Saiba Qual a Melhor Época para Comprar Produtos Importados

Está com medo de comprar um smartphone importado? Imagino. Os últimos dias não tem sido fáceis para quem gosta de importar produtos como celulares, tablets e gadgets em geral. Veja quais são os melhores meses para comprar produtos importados.

Leia também:

– Situação atual dos Correios não é boa, mas podia ser pior

Publicidade

Apesar de críticas e “choros” nas redes sociais à fora, os Correios continuam entregando encomendas importadas. Quem comprou no começo do março, por exemplo, recebeu suas encomendas numa boa. São raros os casos de atraso.

Ainda existe muitas encomendas atrasadas, mas pelos relatos que pude apurar, e por experiência própria, encomendas mais recentes estão sendo liberadas com mais facilidade que as antigas.

Esqueça, aqueles prazos dados por GearBest, Banggood e outras lojas. As lojas falam em 30-45 dias, mas na realidade o período mínimo de espera está sendo de dois meses. Não é raro demorar 3 meses.

– Entenda que é que atrasa a sua encomenda?

Quero fazer um parêntese aqui para deixar bem claro uma coisa. Quem atrasa a entrega de encomenda não são lojas asiáticas de produtos importados. Quem atrasa são os correios.

Qualquer produto comprado no exterior, seja na GearBest, Banggood, Tomtop, Aliexpress e até Ebay, chega ao Brasil em menos de uma semana. A partir daí, começa a verdadeira epopeia desses produtos nos centros dos Correios e Receita Federal.

As lojas não tem como agir nesses casos, elas, e nós, ficamos como se fôssemos “reféns” dos Correios.

– Quando comprar?

Veja quais são os melhores meses para comprar. O objetivo de listar os meses abaixo, é justamente informar ao consumidor, os meses em que há menos gente comprando. Nesses meses, é comum, tanto a Receita, como os Correios, agilizarem o envio dos produtos que estão chegando.

Os meses de março, abril, junho e julho são os melhores para se comprar produtos importados. Dentre eles, julho é o melhor mês disparado, pois coincide com as férias escolares. Nessa época, a maioria das pessoas gasta seu dinheiro em viagens ou coisas mais imediatas. O volume de encomendas é menor.

Os piores são novembro e dezembro. Janeiro, setembro e outubro também são ruins, pois produtos comprados nesses meses costumam acumular junto com os de novembro e dezembro. Agosto é apenas “OK”.

Fevereiro é um bom mês, mas apenas para comprar em sites de lojas que NÃO são chinesas. Em fevereiro, acontece o ano novo chinês e é um período de grandes férias na China.

Os meses de março, abril, junho e julho são os melhores para se comprar produtos importados

O ano novo chinês pode variar. Em 2019, ele recai ainda em fevereiro, mas em 2020, irá cair em janeiro. Fique atento para não comprar encomendas durante o ano novo chinês. Para saber a data certa, pesquise no Google.

Vale lembrar que a escolha dos meses citados como bons, não garante que haverá um tempo menor de entrega, mas garante que sua encomenda encontre “menos concorrência” na hora de ser conferida pela alfândega, devido ao volume menor de encomendas.

Fuja de qualquer jeito dos meses de novembro ou dezembro. São os piores meses para comprar produtos de lojas chinesas como GearBest. “Ah, mas é quando tem as melhores promoções, Black Friday…”. Então, se você quer mesmo economizar, pode comprar. Contudo, prepare-se para esperar até 6 meses pela sua encomenda. Infelizmente essa é a realidade atual dos correios.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News