30 Melhores Jogos OFFLINE de Aventura para Android e iPhone

Viver uma grande aventura é um dos objetivos de qualquer jogador. Porém, o gênero, em essência, costuma ser confundido com o subgênero “ação e aventura”. Nesse artigo, vamos privilegiar os games que são totalmente “adventure” para Android e iOS. Por isso, não estranhe a ausência de alguns games de ação 3D, eles ficarão em outras listas futuras.

Nesse artigo vãos privilegiar os jogos “full adventure”. Games do subgênero “ação e aventura”, serão abordados em outras listas.

Veja também outras listas de Melhores Jogos Offline:

– DISTRAINT: Pocket Pixel Horror

Publicidade

O primeiro jogo da nossa lista é Distraint. Um divertido e leve game de aventura, todo em português. O jogador controla um pacato dono de prédio que ia cobrar o aluguel de uma senhora. Mas este não é um prédio comum.

Distraint chama atenção por mesclar muito bem aventura com suspense e terror. O game é todo em 2D, possui comandos simples, e ainda é offline. Ele é gratuito no Android, mas no iOS é pago.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 65 MB  | Idioma: Português

– The Walking Dead: The Game

A série de TV e Quadrinhos The Walking Dead possui uma excelente franquia de jogos nos celulares Android e no iPhone. The Walking Dead: The Game é parada obrigatória de quem procura um bom adventure offline para jogar no smartphone ou tablet.

Apesar do começo ser gratuito, os jogos são divididos em capítulos e todos são pagos. Mas valem cada centavo. Especialmente a série principal (1ª, 2ª e 3ª temporada).

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1.2 GB | Idioma: Inglês

– Machinarium

Machinarium é amor à primeira, segunda e infinitas vistas. Um game que você vai recordar sempre com muita nostalgia e com a certeza de ter jogado um dos melhores games offline de aventura para Android e iOS.

Resolva enigmas nesta obra de arte em movimento. Ajude os robôs a resolverem seus dilemas. Encontre a beleza neste mundo coberto por “aparente” lixo.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 300 MB  | Idioma: Inglês

– Life is Strange

Falando em amor, Life is Strange é um dos jogos de aventura mais populares da atualidade. O game que narra a história de duas garotas na adolescência é um game que emociona a cada escolha.

Maxine Caulfield é uma estudante de fotografia que descobre que consegue voltar no tempo. Porém, suas ações no passado têm consequências.

Life Is Strange já foi lançado para iPhone e iPad em português. O primeiro capítulo é grátis. Fãs aguardam ansiosamente a versão para Android.

Link para Baixar no iPhone

Tamanho: 956 MB  | Idioma: Português

– Adventure Escape: Hidden Ruins

Em busca da descoberta arqueológica de uma vida, o Prof. Burns leva amigos e parentes para um local perdido no Nepal. Mas seus planos são arruinados por uma arqueóloga rival.

Descubra enigmas e junte-se a personagens variados e divertidos nesta expedição com muitas reviravoltas. Um simples e casual jogo offline de aventura.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 90 MB  | Idioma: Português

– Another World

Another World é um clássico do passado remasterizado para telas HD e FullHD. Controle um jovem cientista que é tele-transportado para um estranho mundo depois que uma experiência dá errado.

A jogabilidade vai parecer “truncada” para os mais novos, mas esse é o modo do game se comunicar com o jogador. Através de tentativa e erro, você vai aprender mais sobre o mundo que o cerca, e descobrir a saída desse estranho lugar. Aventura clássica em edição comemorativa de 20 anos!

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 80 MB  | Idioma: Inglês

– Oxenfree

Muitos momentos tensos com triângulos

Sem dúvida um dos melhores jogos offline de aventura que terminei no celular em 2017. Oxenfree possui uma mecânica original para tratar o modo como o jogador termina o game. Tudo é um loop infinito, e a sua missão é fugir do loop ou escolher o melhor final.

