Top Melhores Jogos para Celular de 2017 (Android e iPhone)

Estamos de volta, depois de um breve intervalo, e mal podemos esperar para revelar a nossa premiação de melhores jogos mobile do ano. Prepare-se para conferir o que houve de melhor em 2017 em termos de jogos mobile.

E não se preocupe, essa lista de jogos não é como aquela da Google Play e App Store que é baseada no Hype e não na qualidade dos jogos.

A lista a seguir são de games escolhidos a dedo pela nossa equipe. Apenas o melhor do melhor.

Veja também a premiação de MELHORES dos anos anteriores:

– Os Melhores Jogos para Android e iOS e 2017

Muitas pessoas têm reclamado dos jogos de celular lançados em 2017, mas na realidade este foi um ano muito bom. Muito interessante especialmente para quem curte games indie e conversões de jogos de PC para mobile.

Publicidade

Vídeo do artigo:

– Melhor jogo de Ação

O primeiro tópico da nossa lista é justamente o que muitos desenvolvedores fogem quando o assunto é games mobile. Mas ironicamente, jogos de ação são a primeira escolha de quem decidiu transformar o seu celular em videogame.

No terreno do hack’n slash, 2017 foi pouco produtivo, mas em termos de games de plataforma, e de tiro, o ano foi lotado de games de qualidade.

Mas embora tenham vindo lançamentos gratuitos de qualidade absurda como Honkai Impact 3, e jogos pagos com experiência imersiva como Radiation City, foi na singela coleção de Gameloft Classics: Action que encontramos o melhor pacote de diversão.

Com clássicos como Soul of Darkness, Hero of Sparta e Zombie Infection, não tem como jogar essa coletânea com os olhos secos.

Isso sem mencionar que o aplicativo é muito legal, é possível jogar com o celular com a tela em pé ou deitado. Genial!

Link da loja de jogos da Gameloft: http://wapshop.gameloft.com

– Melhor jogo de Aventura

Se tem um gênero que se dá muito bem nos celulares é o de aventura, ou como costumamos falar, adventures.

Nessa categoria, encaixam-se tanto jogos de ação guiados pela narrativa, como games que abrem totalmente mão do combate mais frenético em nome da uma boa narrativa.

Foram lançados games impressionantes nesta categoria, mas quem leva o troféu pela simplicidade e entrega, sem compromissos, é Stranger Things: The Game.

Essa aventura não linear do estúdio Bonus XP, coloca o jogador no comando dos personagens de série de TV. O visual retrô combina tanto que até é possível achar o game sensacional, sem nunca ter assistido a série.

Um jogo ambicioso e ao mesmo tempo simples, pois Stranger Things: The Game não possui compras embutidas e pode ser jogado offline.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor cardgame

O gênero de jogos de cartas, os famosos cardgames, vem ganhado um destaque cada vez maior desde que a Hearthstone virou um sucesso no tablets – e depois – nos celulares.

Em 2017 tivemos jogos como The Elder Scrolls: Legends e outros games de franquias famosas. Mas novamente um clássico chegou para arrebatar todos os corações das cartas.

Yu-Gi-Oh: Duel Links é o que os fãs esperavam há muito tempo. Um game que reproduzisse de forma fiel, o jogo original, e também o anime clássico.

O game não se limita a emular a diversão do jogo de cartas, mas possui eventos e interação com personagens clássicos do anime. O título fez tanto sucesso que foi lançado também para PC e está disponível na Steam.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor jogo de Esportes

Os jogos de esportes mais recentes nos celulares sempre se resumem a experiências mais curtas e casuais. Dentre eles, os mais populares com certeza são os games de futebol.

O pessoal que é fã desse estilo de game estava meio pra baixo em 2016, até sair o anúncio de PES 2017 Mobile. O game recuperou a fé da galera, ao ser lançado oficialmente neste ano e já receber a atualização 2018.

PES 2018 é um jogo free to play, não há dúvidas disso, mas ele não insulta a inteligência do usuário com mecânicas fajutas apenas para que o gamer logue diariamente.

