Top 10 Melhores Jogos Symbian S60v3 de Todos os Tempos

Separamos 10 jogos incríveis lançados naquela época (entre 2003 e 2009) em que os smartphones já possuíam gráficos em 3D.

Antes mesmo de Android e iOS existirem, muita gente se divertia com seus smartphones (sim, existiam celulares inteligentes antes dos sistemas atuais).

O Symbian OS 9.1, 9.2, 9.3 ou como era conhecido, S60v3 foi a versão do sistema mais popular, porque tinha um forte apelo tanto para o público jovem como para o empresarial. Quem não lembra da incrível linha N da Nokia.

Publicidade

AVISO: Lembre-se, esse top é sobre os melhores jogos para S60v3 , que foi de longe a versão mais popular do sistema da Nokia. Esse top não contempla jogos s60v2, S60^3 Belle ou a N-Gage 2.0. Falaremos deles nos próximos vídeos.

Se você sentiu falta de algum game na lista, muito provavelmente você conheceu ele através das modificações (vulgo pirataria) que circulavam na internet e permitiam instalar jogos .sisx sem precisar da N-Gage.

Vídeo do melhores jogos symbian de todos os tempos:

10 – Sky Force

Sky Force é um shooter de nave desenvolvido pela Infinity Dreams. A série já chegou ao Android e iOS, mas teve sua origem nos celulares Java, onde o passo seguinte foi o lançamento para Symbian.

O game foi lançado primeiro apenas como Sky Force, e era uma versão melhorada da versão Java. Em seguida, a produtora lançou a versão Reloaded que trazia gráficos ainda mais bonitos e com uma paleta de cores vibrantes.

Com comandos que caiam como uma luva nos celulares, Sky Force rende horas de diversão com missões cada vez mais difíceis.

9 – Hell Striker

Hell Striker foi uma das primeiras tentativas de se trazer um jogo de hack’n slash 3D para os celulares. E olha, ele era muito bem feito para uma época em que os smartphones não podiam contar com qualquer tipo de shader ou efeitos mais elaborados como luz dinâmica.

Desenvolvido pela Dingoogames, para o seu finado portátil, o game chegou aos celulares Symbian em 2009.

Um jogo com história, diálogos, batalhas contra chefões, tudo que se esperava de um grande game de ação em 3D.

8 – Kode Knight of the Dark Edge

Apelido de “Soul Calibur dos celulares”, Kode Knight of the Dark Edge, ou simplesmente KODE é um game marcante por ser justamente um dos primeiros jogos de luta em 3D nos celulares.

Com uma lista de 10 lutadores, o game possui modo arcade, história e pasmem, multiplayer online (sim, via 2G e 3G!!!). Os combates lembram muito Soul Calibur com direito até a ring out.

7 – K-Rally

Lançado em 2006, esse viciante jogo de corrida tinha como principal destaque corridas multiplayer via Bluetooth. O jogador podia competir contra um amigo, e também outros carros controlados pelo game. Mas K-Rally não é apenas multiplayer.

O game era uma peça de software bem engenhosa para a época. Para se ter uma ideia, era possível baixar da internet: novas pistas, personagens e até carros novos. O game ainda conta com personagens que gostavam de tretar uns com os outros. Além disso, há um divertido modo singleplayer.

A visualização da corrida era no estilo “top down”, com muita velocidade e boa taxa de quadros por segundos. Na realidade, K-Rally é baseado em Karnaaj Rally do Gameboy Advance, lançado em 2002. O bom hardware dos celulares Symbian permitia que muitos títulos do portátil da Nintendo chegassem aos celulares.

6 – Global Race – Raging Thunder

Criado pela Polarbit, que viria depois a ser conhecida pela série Reckless Racing, Global Race – Raging Thunder é um dos games de corrida mais importantes da história dos jogos de celular. Levando-se em consideração a plataforma Symbian, Ragin Thunder é muito fluído. Rodando a 30fps sólidos, algo impressionante, pois a grande maioria dos jogos 3D do Symbian rodavam muito abaixo disso.

A série sobrevive até hoje. Raging Thunder foi um dos primeiros jogos de corrida a chegar ao Android, antes mesmo da série Asphalt estrear no sistema do robozinho. Com certeza é um jogo que merece estar neste top 10.

5 – Pandemonium

Em 2003, A Toys for Bob e Crystal Dynamics traziam Pandemonium para o N-Gage, Sim, o primeiro celular gamer, aquele que parecia um taco. O game também ganhou uma versão para s60v3 na forma de um aplicativo que podia ser comprado via web.

Publicidade

Pandemonium do Symbian é exatamente o mesmo jogo do Playstation One. Exceto pelas cutcenes. Você pode controlar o palhaço Sid ou a garota acrobata Nikki. A menina é a melhor personagem pelo seu pulo duplo, o que é muito útil neste jogo.

