PUBG: Curiosidades, História, Armas, Tretas e muito mais

Confira algumas curiosidades sobre o game PlayerUnknown’s Battlegrounds. Boa parte do que existe no jogo foi inspirado em coisas reais. Você sabe qual é a origem do “gás”? Conhece a história da carabina Kar98K? Veja essas e mais curiosidades sobre um dos games mais jogados do momento.

Leia também:

– Onde fica Erangel?

Segundo a lore do game, a ilha de Erangel havia sido dominada pela extinta União Soviética. Os símbolos na base militar foram cortados da versão mobile.

O primeiro mapa de PlayerUnknown’s Battlegrounds, tanto no PC como nos celulares se chama Erangel. Na história do jogo, é uma ilha localizada no Mar Negro, que foi ocupada pela União Soviética nos anos 50.

Publicidade

Os militares soviéticos ocuparam a ilha e construíram uma base militar. Assim surgiu a famosa “Sosnovka Military Base”. O local é repleto de símbolos da antiga União Soviética, que foram cortados da versão Mobile.

– De onde vem o campo elétrico?

Experimentos na Base Militar deram criaram o campo elétrico. Ao fundo, grande antena de rádio que lembra radares Duga-3 perto de Chernobyl.

Em PUBG, os jogadores que estão espalhados pela ilha, começam a se reunir devido a um campo elétrico que vai se fechando em torno de uma área segura aleatória (a safe zone).

A explicação do jogo para esse campo, está ligada diretamente a Base Militar Sosnovka. Segundo a história do game, o campo é resultado de um experimento utilizando grandes antenas de rádio, que só ocorreu graças a Usina Mylta Power, localizada ao nordeste da base militar.

– Então de onde vem o termo “gás”?

O gás tóxico de H1Z1.

Os jogadores costumam chamar o campo elétrico que se fecha em PUBG de “gás”. Esse apelido se deve ao modo Battle Royale no qual PUBG se inspirou, o de H1Z1, também arquitetado pelo mesmo criador de PUBG.

No modo Battle Royale de H1Z1 é um gás que faz com que os jogadores corram para uma área segura. Por isso, tornou-se comum, em qualquer Battle Royale, chamarem essa mecânica de “gás”.

– Pochinki existe de verdade?

“Vejo você em Pochinki, vadia”.

Se você digitar Pochinki no Google, vai receber uma localização no Google Maps. Mas calma, não é a localização do lugar mais bagunçado de PlayerUnknown’s Battlegrounds. Trata-se de diversos lugares que existem de verdade.

Pochinki é um nome bastante comum na Rússia, utilizado para denominar diversas regiões agrícolas. Agora você entende por que existem tratores e plantações próximas a pequena cidade central em Erangel.

– Onde fica Miramar?

Miramar é inspirado em  localizações no México.

Miramar é um mapa que foi criado tendo como base pequenas cidades no México. Mas se você digitar o termo no Google, poderá encontrar uma cidade praiana que fica localizada no estado de Tamaulipas (México). Felizmente, Miramar (a cidade real), nada lembra o clima desértico da versão “videogame”.

O mapa Miramar em PUBG é 50% maior que Erangel e possui grandes descampados, montanhas e planícies. O mapa foca muito mais no combate de longa distância.

– História das armas (Kar98k, AKM, M416 e M16)

Todas as armas de PUBG são reproduções idênticas de armas que existem de verdade. Uma das mais icônicas é a Karabiner 98 Kurz, ou simplesmente Kar98K.

Kar98K com uma mira 4X em plena Segunda Guerra Mundial.

Desenvolvida pelo exército alemão em 1934, a Kar98K, foi largamente usada na Segunda Guerra Mundial. Inclusive naquela época, já havia a possibilidade de colocar miras 4X e 8X nela. O alcance deste rifle era de até mil metros.

Na história do jogo, ela aparece depois da derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, boa parte do armamento nazista foi parar nas mãos dos Soviéticos.

Em diversos filmes de Hollywood, muitos fãs costumam achar que ela está nas mãos dos aliados, mas não está. Quem está nas mãos dos aliados, em diversos filmes, incluindo “O Resgate do Soldado Ryan” é a submetralhadora Thompson M1A1 (fabricação norte-americana). A arma é utilizada pelo capitão John H. Miller, interpretado no filme por Tom Hanks.

A Thompson M1A1 no filme “O Resgate do Soldado Ryan”.

PUBG também inclui armas mais recentes como o M16 (criado na década de 60) e o M416, uma variação mais moderna, desenvolvida em 2004. O M16 foi criado como rifle de uso geral que poderia ser utilizado tanto em curto e médio alcance.

