Criador de Plants vs Zombies foi demitido da EA por criticar modelo freemium

O criador de primeiro jogo de Plants vs Zombies, George Fan, foi demitido da EA antes do lançamento da sequência, Plants vs Zombies 2. O motivo? Não concordar com o modelo freemium (Pay to win), modelo no qual o foco não é a jogabilidade, mas sim as microtransações.

A história foi revelada por um amigo do criador do jogo, Edmund McMillen, gamedesign criador de Super Meat Boy. Enquanto participava de um podcast, McMillen contou que isso aconteceu depois que a EA adquiriu o estúdio de George, o PopCap Games.

“Eu não sei, acho que não é uma boa ideia e não quero colocar isso no meu jogo”, disse George Fan, segundo a fonte. Adivinha o que aconteceu? Ele foi demitido! Hoje em dia, o criador de Plants vs Zombies trabalha apenas com jogos indie.

Publicidade

A notícia surge após polêmicas da EA com o game para PS4 e Xbox One, Star Wars: Battlefront II. Segundo rumores, a Disney mandou a EA retirar as microtransações após polêmica com os jogadores.

Esse lance de empresas ultra-gananciosas não é novidade no mundo mobile, mas parece que está acontecendo uma conscientização, e uma coalizão, para que o mesmo não aconteça com os jogos de console.

Só tenho uma coisa a dizer para os jogadores de console: Parabéns! Tem que reclamar mesmo! É inadmissível que o jogador pague caro por um game e ainda tenha que “girar a roleta” em pacotinhos para ver se tira algo bom em loots.

Atualização da notícia. Já com as novas informações do IGN gringo, George Fan foi demitido junto com outros 50 funcionários da PopCap. Fan, no entanto, manteve o que disse sobre o modelo freemium.

“Regarding recent rumors, it is true I was laid off by EA/PopCap, and also true that I was against making PvZ2 a freemium game. That’s all I’ll say on the matter for now.”

De acordo com rumores recentes, é verdade que eu fui demitido da EA/PopCap, e também é verdade que eu fui contra fazer PvZ2 um jogo freemium. Isso é tudo o que vou dizer sobre o assunto por enquanto.

Fonte: IGN

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News