Jogos Freemium como Clash Royale estão na mira da Apple

22 de dezembro de 2017 . Atualizado 03/02/2018

baus-clash-royale Jogos Freemium como Clash Royale estão na mira da Apple

Jogos freemium que oferecem compras aleatórias como baús e pacotinhos estão na mira da Apple. A fabricante não está nada contente com a política do “vale-tudo” de algumas produtoras de games. Houve mudanças no Guideline da App store, e jogos grátis são os principais afetados.

A partir do dia 21 de dezembro, a empresa que possuir jogos com compras de itens aleatórios, deve informar o que está sendo comprado e as chances que o usuário tem de tirar um item raro.

Segue o trecho que foi adicionado na Guideline da App Store

Apps offering “loot boxes” or other mechanisms that provide randomized virtual items for purchase must disclose the odds of receiving each type of item to customers prior to purchase.

Os aplicativos que oferecem “caixas de pilhagem” ou outros mecanismos que fornecem itens virtuais randomizados para compra devem divulgar as chances de receber cada tipo de item para clientes antes da compra.

– O que muda?

Com isso, não apenas games como Clash Royale, Hearthstone e até Modern Combat Versus serão afetados, mas milhares e milhares de jogos freemium também.

Modern-Combat-Versus-preview-3 Jogos Freemium como Clash Royale estão na mira da Apple

Vale lembrar que essa medida é apenas para iOS. A Google ainda não se pronunciou sobre o caso. Mas provavelmente muitos games ganhem atualização com as mudanças também no Android.

– A polêmica das “loot boxes”

No início deste ano, o Ministério da Cultura da China lançou novas regras que regem as loot boxes . Essas regras exigiam que os desenvolvedores revelassem explicitamente a probabilidade de obter itens específicos, forçando jogos como Dota 2 e League of Legends, a revelar os números exatos por trás de cada abertura de itens.

Mas a nova política da Apple marca a primeira vez que uma grande empresa dos EUA exigiu uma divulgação similar dos desenvolvedores.

A confusão com relação as loot boxes no ocidente começou em novembro, quando o governo da Bélgica determinou que jogos com sistema de “caixas aleatórias” são aposta, e por isso, seriam banidas do país. A polêmica foi reforçada pelo sistema de compras embutidas no jogo para consoles e PC, Star Wars Battlefront 2.

– E o Clash Royale?

Curiosamente, Clash Royale recebeu recentemente uma atualização que adicionada o “Baú da Sorte”. Esse novo baú possibilita que o usuário veja o que está sendo recebido do jogo. Além disso, a Supercell introduziu o “Baú Relâmpago”. Já esse baú possui uma mecânica que permite escolher outra coisa para receber, caso não goste da primeira seleção.

bau-da-sorte-clash-royale Jogos Freemium como Clash Royale estão na mira da Apple

Mas essas mudanças talvez não sejam o bastante. Pelo Guideline da Apple, todos os baús precisam ter um sistema parecido ao do “Baú da Sorte”. Então fica claro que a Supercell não ficou “boazinha do nada”. Ela foi obrigada a realizar essas mudanças.

Nem preciso dizer que quem ganha com isso são os jogadores, que vão adquirir mecanismos mais justos onde você saberá realmente o que poderá estar ganhando.

Fonte: The Verge

Publicidade

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: dicas[arroba]mobilegamer.com.br. Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Nossos amados jogos para celular.