Este é um autêntico jogo de futebol com partidas completas. Só faltou o modo offline, pois PES 2018 possui ótimos torneios e multiplayer online. PES 2018 Mobile é ainda mais sensacional para os brasileiros por conter narração em português.

Com certeza um dos melhores jogos para Android e iOS de 2017.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

–  Melhor jogo de Corrida

O ano foi meio morno quanto ao assunto games de corrida. Mas as coisas esquentaram quando a Feral Interactive anunciou que iria lançar GRID Auto Sport para Android e iOS.

Infelizmente, o jogo chegou só no finalzinho do ano, e apenas para quem tinha iPhone e iPad.

Sim, nós sabemos que vocês vão comparar os gráficos de GRID com Real Racing 3. E que vão dizer que o game da EA ainda possui um visual mais bonito e otimizado. Claro que isso é verdade.

Não é para menos, a produtora de Real Racing 3 é ninguém menos que a Firemonkeys.

Mas veja bem. Real Racing 3 foi lançado em 2013 e não ficou apenas no “lançamento”. A Firemonkeys vem desenvolvendo e aprimorando o game desde então. São mais de 4 anos apenas de desenvolvimento, pois o game está em constante evolução.

GRID Auto Sport possui uma proposta completamente diferente de Real Racing 3. Para início de conversa, é um jogo offline e livre de qualquer compra embutida.

Com corridas que podem ser de dia ou noite. GRID Auto Sport nos oferece uma experiência premium, idêntica a dos consoles de videogame. Com um modo campanha com muitas corridas e carros para desbloquear.

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor jogo de Tiro

Esperamos o ano inteiro pelo lançamento do tão aguardado Shadowgun Legends. Mas infelizmente o jogo ficou para 2018. Até lá, o jeito é se virar com a tonelada de games no estilo Battle Royale.

E tivemos muitos, mas muitos jogos desse novo subgênero.

Sério, era literalmente um jogo por dia em alguns meses. Dentre eles, o game que mais se sobressaiu foi Rules of Survival. Knives Out e Survivor Royale também não fazem feio, mas Rules of Survival é um dos poucos a ter carisma próprio.

Um dos destaque do game, e que explica boa parte do seu sucesso, é a sua interface bem explicada. É possível jogar até mesmo no mudo e “ouvir” os passos ou tiros de inimigos, através de símbolos na interface do jogo.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Melhor jogo de Estratégia

O gênero de jogos de estratégia está mergulhado em um oceano de freemiums e free-to-play. Literalmente todo dia saem dezenas de games assim na Google Play. Destacar-se nesse gênero é realmente difícil.

E o que você me diz de destacar-se mesmo sendo um game pago, e que não possua gráficos excepcionais? Esse mérito com certeza é de Iron Marines.

Fãs de antigos jogos de estratégia como Starcraft vão se sentir em casa. O jogo oferece apenas missões singleplayer ou como os antigos chamavam: skirmish.

Um game divertido e repleto de segredos escondidos. Algo bem diferente de se ver atualmente neste gênero.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor jogo de Puzzle / Quebra-cabeça

Games de quebra-cabeça ou puzzle, costumam ser diversões passageiras que geralmente não damos muita bola. Jogamos enquanto estamos no ônibus ou em uma fila de banco.

Mas Monument Valley é um game tocante que marcou muitos jogadores em 2014. A Ustwo lançou a sequência com ainda mais foco na história.

Monument Valley 2 é mais fácil em relação ao primeiro jogo. Mas a história é mais bem desenvolvida. São duas personagens: mãe e filha. Elas vão percorrer um longo caminho através de perigos para duelar mais uma vez com a geometria e as ilusões deste mundo fantástico.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor RPG

Quando se fala em campos verdejantes e uma longa aventura pela frente, já imaginamos logo bravos guerreiros de cabelos espetados. Mas e quanto a um lindo gatinho?