No game, Alex e seus amigos vão para uma ilha para beber e se divertir. Mas eles descobrem coisas sobrenaturais. O único ponto negativo é que essa aventura é apenas em inglês.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1 GB  | Idioma: Inglês

– SIM – Sara Is Missing

SIM – Sara Is Missing é um jogo de aventura gratuito para Android. Nele, o objetivo é encontrar a dona de um celular perdido. Mas esse jogo quebra a quarta parede. Você não controla nenhum personagem. Seu próprio smartphone é que vai virar o dispositivo perdido da moça.

Navegue pelas mensagens, fotos e apps e tente descobrir o que aconteceu. O jogo é offline, mas infelizmente está apenas em inglês.

Você pode baixar também o games no qual SIM foi inspirado: Another Lost Phone: Laura’s Story. Outros títulos nesse estilo são: A Normal Lost Phone e SIMULACRA – Found phone horror mystery.

Link para Baixar no Android

Tamanho: 70 MB  | Idioma: Inglês

– The Wolf Among US

Uma das melhores histórias disponíveis na Google Play e App Store é The Wolf Among Us. Neste jogo, que parece um universo alternativo, você é um detetive, o “Lobo Mau” da história da Chapeuzinho Vermelho.

O game é cheio de personagens de contos infantis. Mas não se engane. The Wolf Among Us é um jogo para adultos: tem cenas de nudez, sexo, violência e etc. o jogo está disponível apenas em inglês.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1.5 GB  | Idioma: Inglês

– Gemini Rue

Eu sei que muitos de vocês queriam aventuras apenas em português, mas conhecer um pouco de inglês é essencial para curtir o gênero aventura. Gemini Rue, por exemplo, é um obra-prima. Está no top 3 melhores adventures de todos os tempos para Android e iOS.

Em Gemini Rue, você contra dois personagens diferentes, que estão em lados opostos da galáxia. Um é um investigador, e outro, um prisioneiro que acorda em um hospital e nem sabe o seu nome.

Quem curte Ficção científica como Blade Runner e games com uma pegada “Noir”, precisa jogar Gemini Rue.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 910 MB  | Idioma: Inglês e espanhol

– Brothers: A Tale of Two Sons

O conto desses dois irmãos é uma das aventuras mais tocante de todos os tempos. Impossível chegar ao final sem estar com os olhos “suados”. É claro que não vou dizer o porquê para não dar spoilers.

Brothers: A Tale of Two Sons é genial por dois motivos: o primeiro é o modo como você controla os irmãos, cada um corresponde a um analógico virtual. O outro motivo é a forma como os dois irmãos interagem. Um é mais forte, outro é mais rápido e menor. Eles vão trabalhar em conjunto, resolvendo enigmas para conseguir a cura, pois o seu pai que está muito doente.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 750 MB  | Idioma: Português

– Her Story

Uma garota chega na delegacia com uma história bem estranha. Em Her Story, você é um investigador que vai contar apenas com os relatos gravados em vídeo.

Você vai jogar como se estivesse no computador da polícia, adicionando notas e dando prosseguimento a história. Uma gameplay diferente e única, que rendeu a Her Story o prêmio de melhor atriz no The Game Awards 2015.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1 GB  | Idioma: Inglês e espanhol

– Apollo Justice Ace Attorney

A Capcom tomou uma ótima decisão ao lançar os jogos de Ace Attorney para Android e iOS. Neste visualnovel/adventure, sua missão será provar a inocência de Phoenix Wright.

Esse é o primeiro de três jogos que a Capcom lançou para smartphones. Todos são conversões de games de sucesso do Nintendo 3DS. Em Apollo Justice, assim como em outros games de Phoenix Wright, o jogador encara vários tribunais onde deve provar seu ponto de vista. Muita advocacia e soluções malucas para os casos esperam por você.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 500 MB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– The Cave

Apesar da tentativa de disfarçar-se em jogo de plataforma 2D, The Cave é um jogo de puzzle e adventure excelente que não pode faltar na sua coleção de jogos de aventura.

Sendo um jogo de aventura construído por Ron Gilbert na era moderna, The Cave é totalmente único no mercado e sua biblioteca de jogos será um lugar melhor com ele incluído.

