Review: Controle L1R1 para PUBG, Free Fire e outros

Com a explosão de jogos no estilo Battle Royale, surgiram um novo tipo de acessório para os gamers. Os gatilhos L1R1. Esse tipo de “controle” é acoplado na parte de cima da tela e ajuda a realizar a “técnica dos 4 dedos” com mais facilidade. Mas fica a pergunta: eles valem a pena? Confira o nosso review completo.

Leia também:

– O que vem no pacote

Gatilhos chegam bem protegidos, mas sem nenhum manual ou dicas de como usar.

O controle L1R1 para jogos com PUBG Mobile, Fre Fire, Rules of Survival e muitos outros, vem apenas em uma case de plástico sem nenhum manual ou dica de como usar.

Publicidade

– Design x Construção

Acontece assim, você vê o post ou um vídeo e fica louco. Os gatilhos L1R1 parecem perfeitos para melhorar a sua jogatina em games como PUBG Mobile, Fre Fire, Rules of Survival e muitos outros.

Realmente, o design é um dos pontos mais interessantes desse tipo de controle. “Que ótima ideia”, foi o que pensei assim que eu o vi pela primeira vez.

Contudo, o dislumbre à primeira vista, revela-se uma decepção quando os gatilhos chegam. Pelos vídeos, imagina-se que o encaixe será perfeito em qualquer smartphone ou tablet, mas na realidade, as coisas são mais complicadas.

A unidade que eu recebi também possui problemas de fabricação. Os botões não possuem qualidade e a sensação de se estar pressionando algo frágil é muito grande.

– Como funcionam os gatilhos L1R1

Os gatilhos são um tipo de mecanismo que vai simular o toque na tela. Cada um funciona literalmente como um pequeno gatilho, que ao ser pressionado, impulsiona uma pequena peça que toca na tela. Uma mola ajuda essa peça a voltar para a posição inicial.

Um mecanismo muito simples, mas que ajuda a jogar com mais de dois dedos na tela. Para configurar, é preciso alguns minutos para ajustar os botões na tela (no jogo) para que coincidam com onde os gatilhos “tocam”.

– Encaixe problemático

O grande problema desse tipo de controle, é que ele não leva em conta a diferença de espessura dos milhares de smartphone Android existentes no mercado. Na realidade, apesar de ser dito que funciona em qualquer celular, o modelo que eu comprei fica melhor nos iPhones 6, 7 e 8.

O L1R1 que adquiri não fica muito bem em dispositivos com capa e até mesmo sem capa. Em Galaxy S8 e S9 Plus fica horrível por conta da tela curva e falta de bordas. Qualquer smartphone com espessura maior de 7.5 mm terá dificuldade para encaixar o controle.

Uso prolongado danifica película. Imagine a tela?

Outro problema na hora do encaixe é a longo prazo. Depois de uns dias, será possível perceber um desgaste na película. Quem usa isso direto na tela do smartphone tem muita coragem!

Para uso continuo em um dispositivo apenas para jogos, até que ficaria interessante. Mas ao tirar e colocar com frequência, é impossível não ver danos em seu smartphone ou tablet.

Os gatilhos não possuem nenhum tipo de borracha ou proteção para encaixe, é plástico duro direto na tela. Existe uma borracha de fixação, muito pequena, mas ela não oferece nenhuma proteção.

A falta de algo que proteja a tela, e a ausência de ajuste de espessura são os grandes defeitos desse controle. O usuário pode forçar o encaixe, e isso pode causar arranhões na tela e na parte traseira do smartphone.

– Veredito

Não gostei! Há vários problemas de construção nesse tipo de controle. O produto é vendido como se encaixasse em qualquer smartphone, mas ele é projetado para iPhones (e sem capa). O problema da espessura, a impossibilidade de jogar com capinha e a falta de proteção para a tela, são determinantes para avaliar o produto como ruim. Um modelo em que seria possível ajustar a espessura seria ideal para poder encaixá-lo no smartphone sem forçar a tela (o que pode causar riscos).

Prós

  • Funciona conforme esperado
  • Muito Barato

Contras

  • Encaixe problemático
  • Sem proteção para a tela
  • Danifica a película depois de um tempo

*O Controle/gatilhos deste review foram comprados com recursos próprios para uso pessoal. Onde encontrar? Tem na AliExpress.

[wp-review]

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News