Essa é justamente a proposta de Cat Quest. Um belo jogo de RPG que foi lançado primeiro nos celulares e depois nos consoles. Esse RPG de ação tem um visual bonito, mas foca na simplicidade.

Publicidade

Você encara os inimigos direto do mapa mundi. O sistema de combate foi completamente desenhado para telas touch, sendo simples e responsivo. Cat Quest foi vencedor de diversos prêmios indie.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor jogo Arcade / Casual

Quem aí gosta de meditar enquanto joga? E “viajar” ao som de música eletrônica? É possível fazer essas duas coisas jogando Data Wing.

O jogo que é praticamente uma homenagem ao um dos primeiros jogos arcades, Spacewar do PDP-1.

Em Data Wing, a missão não tem nada haver com explodir coisas. O objetivo é encontrar o final de cada cenário. Pode até lembrar um jogo de corrida, mas a competição por pontos é puramente arcade.

Mais uma vez o diferencial do jogo é que não estamos sós nesse mundo digitão. O game possui uma “apresentadora”, a “Mother” que vai dando o tom da história e “conversando” com o jogador.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor jogo de Simulação

Muita gente se perguntava como seria Animal Crossing para celular. Quando a Nintendo finalmente anunciou o game, ninguém imaginava que ele seria tão viciante.

A interação no game é surpreendente. Pocket Camp não é um game mecânico onde você cumpre tarefas roboticamente. O usuário pode escolher o tipo de atividade que mais gosta e a partir daí desenvolver o seu acampamento.

Pocket Camp oferece um ótimo balanço entre trabalho e recompensa. São poucas as opções de aceleração e elas nem incomodam, haja vista que sempre tem algo para se fazer no game.

Animal Crossing leva o troféu de melhor jogo de simulação, não por recriar o mundo, ou tentar fazê-lo, mas por tornas divertidas atividades triviais como coletar frutas.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhor Multiplayer

O estilo de jogabilidade que mescla sobrevivência e tiroteio é um dos mais viciantes de 2017. Sem dúvidas foi um dos grandes hits do ano, e Rules of Survival soube surfar essa onda como ninguém.

Sim sim, o game é fortemente inspirado em PUBG, mas a NetEase soube fazer o lançamento direitinho, evitando qualquer referência a Battlegrounds. Uma jogada de mestre.

Quem ganhou com isso foram os jogadores, que receberam um game excelente para celular. O multiplayer de Rules of Survival é absurdo, um dos melhores do gênero.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Melhor Jogo de Luta

O gênero Fighting Game começou sua história no smartphone com jogos bem bizarros. Mas com o tempo, as produtoras aprenderam como se adaptar a tela touch.

Deixando de lado as conversões, o melhor jogo do ano do gênero, com certeza é Shadow Fight 2.

Você deve estar pensando: “Mas pera aí? Você quis dizer o três né?”

Não galera, é o dois mesmo. Shadow Fight 2 Special Edition, a versão paga, foi lançada em 2017 e é um dos melhores jogos de luta mobile de todos os tempos.

A história, como sabemos, é excelente! Uma narrativa simples, mas cheia de emoção, que conta história do guerreiro das sombras. A versão paga tem como diferencial mais um capítulo, além da possibilidade de jogar tudo sem a repetição de milhares de lutas.

Não dá pra jogar Shadow Fight 2 Special edition e não desejar que o mesmo aconteça com Shadow Fight 3.

O terceiro jogo da franquia foi um dos games mais aguardados de 2017. Ele é muito bom. Mas é cheio de compras embutidas, pacotinhos… Sério, pacotinhos? Argh!

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Melhores Gráficos

Pois é Guys, Modern Combat Versus pode ter sido um completo desastre no Android. Mas sabe onde o game foi muito bem? No iOS.

Como Shadowgun Legends ficou para 2018, Modern Combat Versus leva o troféu de game mobile com os melhores gráficos de 2017. O jogo é lindo, com um visual que beira os consoles de videogame da geração passada.