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1 GB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– Thimbleweed Park

Falando em investigadores, Thimbleweed Park é o game de investigação mais engraçado lançado recentemente para Android e iOS. Criado por ninguém menos que Ron Gilbert, criador da clássica série Monkey Island.

Neste parque cheio de esquisitões, dois investigadores (no melhor estilo Fox Mulder e Dana Scully) são convidados para solucionar um assassinato. Porém, o cadáver será o menor dos seus problemas.

Os destaques do game offline são os múltiplos protagonistas, histórias paralelas, e puzzles que podem ser muito difíceis. Enfim, um dos melhores jogos de aventura de 2017, que com certeza, não poderia faltar nessa lista.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 900 MB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– Gabriel Knight

Publicidade

Este jogo foi desenvolvido pela Sierra-On-Line em 1990 (momento nostalgia de quem tinha um PC nos anos 90) e remasterizado para geração atual. O autor esforçado e dono de livraria Gabriel Knight, investiga uma série de assassinatos em rituais selvagens em Nova Orleans. Os casos parecem ter conexão com os mistérios sinistros do vodu.

Quanto mais ele mergulha no conto de terror e suspense do mestre contador de histórias Jane Jensen, mais ele se aproxima de descobrir os segredos de sua própria história familiar – e desdobrar seu destino.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1.4 GB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– Game of Thrones

Uma das séries de TV mais aclamadas da atualidade, possui um jogo espetacular para Android e iOS. Cheio de intrigas e decisões difíceis, O jogo dos tronos da Telltale conta com personagens e atores da TV como Tirion e Cersei Lannister.

Você irá jogar com uma Família desconhecida até então, os Forrester. Eles vão prestar serviços para famílias importantes como os Lannister e os Stark.

Como em todo jogo da Telltale, a ação não é o ponto forte. Mas para quem é fã da série de TV, esse jogo offline é indispensável, pois muitos dos personagens mais importantes de GoT estão aqui.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 900 MB  | Idioma: Inglês

– Grim Fandango Remastered

Grim Fandango Remastered é a versão remasterizada de um clássico do PC, criado na LucasArts. Desenvolvido pelo próprio Tim Schafer, que idealizou mais um game maluco (como sempre).

Neste jogo, você é um agente de viagens na terra dos mortos. O game faz muitas piadas com filmes no estilo “Noir”. Quem curte cinema vai pirar com referências a “Sindicato de Ladrões”, “Casa Blanca” e “Relíquia Macabra”.

Apesar de compatível com muitos dispositivos na Google Play, o jogo funciona apenas em aparelhos com processador Snapdragon.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 3 GB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– Syberia

Em Syberia, o jogador controla a intrépida Kate Walker, que aceitou uma defesa bastante complicada. Para assinar o contrato do caso, ela precisa ir até a Sibéria. Ao chegar no local, as coisas começam a ficar estranhas.

Durante a visita, Kate descobre uma cidade com tecnologia a vapor. Um lugar majestoso e que parece abandonado (eu disse parece…). Jogo gratuito apenas para testes.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 1.3 MB  | Idioma: Inglês

– Broken Sword: Director’s Cut

Broken Sword nunca tinha me chamado muito à atenção. Até os produtores lançarem uma versão remasterizada para smartphones, com nova engine, mas ainda com gráficos desenhados à mão.

Altamente recomendado para quem busca uma aventura em português com muita investigação, reviravoltas e personagens marcantes.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 400 MB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– The Silent Age

Em Silent Age, os ditadores levaram as suas loucuras ao extremo, e agora a humanidade está perto do fim. Curiosamente, o game é ambientado nos anos 70.

Neste jogo de aventura distópico, o jogador embarca em uma jornada elegante, onde o protagonista ed vida comum fará novas descobertas sobre suas habilidades e pretensões.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 325 MB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– Criminal Chase (vários jogos)

Criminal Chase é um sucesso entre a mulherada. O jogo principal da franquia tem mais de 100 milhões de downloads!

