil e mundo afora é inegável.

A receita disso, na realidade, foi bem simples: compatibilidade. Enquanto Fortnite, PUBG Mobile e até Creative Destruction teimavam em deixar de lado quem tinha 1 GB de RAM, a Garena abraçou os menos afortunados.

Free Fire roda de forma leve até no primeiro Moto G lá de 2013. O game oferece o mínimo que o usuário precisa para entender como um Battle Royale funciona. O que já está de bom tamanho.

Com updates constantes para deixar o game “sempre novo”, com skins e novos recursos, Free Fire alcançou um sucesso que chegou a incomodar a PUBG Corp e Tencent, a ponto delas lançarem dois games mais leves do gênero: Crossfire Legends e PUBG Mobile Lite.

Sim, sabemos que o Free Fire é de 2017, mas a surpresa é justamente essa. O jogo da Garena continuar com um sucesso muito grande, mesmo depois que os “grandes nomes” do mercado chegaram ao mobile.

– A Lan house foi parar no nosso bolso

O ano de 2018 foi marcado pela volta, ou melhor dizendo, a ida dos principais jogos de PC, que fizeram sucessos nas lan houses, lá em 2000 a 2003, para os celulares.

Franquias como Grandchase, Lineage, Crossfire, Ragnarok e muitos outros, foram lançado ou prometidos durante 2018.

Quem chegou mesmo com toda pomba foi Granchase. O game chegou no final de novembro com legendas e dublagem em português. Além dele, Crossfire Legends também chegou em português, assim como Lineage 2 Revolution.

Ragnarok M: Eternal Love foi lançado em vários países, mas o servidor brasileiro, ficou para 2019.

Foi algo surpreendente e nostálgico de se ver. Mesmo que os jogos não sejam conversões perfeitas dos games de antigamente, vale lembrar que as plataformas são distintas, assim como seu uso.

– A conversão direta de Fortnite

Ok! Eu sei que todo mundo já se acostumou com o lançamento de Fortnite nos celulares e achou a coisa mais natural do mundo… só que não é.

Cara! É o mesmo jogo do Xbox One e Playstation 4, convertido para iOS e Android. Dá até para jogar com as mesmas pessoas (fora o PS4, pois a Sony pulou fora).

Fortnite é o jogo mais pesado da atualidade nos smartphones. Ele parece literalmente muito ruim nos intermediários e até em alguns top de linha. O lance é que o game fica bonito apenas em quem tem smartphone Snapdragon 845 ou superior, ou um iPhone X ou superior.

Deu tão certo que Apenas no iOS, Fortnite chegou a faturar US$ 1.2 milhões de dólares por dia!

– Darkness Rises

Sucesso improvável, devido a avalanche da Battle Royales, bem como a saturação do mercado, Darkness Rises se destacou em 2018.

O jogo na realidade é Dark Avenger 3. Ao mudar de nome para Darkness Rises, no ocidente, ele se desvinculou completamente com suas antigas raízes na Gamevil.

Darkness Rises é o game de RPG online, em português,  com os gráficos mais bonitos de 2018.

O grande destaque que causou surpresa, foi o balanço perfeito entre história, fases repetitivas para grinding, Raids em chefões e arena multiplayer versus. Tudo muito bem feito e divertido, agradando a todo mundo.

– NetEase: a fantástica fábrica de games

Como não ficar de queixo caído com a NetEase.

Antigamente, a gente esperava esse tipo de coisa da Gameloft. Mas a nossa querida GL anda meio para baixo nos quesitos qualidade e quantidade.

Quem ligou o “turbo mode” em 2018 foi a NetEase Games. A empresa inundou o mercado com grandes lançamentos, jogos graficamente incríveis e feito sobre medida para o hype do momento: Battle Royale.

Certo, FortCraft “pinou”. Mas foi por um bom motivo. Caso ele não fosse transformado no Creative Destruction, não teríamos um jogo de BR com construções decente no Android.

Como se não bastasse já termos Knives Out, Rules of Survival e Creative Destruction, a NetEase ainda testou mais 3 jogos de Battle Royale apenas em 2018: Operation Storm Island, Ride out Heroes e Cyber Hunter.

After Tomorrow já teve sua marca registrada no ocidente.

Há ainda dois deles para 2019, além do lançamento no ocidente de vários games exclusivos da China, dentre eles, o fantástico After Tomorrow.

E essas foram as surpresas que tivemos em 2018, um ano cheio de novidades, marotagens, e grandes expectativas. Também tivemos muitas decepções, mas falaremos sobre elas no próximo artigo. Não perca!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News