O polimento do jogo no iOS é algo digno da nota. Até mesmo conversões de games de PC como The Talos Principle e The Witness, é possível perceber uma redução no visual e serrilhados.

Mas só por que ficou muito bonito mesmo no iOS, ok? Modern Combat Versus, no Android você ainda decepciona.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Melhor Jogo exclusivo para Android de 2017

Games nacionais estão começando a brilhar na Google Play. Já são muitos os desenvolvedores que estão fugindo do amadorismo e lançando games realmente muito bons.

Um bom exemplo disso é Colônia Contra Ataca. O game oficial do canal no youtuber brasileiro é mesmo muito impressionante. Um jogo completo de plataforma com muita coisa para se fazer.

Sr. Wilso é sugado para o mundo do videogame. Mas ao invés de viver lá feliz para sempre, ele vai encarar um desafio complicado. Esse jogo não brinca em serviço e vai exigir bastante para que você chegue até o final.

Mas calma, nada de compras embutidas aqui. Elas até existem, mas são opcionais. O que o jogo exige mesmo é habilidade para passar por chefões difíceis e cenários que são um inferno.

Link para Baixar no Android

– Melhor Jogo exclusivo para iOS de 2017

Returner 77 é um adventure realmente impressionante. O jogo começa como uma aventura épica no espaço, e se desenrola assim até o seu glorioso final. Visuais de tirar a o fôlego e uma trama com muitas reviravoltas.

Este jogo lembra muito The Witness que também foi lançado para iPhone e iPad. Embora seja mais curto e menos desafiador, não fazia sentido colocar um “port” de um game de PC e consoles como “exclusivo”., não é mesmo?

Link para Baixar no iPhone e iPad

– Jogo Mais Aguardado de 2018

A cada dia que passa Shadowgun Legends fica mais perfeito. O jogo da Madfinger Games está atualmente em teste beta fechado no Android e aberto em alguns países no iOS.

Dono de um visual de cair o queixo, também no Android (vê se aprende Gameloft), Shadowgun Legends está sempre sendo apelidado de “Destiny mobile”. Mas Shadowgun é um jogo completamente original.

As semelhanças com Destiny estão nas raids contra chefões que podem ser jogadas com amigos em modo cooperativo.

Estamos testando o jogo no Android e Shadowgun Legends já parece praticamente pronto, aguardando apenas uma data de lançamento para ter o máximo de visibilidade possível.

– Melhor Jogo escolhido pelo público

Em novembro, postamos uma enquete no site para saber, na sua opinião, qual era o jogo mobile de maior. E o vencedor no quesito voto popular é o jogo: The Last Day on Earth com 12.5% dos votos.

Foi uma decisão apertada com PES 2018 em segundo lugar com 8.6% dos votos e Yu-Gi-Oh: Duel Links com 8.1%.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

Melhor Jogo para Celular de 2017 – Monument Valley 2

Chegou a hora de escolhermos o melhor jogo mobile de 2017. Um game com essa característica, precisa sem um que apresente uma experiência única para o jogador, e que fuja de clichês e modismos.

Tem que ser um jogo que realmente vala a pena jogar, e não apenas um passatempo casual, no qual ficamos viciados por um tempo e depois largamos.

Ah! E a experiência de jogar precisa ser memorável.

Quem possui todas essas características é Monument Valley 2.

Um game curto, que nos faz lembra do charme dos antigos jogos mobile. Daqueles que nos encantavam por volta de 2 horas, mas que vinham com uma experiência realmente única.

Monument Valley 2 replica com sucesso a vitalidade do original. Um jogo mobile que transportar mentes para terrenos desconhecidos. É interessante o modo como esse game é “universal”, ele atrai a atenção de qualquer pessoa, independente da idade ou da paixão por jogos.

Link para Baixar no Android

Link para Baixar no iPhone e iPad

E esse foi o nosso post de encerramento de fim de ano. Esperamos vocês em 2018. Um grande abraço e até a próxima!

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News