Já o AKM é uma variação do Rifle AK47, uma das armas mais devastadoras da humanidade (em relação custo-“morticídio”). A versão moderna (daí o M no final), foi introduzida em 1959 e é uma das armas mais usadas em conflitos no mundo afora.

– Os carros de PUBG

O famoso “chevetão”, não é um Chevette de verdade. Na realidade, o carro é um Dacia 1300. A Dacia é uma montadora romena bastante popular no leste europeu. Nos dias atuais, ela é responsável por montar e vender os carros da marca Renault como o Sandero e o Duster, em países como Romênia, Rússia, Ucrânia e outros.

Mas voltando ao Dacia 1300. O carro começou sua produção em 1969. Os “1300” no nome é uma referência às cilindradas do motor. Nos dias atuais, equivaleria a um motor 1.3 litros.

O “Jeep” existente em PlayerUnknown’s Battlegrounds, na realidade é o UAZ-469, de fabricação soviética. Criado nos anos 70, o carro possui duas versões, uma com capota e outra sem. As duas estão presentes no game.

Todos os sons de carros em PUBG, foram capturados de veículos de verdade.

– A criação do gênero Battle Royale

Essa “curiosidade”, eu considero que todo fã de PUBG deveria conhecer, mas incrivelmente poucos conhecem. E chegam ao ponto de comentar algumas asneiras na internet. Como dizer que PUBG “copiou” outros games.

O gênero Battle Royale foi imaginado por um modder do jogo ARMA 2. O ano era 2013, o nome do cara era Brendan “PlayerUnknown” Greene e o mod se chamava DayZ: Battle Royale.

A ideia veio de um filme japonês baseado em um mangá bem violento. Deu tão certo, que qualquer um via ali, o nascimento de um gênero. Assim como foi o gênero MOBA que também nasceu de um mod.

PUBG possui inúmeras referências ao filme em armas, roupas e muito mais. Quem é fã vai reconhecer diversas delas.

Filme Battle Royale de 2000 foi a inspiração o modo de mesmo nome.

Quando o mod virou um jogo “stand alone”, separado do Arma 2, Brendan começou o desenvolvimento do mod para o Arma 3. Neste meio tempo, ele foi convidado pela Sony para participar na criação do jogo H1Z1.

O desenvolvimento de H1Z1 não foi tão simples assim. O game virou dois (H1Z1: Just Survive e H1Z1: King of the Hill) e a direção da Sony atrapalhou o desenvolvimento. Pouco tempo depois (em fevereiro de 2016), Brendan foi desligado do projeto. Mas não sem receber um outro convite de outra empresa.

Uma publicadora sul-coreana, já acostumada com tretas (você vai ver logo abaixo), chamada Bluehole, convidou Brendan para ser o consultor na criação de um jogo do gênero Battle Royale.

O rápido desenvolvimento e a atenção nas reclamações dos jogadores, ajudou o novo game a se destacar rapidamente frente aos concorrentes. O game iria se chamar apenas Battlegrounds, mas foi ideia dos próprios diretores da Bluehole, acrescentar o nome PlayerUnknown, para atestar que era um game desenvolvido pelo criador do gênero Battle Royale nos videogames.

– Bluehole gosta de uma treta

A Bluehole, antes de iniciar o projeto Battlegrounds, e criar a sua subsidiária PUBG Corporation, foi fundada com a ideia de desenvolver games mobile.

Mas antes de iniciar qualquer projeto no ocidente, a empresa se envolveu em uma treta gigantesca ao lançar o MMORPG de PC, TERA. A confusão aconteceu por que, tempos depois, foi comprovado que boa parte dos assets (modelos, texturas e etc) de TERA foram copiados diretamente de Lineage III.

– Criador do PUBG morou no Brasil

Sim! Bredan Greene morou bastante tempo no Brasil. Ele veio na terra do Samba, vejam só, para uma aventura amorosa. Durante esse tempo, em que ele namorava uma garota brasileira, ele começou o desenvolvimento do mod de ARMA 2, ainda quando morava por aqui.

Assista essa entrevista feita pelo pessoal do canal Nerdbunker.

E essas foram as curiosidades ao redor desse fenômeno chamado PlayerUnknown’s Battlegrounds. Sei que muita coisa ficou de foram, mas não quis entrar muito em termos militares e curiosidades de cinema, para não deixar o texto longo demais.

Fontes:

https://pubg.gamepedia.com/Erangel

https://en.wikipedia.org/wiki/Karabiner_98k

https://www.gamesindustry.biz/articles/2012-04-17-tera-developers-guilty-of-stealing-lineage-iii-assets

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News