Review: Shadowguns Legends (Android e iOS)

Torna-se comum cair no erro de que games como Shadowgun Legends são comuns e normais na plataforma mobile. A proposta idealizada (e felizmente cumprida) não possui nada de “Normal”. Um jogo espetacular, como pouco se vê, com toneladas de conteúdo, gráficos espetaculares e tiroteio que agrada a todos.

– Uma lenda entre os jogos de celular

Shadowgun Legends é resultado de anos de desenvolvimento e testes apurados. O jogo foi anunciado em agosto de 2016. Em outubro de 2017, a Madfinger games começou o teste beta.

Impressiona o volume de conteúdo produzido entre a abertura do primeiro beta e a versão final. O jogo ganhou centenas de fases, modo multiplayer versus e é claro raids co-op.

Publicidade

Chama atenção também o aproveitamento da “lore” já existente. A história do jogo é uma sequência direta do primeiro Shadowgun (lá de 2011). O jogador deve criar um personagem para entrar para elite de caçadores de recompensas, os Shadowgun. Essa tropa é liderada por ninguém menos que o próprio John Slade, que está mais velho e com uma barba no estilo Kratos de God of War.

Apesar de não ser muito conhecida pela galera mais jovem, Shadowgun é uma franquia bastante conhecida pelos amantes de jogos de celular. O game foi um dos primeiros games de tiro de renome a possuir uma apresentação que se assemelha a jogos de console.

– A evolução de Shadowgun

Shadowgun e Shadowgun Deadzone, ambos eram jogos de tiro com visão em terceira pessoa. Eles lembram bastante Gear of War, com aquele sistema de “cover and shoot”.

Para Shadowgun Legends, a Madfinger pensou em algo mais dinâmico. Um game que o jogador poderia fazer as duas coisas, jogar sozinho ou com amigos.

Foi uma evolução também na inspiração. O primeiro game da franquia tinha claras inspirações em Gear of War. Para Legends, a inspiração foi outra: Destiny.

John Slade envelheceu bem.

Em Legends, o jogador cria um personagem para viajar pelas galáxias, cumprindo missões e desenvolvendo a história do game. O objetivo é se tornar uma lenda. Mas isso é opcional.

Você pode também cair na bebedeira em um bar, ou apenas curtir o modo multiplayer versus. As possibilidades são inúmeras. Um game que é um Shooter, flerta com RPG e possui mecânicas de interação dignas de um The Sims.

– Gráficos impecáveis

As pessoas se costumam muito rápido com o que é bom. Afinal, quem gosta de coisa ruim, não é mesmo. Em um ano em que surgiram PUBG Mobile, Black Desert Mobile e Shadowgun Legends. Muitos apenas aceitaram isso como “Normal”.

Olha esses raios de luz, olha esses raios de luz… “BUNITO”!

Mas Shadowgun faz parte de uma elite que explora como poucos o potencial dos smartphones. O jogo é incrivelmente bonito, e mais importante, é bonito em qualquer configuração e até mesmo em smartphones com baixo poder de processamento.

Muita gente reclama, sem razão, da otimização do game. Legends é muito bem otimizado. O problema é que muitos jogadores insistem em querer que o game rode com gráfico no máximo, em dispositivos de entrada. Não se preocupe muito com isso, Shadowgun Legends é bonito até mesmo com visual no mínimo.

É simplesmente indescritível a sensação ao entrar na cidadela, no começo do game, e perceber que tudo ali é interativo.

Quando Legends foi revelado ao mundo em 2016, a produtora deixou claro que estava utilizando um Nvidia Shield TV. Mas ao ter o jogo em mãos, é possível ver que ele é até mais bonito do que na apresentação.

– Controles direto ao ponto

Shadowgun Legends segue a fórmula de títulos recentes como Guns of Boom e Modern Combat Versus. São games 100% voltados para o mobile, com partidas curtas e um sistema de controles simplificado (porém isso é opcional).

Cadê os botões? Calma! dá pra habilitar tudo nos menus!

O seu personagem vai atirar assim que você mirar nos inimigos. Você deve dar dois toques na tela para que ele ative a mira. Isso simplifica um pouco as coisas, mas joga a precisão, e agilidade, para o ralo. Felizmente, é possível habilitar o botão de tiro.

– Singleplayer competente … mas poderia ser melhor

O foco na história em Shadowgun Legends não é tão grande assim. As coisas acontecem de forma um pouco solta, mas pelo menos acontecem. Contudo, há muitas fases repetitivas com uma grande incidência de mesmos inimigos. É um ponto negativo apenas pela grande quantidade delas.

Jogo de tiro mas com elementos de MMO e RPG.

Mas a experiência de fases repetitivas é suavizada pelo loot. Há muita coisa para equipar seu personagem. O jogador pode personalizar quase tudo nele, da armadura, armas até tatuagens.

– Multiplayer envolvente

Podemos dizer que o multiplayer se divide em dois: o cooperativo e o versus. O modo versus é um mata-mata entre 8 jogadores com partidas rápidas. Não há muito o que dizer sobre ele. Apenas liquide o time adversário para coletar pontos.

Já as raids são o destaque de Shadowgun Legends. Muitos chefes presentes no game são dificílimos e impossíveis de se terminar sozinho. Ter companheiros para jogar um co-op é essencial. Nessa hora, o jogo brilha com um desafio bem equilibrado.

– Veredito

Shadowgun Legends pode ter vindo em uma época em que o centro das atenções são os Battle Royale, mas isso não tira o mérito do que foi alcançado aqui. Os únicos incômodos são algumas missões repetitivas e a exigência de internet para missões solo.

+Prós

  • Pacote completo para fãs de FPS e ficção científica
  • Gráficos impecáveis
  • Tiroteio simplificado

-Contras

  • Missões repetitivas

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android (Google Play)

Desenvolvedora: Madfinger Games
Publicidade: Sim | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 6.0 / iOS 8.1
Idioma: Português | Tamanho: 836 MB

[wp-review]

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News