5 Jogos para Android e iOS que são Obras de Arte

Se videogame é arte ou não, isso é algo que ninguém mais discute. Mas e os jogos mobile? Existem jogos de celular que nos fazem sentir alguma coisa? Ou todos eles são experiências freemium gananciosas? Engana-se quem pensa que não existe exemplos de games que são verdadeiras obras de arte no celular.

Neste artigo vamos citar 5 games que não só empregam conceitos artísticos, mas fazem da arte parte de sua jogabilidade. Nem preciso comentar que todos os jogos do artigo são pagos e offline, não é mesmo?

Vídeo do artigo:

Publicidade

– Monument Valley

Em 1892, na Holanda, nascia o artista plástico Maurits Conelis Escher. Conhecido por mesclar Arquitetura e Artes Plásticas, Escher ficou mundialmente conhecido pelas suas estruturas impossíveis, que causam ilusões de óticas.

Já deu para notar de qual jogo estamos falando? Sim, o trabalho de Escher serviu de base para criação do game Monument Valley.

O jogo pega emprestado o conceito de estrutura impossível e aplica na sua jogabilidade. Controlamos uma personagem que precisa caminhar por essas estruturas, para chegar até uma saída, que só existe em determinado ângulo da câmera.

A ideia parece simples, mas basta 5 minutos jogando para entender a complexidade do desenvolvimento. Monument Valley é um jogo de puzzle 3D, sobre uma perspectiva 2D.

O game venceu diversos prêmios e ganhou uma sequência igualmente premiada como um dos melhores jogos de 2017. É o nosso maior exemplo de arte nos games de celular.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Superbrothers: Sword & Sworcery EP

Jogar Superbrothers: Sword & Sworcery EP sem fones de ouvido é quase uma ofensa. Embora o trabalho de pixel-art seja muito bonito, é na parte sonora que o game se destaca.

O trabalho audiovisual para oferecer a tal da imersão para o jogador é algo primoroso. Quase impossível não se sentir dentro da aventura, batalhando contra triângulos malignos e sua geometria assassina.

Para completar a experiência, temos uma trilha sonora marcante de Jim Guthrie, com músicas que condensam bem cada momento do jogo. Músicas emocionantes e que vão ficar na mente dos jogadores por um bom tempo. TRILHA SONORA SENSACIONAL!

Criado pelo estúdio Capybara, Superbrothers: Sword & Sworcery EP é uma jornada de descoberta onde nada é entregue de bandeja ao jogador. Não vamos dar spoiler sobre a história, mas prepare-se para se emocionar com poucos pixels.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Old Man’s Journey

Old Man’s Journey é um game que literalmente é uma pintura em movimento. Feito como se fosse desenho em giz de cera, o jogo conta a história de um vovôzinho que vai visitar os parentes, enquanto relembra partes da sua vida.

É, e não é, um game. Ao mesmo tempo em que possui interatividade, o jogo esconde suas mecânicas e apresenta apenas um visual contemplativo. Nada é explicado ao jogador. Do ponto de vista de skill, isso é ruim, mas vale lembrar que estamos falando de um adventure game.

O jogo inteiro parece aqueles curtas animados. Não é à toa que Old Man’s Journey seja vencedor de diversos prêmios indie. Sua jogabilidade sileciosa e contemplativa faz o jogador refletir bastante enquanto joga. Uma viagem existencial que, com certeza, todos nós vamos fazer na velhice, relembrando a nossa juventude.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Leo’s Fortune

Outro vovôzinho do mundo dos jogos mobile é Leo que está atrás do seu tesouro roubado em Leo’s Fortune. Criado por um time pequeno de desenvolvedores, este game 2D surpreende qualquer pela beleza dos cenários.

Mas Leo’s Fortune não é só mérito do design de Anders Hejdenberg, o jogo conta com uma ótima história e mecânicas de puzzle que são, simples e ao mesmo tempo, desafiadoras.

Em uma entrevista para o site Artistry in Games, Anders revela que eles criaram uma engine própria para o game. Essa engine proporcionou que o jogo, mesmo com um visual impressionante, rodasse com leveza em celulares com pouco poder de processamento.

Curiosidade: o maior cenário do jogo possui um desenho de 57 mil por 14 mil pixels.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Tengami

Tengami é um jogo de puzzle para Android e iOS onde você dobra o mundo a sua vontade… literalmente! O game é inspirado em origamis. Um quebra-cabeça divertido com história e uma jogabilidade única.

O jogo não só parece, como se comporta como aqueles antigos desenhos japoneses que narram a jornada de um herói em busca de recuperar o tempo perdido.

Cabe ao jogador passear por este mundo 2D, “dobrando” os cenários e descobrindo os pontos de interação. Muitas vezes o game deixará o jogador perdido, mas é aí que mora o prazer da descoberta. De finalmente resolver aquele enigma e seguir adiante. Os problemas apresentados por Tengami são simples e ao mesmo tempo criativos.

E estes foram os 5 games da nossa seleção que são literalmente obras de arte. Claro que faltaram muitos outros jogos na lista, mas a ideia foi focar em jogos que chegaram primeiro nos smartphones e tablets, ou que são 100% mobile.

Lembra de mais algum game? Deixe um comentário! Um grande abraço e até a próxima.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

– Menções honrosas

Sabemos que faltaram games como Oxenfree, Machinarium, Samofrost e outros. Mas quisemos focar em games que foram lançados primeiro no mobile ou que tiveram lançamento simultâneo nos celulares. Mas se você quiser dicas de jogos mais artísticos ou games para sentir e não apenas zerar, segue uma lista de artigos que já postamos aqui no site:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News