Review: Controle GameSir G4s (Android e PC)

O controle Bluetooth/Wi-Fi G4s da GameSir é o sonho de consumo de muitos fãs de jogos para Android. Com design arrojado, ele é um dos controles mais bonitos para celulares e tablets, tendo inclusive gerado um clone/filho para iOS, o GameSir M2.

Características:

  • Conexão Bluetooth 4.0 / Wi-Fi 2.4 GHZ.
  • Já possui grip acoplado
  • Vibração.
  • Suporta smartphone de 3.5 a 6 polegadas.
  • Multiangular.
  • Bateria de 800 mAh / duração de 8 horas.
  • quatro botões frontais (X,Y,A,B), Start, Select, botão “gs”, dois analógicos (com L3 e R3), um d-pad e 4 gatilhos (L1, R1, L2, R2).

Na caixa acompanha:

  • GameSir G4s Gamepad .
  • Dongle USB de 2,4 GHz .
  • Cabo de carregamento USB .
  • Manual do usuário.

Um dos nossos colaboradores no Canal no Youtube, o João Batista, adquiriu um para teste e nos conta como é ter essa belezinha de controle nas mãos. Confira o review abaixo.

Publicidade

– Design

Começando com a parte estética, o controle Gamesir G4s é bonito, mas BONITO, de uma forma que eu não esperava. Vendo pelo vídeo, você tem apenas uma noção de “mais ou menos”, mas pessoalmente ele é outra coisa. O G4s é grande, tem um design baseado nos controles de Xbox, um grip antiderrapante, todo retro iluminado (botões).

– Hardware (Bluetooh e Wi-Fi)

Dongle USB pode ser guardado no próprio controle.

O controle GameSir G4s possui botões macios e precisos, sendo bem gostoso de apertar e com um tempo de resposta rápida. E não poderia ser diferente, pois o controle não funciona apenas na base da ação mecânica.

Diferente de outros controles para Android, o GameSir G4s possui um chip MCU de 32bits, que faz todo comando basicamente ficar instantâneo. Esse chip ainda permite funções macro como turbo / rapid fire. O Bluetooth é responsivo sem perda de sinal, e o wireless 2.4ghz dispensa comentários… instantâneo.

Todo controle Bluetooth possui um certo delay (atraso) para entregar os comandos, isso é perceptível principalmente em jogos de luta. Com o G4s, esse delay não acontece. Enfim, é um controle que, para quem está acostumado a controles bluetooth mais baratos, vai sentir uma enorme diferença na resposta dos comandos.

Veja também:

– Funcionalidades do GameSir G4S

O controle Gamesir G4s é multiplataforma, sendo funcional no Android e PC (via cabo ou dongle USB que já vem com o controle), Playstation 3 (PS3) e alguns videogames desbloqueados como Nintendo Wii. No Wii, é possível fazer configurações pra ele funcionar, é um controle não tão caro que funciona em diversos aparelhos.

Gamesir G4s tem funções macro, rapid fire, e mapeadores, o controle pode usar uma tecla para fazer a função de duas, entre outras coisas.

– Conectividade e configurações

Clique para ampliar a imagem.

O G4s se conecta ao Android, infelizmente, como controle Bluetooth genérico. Ele é reconhecido apenas como qualquer outro controle do padrão HID. Assim, o G4s acaba pecando em alguns pontos, pois alguns jogos como por exemplo N.O.V.A 3, precisaria de um controle MOGA para funcionar, e diferente do Ípega, o da Gamesir não tem a função de se conectar simulando um MOGA. (PS. Quem souber diga nos comentários).

Porém,  é possível salvar o G4s da mesmice. O controle vem com um QR-Code para um app oficial da Gamesir, o GAMESIR WORLD. Este app permite mapear a tela e fazer o controle simular toques nela. Ele lembra bastante o Octopus,

Mas como o aplicativo Gamesir World é oficial da Gamesir, o mapeamento já vem pré-configurado para o G4s em uma infinidade de jogos, o que é ótimo! Basta iniciar o game pelo app e pronto, o controle já está configurado da melhor forma possível.

Esse APP é uma delícia, ele permite que pessoas compartilhem seus mapeamentos, e podemos usá-los com apenas um toque. Ainda dá para salvar mapeamentos diferentes para cada jogo e upá-los na nuvem. Tudo feito de forma prática e intuitiva. O único problema do GAMESIR WORLD é que ele possui uma péssima tradução para o inglês, algumas opções ainda estão completamente em chinês.

Já no PC, o GameSir arrasa! No computador, os drives reconhecem ele como um “Xbox Controller” (Controle do Xbox 360). Isso faz com que muitos jogos da Steam reconheçam o controle imediatamente.  Esse reconhecimento no PC acontece tanto ao usar via cabo USB ou conectando ele através do dongle USB que vem junto. Esse dongle, pode ser usado também no PS3, e dispensa qualquer configuração.

– Conclusão

No mais, é isso! O Gamesir G4s é um controle perfeito para jogatina no Android, PC, PS3 e até em consoles destravados. Embora seja um pouco antigo (lançado em 2016), o controle possui aspectos que bate de frente com o Gamesir G5. Perdendo para este último, apenas em jogos como MOBA, em que a grande quantidade de botões frontais de G5 faz uma enorme diferença.

Para finalizar uma dica: alguns aparelhos Android não precisam de mapeador de tela/botões para mapeamentos avançados como usar um botão para tocar em dois lugares. São eles: G-Engine ™ requer dispositivos com Qualcomm 625 ou superior, MTK p30 ou superior, MTK x30 ou superior, ou Kirin 950 ou superior.

– Onde Comprar?

O G4s pode ser encontrado em algumas lojas de varejo no Brasil. Inclusive em shopping de produtos importados e naquelas lojas de conserto de celular. Você também pode encontrar ele em lojas como Banggood e GearBest, embora o preço seja um pouco “salgado”, esse tipo de produto costuma não ser taxado.

[wp-review]

Autor do Review: João Batista (Canal Mobilezando)

*O controle desse review foi comprado para uso próprio.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News