5 Jogos Mobile que fizeram transição para o Nintendo Switch

Os jogos mobile estão com tamanha qualidade que permitem “se aventurar” em outras plataformas. Já podemos encontrar muitos deles no Steam, mas a mais recente casa dos games de Android e iOS é o Nintendo Switch.

Eles podem passar desapercebidos por quem não está muito familiarizado com os games para smartphones, mas quem entende só precisa navegar por alguns minutos no eShop para encontrar vários deles. A parte “ruim”, na visão de alguns, é que os títulos free-to-play agora são pagos. A melhor parte? Eles são pagos.

Leia também:

– No Switch, games mobile deixam os “limitadores” de lado

Ser pago significa evitar qualquer elemento “freemium” como timers, sistemas de energia, compras internas, propagandas e por aí vai. E isso não é exatamente uma crítica ao modelo: eles precisam ser monetizados, e sabemos das dificuldades disto ocorrer no iOS e Android. Mas o universo dos consoles é totalmente diferente, o que exige adaptações. E é sobre isto que vamos falar neste artigo: jogos mobile que conseguiram fazer esta transição de forma interessante ao Switch.

Publicidade

Um ótimo exemplo é Gear.Club.Unlimited (Android e iOS), popular jogo de corrida que traz um meio termo entre realismo e arcade. A edição mobile traz, entre outros limitadores que mencionei anteriormente, um sistema de desgaste em que o carro vai perdendo performance a cada corrida. Os reparos levam um tempo para serem realizados. Tudo isto foi totalmente removido no Switch, O que surpreende, porém, é o preço: 45 dólares na loja americana.

Já a Rayark, uma de minhas produtoras favoritas do mundo mobile, resolveu lançar 3 de seus sucessos: os musicais Deemo (Android e iOS) e Voez (Android e iOS) e o hit Implosion (Android e iOS) . Voez é um caso bem interessante: no iOS e Android ele é um jogo gratuito para baixar, e você deve comprar (com dinheiro real) chaves para habilitar as músicas. Isso sem contar que há exigência de ficar conectado na internet. Isto não só no existe no Switch, como também o game é bem mais barato. O “tchan” final vem na opção de controles: tela de toque ou joycons. Acho que é questão de tempo até que Cytus 2 (Android e iOS também seja lançado.

Outro jogo muito popular é Oceanhorn: Monster of Uncharted Seas (Android e iOS). O “Zelda mobile” como é conhecido por aí recebeu ports para todos os consoles atuais, mas alcançou verdadeiro sucesso no Switch. Segundo a própria desenvolvedora, esta versão vendeu mais que no PlayStation 4 e Xbox One combinados. Talvez a fama da semelhança com a clássica série da Nintendo tenha dado um empurrãozinho, mas isto foi um grande feito visto que o Switch estava no mercado há menos tempo, e com uma base instalada menor.

Esta matéria foi focada em jogos mobile, mas a “indústria indie” de forma geral encontrou um enorme sucesso no Switch. As grandes vendas do console não só estão contribuindo para isto acontecer, como também para enriquecer ainda mais o ecossistema com novos títulos. A lista de lançamentos só cresce a cada dia. Por isso, a próxima matéria vai tratar justamente sobre o mundo dos desenvolvedores independentes e seus incríveis projetos. Até lá!

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News