A jogabilidade é no estilo point-and-click, onde você coleta provas e resolve casos. É viciante justamente por ser muito fácil. A série fez tanto sucesso que grandes nomes da indústria se inspiraram na ideia. Como a Ubisoft com CSI: Hidden Crimes  (Android e iOS) e Fox com The X-Files: Deep State (Android e iOS).

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 65 MB  | Idioma: Português

– RealMyst

Os jogos de aventura se dão muito bem no Android e iOS. Mais ainda nos tablets. São ótimos games para passar o tempo sentado no sofá.

Myst por exemplo, é outro jogo muito antigo que chega na plataforma mobile renovado. RealMyst não é um remaster, é um remake completo do jogo original. Até mesmo a mecânica de movimentação foi alterada, já que o jogo agora é completamente 3D.

Neste game, você acorda em uma ilha misteriosa, e precisa saber onde está e quem está propondo os desafios pelos quais deve passar. Myst é fonte de inspiração para uma série de games como “The Talos Principle” e “The Room”.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 600 MB  | Idioma: Inglês

– Batman: The Enemy Within

O jogo offline da Telltale com o morcegão é um game que não pode faltar na coleção dos fãs da DC. A história vai fundo na construção e desenvolvimento do Batman e seu alter-ego Bruce Wayne.

O Charada voltar a aterrorizar a cidade. Mas os enigmas deixados por ele são apenas um início de uma série de acontecimentos, como o surgimento do Coringa. O jogo está com legendas em português e o primeiro capítulo é gratuito.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 2 GB  | Idioma: Português

– Samorost 3

Uma Aventura point and click surreal com arte belíssima. A criatividade do estúdio é posta à prova neste enredo onde acompanhamos a jornada de um gnomo em busca de um flauta mágica…no espaço!

É mais uma jornada transcendental do estúdio Amanita Design, o mesmo de Machinarium e Botanicula.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 271 MB  | Idioma: Inglês

– Agent Alice

Agent Alice é a representante da nova safra de jogos de aventura point-and-click. Gratuito, o jogo está todo em português. Acompanhe a jornada da detetive Alice em casos onde sua perspicácia será testada.

O jogo é gratuito e contém limitadores de energia e outras coiss, mas felizmente ele é offline e é possível até chegar ao final sem gastar dinheiro de verdade.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 110 MB  | Idioma: Português

– The School: White Day

White Day é um feriado inventado no Japão. Algo como os dias dos namorados no Brasil, que é comemorado em data “errada” já que a mundial coincide com o Carnaval.

Ao procurar sua paquera na escola vizinha, um garoto descobre que o lugar agora é mal-assombrado. No melhor estilo Silent Hill, sua missão agora é descobrir se está tudo bem com sua amada. Os gráficos em 3D são excelentes e o jogo também é offline. Ótimo!

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 2 GB  | Idioma: Inglês e Espanhol

– Sorcery!

Desculpe, mas tenho que colocar a franquia Sorcery na lista. Esses livros que mesclam RPG e aventura são um dos jogos mais imersivos do mundo mobile. E um dos primeiros jogos para celular de todos os tempos (não podia faltar né).

Do lendário Steve Jackson, (co-fundador do Lionhead Studios) este jogo é meio livro, meio videogame. Um subgênero de videogame ainda pouco explorado no Brasil.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 170 MB  | Idioma: Inglês

– Alice in the Mirrors of Albion

Esse jogo offline foi lançado primeiro no iOS. Depois ele deu uma “sumida”. Perdeu a excelente dublagem, mas manteve a tradução para o português.

Um jogo offline de coletar pistas com visual bonito e inspirado em Alice no País das Maravilhas.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 167 MB  | Idioma: Português

– Superbrothers Sword & Sworcery

Para fechar com chave de ouro, este que considero, o game de aventura mais emociante em minha singela opinião. Impossível não gostar da música, cenários, ambientação, protagonista.. tudo. Sword & Sworcery é genial em vários aspectos.

Controle a personagem celta em uma fantástica aventura para selar a escuridão do mundo. Jogar com fones de essencial para curtir todas as particularidades de Sword & Sworcery.

Link para Baixar no iPhone

Link para Baixar no Android

Tamanho: 300 MB  | Idioma: Inglês

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News