A história de Pandemonium é bem simples. Sid e Nikki então entediados e roubam um livro mágico. Só de zueira eles conjuram o primeiro feitiço que leem, e sem querem, liberam um demônio que engole o reino inteiro em uma só mordida. Assim começa a saga para recuperar o reino a sua forma original.

4 – Asphalt 2 GT

Lançado em 2006, Asphalt 2 é a versão mais “quente” de franquia (literalmente). O esquema é aquele que você já conhece. Pilote carros envenenados e depois desbloqueie novas garotas e pistas. Esse lance das garotas a Gameloft removeu no Asphalt 5 em diante.

Apesar de mais antigo, o segundo game tinha uma jogabilidade muito mais fluída que a de Asphalt 3, além de possibilidade de pilotar as motos. Algo que só voltaria a aparecer em Asphalt 8.

A Série ainda iria receber mais dois jogos no Symbian, porém, exclusivos para o Symbian^3, o famoso Symbian do “chapeuzinho”.

3 – Prince of Persia HD

Entre 2003 e 2008, a Gameloft dominava o mercado de jogos para celular. Muito conhecida pelos seus jogos em “HD”, a produtora lançou em 2008, Prince of Persia HD. Um game de aventura e plataforma como pouco se via nos celulares.

Facilmente um dos jogos mais bonitos do S60v3, Prince of Persia HD é baseado no jogo de 2008 para consoles. Na história do game, A árvore da vida é destruída, libertando o demônio Arimã. Elika precisa purificar vários locais para torná-los férteis novamente, e para que as trevas sumam do deserto. Nessa missão ela irá contar com a ajuda do nosso acrobático príncipe.

Neste belo jogo de plataforma 2.5D, o jogador controla ambos os personagens e a jogabilidade varia com combates, resolução de puzzle e muita ação. Um dos melhores jogos da Gameloft de todos os tempos.

2 – 7 Days: Salvation

O Dingoo foi um portátil com Linux que surgiu ali por volta de 2009. Sua principal característica é que a produtora fornecia seus jogos também para celulares Symbian, que possuíam um hardware muito parecido com o do portátil.

Dentre esses games, destaca-se o inesquecível 7 Days: Salvation. Um game com fortes inspirações na série Silent Hill e Resident Evil. Neste game, você é um escritor que vai para uma vila antiga em busca de inspiração.

Vale lembrar que naquela época, devido ao hardware, jogos full 3D, com ambiente para explorar, era algo raro nos smartphones com Symbian. 7 Days: Salvation era impressionante para a época.

Preso nesta mansão, o jogador irá passar por vários cômodos da casa, alternando entre o mundo real e uma versão pesadelo da realidade.

Com visual gore, e direito a alguns sustos em uma tela de duas polegadas, 7 Days: Salvation foi um dos jogos mais representativos do mobile, mostrando o potencial da plataforma para narrativas e cenários 3D elaborados.

1 – Lament Island

Esse exclusivo para Symbian s60v3 é um dos jogos que trazem mais nostalgia para quem era gamer naquele época. Lançado em 2007, Lament Island merece com todo o mérito o primeiro lugar graças ao seu incrível desafio, ambientação e mecânicas de jogo.

Lament Island é um dos jogos mais bonitos e com melhor trilha sonora do Symbian. A história do garoto perdido na ilha do lamento, possui longos momentos sem nenhum diálogo e sem explicar a história direito. É algo que lembra jogos que passam esse sentimento de solidão como Shadow of the Colossus e ICO.

O enredo de Lament Island envolve espíritos, indicando que aquele local é a morada de muita gente que morreu ali. O que será que aconteceu? Aí apenas jogando para saber. A atmosfera de solidão pontuada por estranhos barulhos e músicas marcantes abrilhantam ainda mais o game.

A inovação deste jogo não era apenas visual. Há momentos em que o jogador precisa usar a câmera e microfone do smartphone para resolver puzzles. São mais de 50 desafios em 20 fases desafiadoras.

Lament Island foi indicado para vários prêmios incluindo o International Mobile Gaming Awards. Sem dúvida é um jogo que vai deixar saudade por que ele é exclusivo do Symbian e a única forma de jogá-lo é comprar um smartphone antigo da Nokia.

E esse foi mais um post da nossa série “Top 10 melhores de todos os tempos”. Ufa depois de mais de um ano, vamos voltar a tornar essa série mais frequente. Ninguém merece né?

Esse post e vídeo não seria possível sem a incrível contribuição do pessoal do antigo fórum Project Next, um site que não existe mais, mas que felizmente seus vídeos permanecem no Youtube.

Faltou algum jogo na lista? Lembra de algum site daquela época que você acessava? Deixe um comentário! E nos siga nas redes sociais e no aplicativo do blog. Um grande abraço.

Veja também:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News