The Witness de Jonathan Blow chega ao iPhone e ipad

The Witness é mais um jogo criativo e enigmático de autoria de Jonathan Blow, criador de Braid (Xbox 360) e um dos protagonistas do documentário Indie Game: The Movie. The Witness é um jogo de puzzle em primeira pessoa. Aclamado pela mídia, o game recebeu 10/10 em vários sites conhecidos, como o IGN.

Não existe história ou personagem (ou será que existe?). Em The Witness, o jogador é a testemunha de um mundo repleto de enigmas. Do que se trata o game? Como é o final? Só jogando para saber.

A mecânica principal do jogo é resolver enigmas em painéis, onde você precisa ligar pontos.  Ao invés de explicar ao jogador o que precisa fazer. The Witness é um mundo vazio, sem diálogos e dicas.

Publicidade

O jogador precisa descobrir tudo sozinho. Isso pode ser frustrante para quem não vai “embarcar” no mundo do game e dedicar horas para ele.

Conforme avança, novos puzzles com novas formas começam a aparecer. Alguns levam a outros enigmas, alguns abrem portas e outros ligam geradores de energia. O game apresenta 650 puzzles, mas não é preciso resolver todos eles para chegar ao final.

Mas é aí que mora a magia do jogo. No começo, nada faz sentido, mas depois, as coisas começam a se conectar. The Witness apresenta alguns finais diferentes e um final secreto.

The Witness foi lançado originalmente em 2016, chegando ao Android em maio de 2017. Infelizmente apenas para quem possui aparelhos da linha Nvidia Shield. No iOS, o visual é mais limitado, mas o jogo é o mesmo dos consoles e PC. Para jogar é preciso possuir um iPhone 5S ou superior, iPad Air ou superior, ou um iPod Touch 6.

Seriam esses os criadores da ilha?

– Opinião

Esse é o tipo de jogo que coloca o leve design acima de tudo. Ao obliterar completamente personagens e instruções, The Witness mostra como é o processo criativo de Jonathan Blow que sempre coloca a mecânica e jogabilidade em primeiro plano, e através delas ele tenta passar uma narrativa. Sim existe uma narrativa e o final é algo no estilo do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. Prepare-se.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar no Android

Desenvolvedora: Thekla
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 4.4 / iOS 10.0
Idioma: Português | Tamanho: 2.3 GB

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News