Jogos do Xbox no Celular: Microsoft dá mais detalhes sobre o xCloud

Em junho, durante a E3 2018, noticiamos que a Microsoft está trabalhando em um serviço de computação na nuvem para streaming de games. Chamado de xCloud, a construção em torno do serviço que promete trazer jogos do Xbox 360 e Xbox One para o seu celular,  foi melhor detalhado no vídeo abaixo.

 

Publicidade

Segundo vídeo, a Microsoft está desmontando Xbox One existentes e criando vários datacenters que rodarão nativamente os games de Xbox One e Xbox 360, e poderão transmitir os jogos através principalmente de smartphones (foco do vídeo promocional).

Como funciona? Os games são renderizados nesses datacentes e o resultado é enviado para a internet e transmitido para a tela do seu smartphone. O foco será jogos baseado em ação, mas que não sejam competitivos, pois a latência pode estragar a experiência.

No vídeo, vemos pessoas jogando com smartphones Android e controles de Xbox One acoplados. O chefe da divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer, fala ainda que poderemos jogar com qualquer controle Bluetooth ou até mesmo com comandos touch na tela.

– Uau que ideia genial, como ninguém nunca.. ah é!

O vídeo segue com aquele marketing que já conhecemos. Streaming de jogos para mobile (sem ser local) não é algo relativamente novo, já é comum em outros países (veja aqui e aqui). Muitas empresas já tentaram isso, o problema é a adesão dos usuários. Será preciso uma grande quantidade de usuários pagantes para garantir servidores no Brasil. Do contrário, o serviço nunca chegaria por aqui.

– E não vai ser de grátis?

“Ah e será pago?” Pode esperar que sim. A infraestrutura para montar um serviço desses é gigante e exige muito poder computacional. Mesmo se a Microsoft entupir o serviço de anúncios, acho muito difícil ele “se pagar sozinho”.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News