Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

18 de setembro de 2017 . Atualizado 27/09/2017

Modern-Combat-Versus-preview-1 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Ainda está perdido sem saber exatamente o que é Modern Combat Versus? Entenda o que mudou e como será o próximo FPS da Gameloft.

[ATUALIZAÇÃO] Jogo já lançado no Brasil! Veja como baixar no Android

Durante o teste (soft launch) de Modern Combat Versus, vi muita gente perdida sem entender exatamente como é o game. Jogadores tentando rushar K/D, sem ajudar o time e sem ativar suas habilidades. Uma verdadeira confusão!

Antes de comentar qualquer coisa, é preciso deixar algo bem claro: Modern Combat Versus é um jogo totalmente diferente de MC 5. Tanto na jogabilidade como nos gráficos, MC Versus é outra experiência que pouco lembra os jogos anteriores da franquia. Para resumir, ele pode ser considerado o “Overwatch” da Gameloft.

“Modern Combat Versus é um jogo totalmente diferente de MC 5: Blackout”

– Afinal, como é Modern Combat Versus?

Modern Combat Versus é um jogo de tiro online com foco no multiplayer. Não há modo campanha. Em cenários lindamente detalhados, até 8 jogadores se enfrentam em batalhas de controle de zona (até o momento é o único modo de batalha). Os jogadores podem escolher entre 12 personagens chamados de agentes.

Modern-Combat-Versus-preview-2 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Linha azul leva direto a Zona a ser controlada.

A zona fica no centro do mapa e um time deve dominá-la até o final da partida para fazer os “100%” de dominação. Quem chegar primeiro nesse percentual, vence a rodada.

Não basta escolher qualquer agente. Modern Combat Versus parece um “Overwatch” com visual militar e futurista. Cada personagem do time precisa ter habilidades únicas para poder trabalhar em conjunto e vencer a partida. Por isso, durante cada combate, o jogador pode escolher até 3 agentes diferentes para poder encaixar seu personagem na partida e ajudar seu time da melhor forma possível.

– O ciclo do jogo: A mudança de foco da série Modern Combat

O ciclo de jogo de Modern Combat Versus é muito diferente de outros games da série. Muito mais casual, MC Versus consiste em ganhar partidas para desbloquear baús com novos agentes e moedas do jogo.

A medida que ganha agentes, o jogador pode evoluí-los e deixá-los mais forte. Algo parecido com o sistema de atualização de cartas de Clash Royale.

Modern-Combat-Versus-preview-3 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Baús com timing não lembra um certo jogo?

No momento deste post, o game possui apenas dois modos: Batalha Multiplayer e Individual. A batalha multiplayer rende uma caixa caso seu time vença. Já o combate Individual rende uma caixa a cada três vitórias. Apesar de ser singleplayer, as batalhas individuais ainda exigem conexão com a internet. Cada caixa pode conter agentes, moedas e etc.

Modern-Combat-Versus-preview-4 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Apenas dois modos de jogo. O da direita é o modo singleplayer, ideal para treinar.

Então o ciclo do jogo é este. Você joga para coletar caixas e com os recursos vindos dessas caixas, você pode evoluir seus agentes ou desbloquear novos. No momento, o game não conta com caixas com armas diferentes e skins. Mas isso é apresentado como “em breve”.

– Os Agentes

O mundo precisa de agentes. Em Modern Combat Versus eles estão disponíveis na forma de 12 personagens com características e habilidades únicas. Cada agente possível seu papel no campo de batalha, podendo ser:

  • Assassino: Com suas habilidades furtivas, esses agentes podem se aproximar e matar o inimigo com um único golpe. Porém, possuem pouca vida
  • Defensor: Defensores possuem muito vida. Podem lidar facilmente com uma grande quantidade de dano e possuem habilidades com escudo
  • Especialista: Essas classes medianas possuem gadgets que podem surpreender os inimigos como armadilhas e etc.
  • Atacante: Causa grande dano e devido a sua capacidade para tal, pode empurrar os adversários de volta a sua posição original

Modern-Combat-Versus-preview-5 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Cada agente ainda conta com seus níveis de raridade e de classe. No começo, claro, você irá desbloquear apenas agentes básico. Mas há também os agentes profissionais e de elite. Já o nível de classe pode ser evoluído a medida que o jogador consegue mais agentes repetidos. Ao aumentar o nível de um agente, ele ganha mais vida e potencial de dano.

– A semelhança com Overwatch

Não há como negar uma certa inspiração no game de sucesso da Blizzard. Isso é algo que deixa muitos jogadores confusos, mas basta “assimilar” que estamos em um Modern Combat diferente para perceber e desfrutar melhor desse novo estilo do jogo.

Modern-Combat-Versus-preview-6 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Espada em jogo de tiro? Tem mais semelhanças, é que não quisemos comentar.

Exemplos: O agente Tower possui uma habilidade muito semelhante a Reinhardt. Ele pode utilizar um escudo para defender os companheiros e empurrar adversário. Já Sw1ft possui uma mecânica de manipulação de tempo que lembra muito a da personagem Tracer de Overwatch. Deu para entender?

A inspiração, felizmente, é apenas na mecânica de alguns personagens. MC Versus não é uma cópia de Overwatch. O jogo da Gameloft possui visual e dinâmica muito diferente do jogo da Blizzard.

– Tudo mudou na jogabilidade

Jogabilidade de Modern Combat Versus mudou em relação ao game anterior por causa das habilidades. Golpes que atordoam, prendem ou queimam o adversário, mesmo depois de algum tempo, é um elemento novo na série.

As habilidades são essenciais para a vitória. Pois o jogo não se resume mais a matar os inimigos, mas sim dominar uma zona. Durante os combates, na parte inferior da tela. Fica uma barra de energia que vai carregando a medida que o tempo passada. De tempos em tempos, o jogador pode ativar a habilidade do seu agente. Até o momento, os agentes possuem apenas uma habilidade, mas isso pode mudar conforme eles evoluem.

Publicidade
Modern-Combat-Versus-preview-7 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Hum, FPS com escudo para empurrar inimigos, onde já vimos isso?

O tiro também mudou. No começo é preciso despejar muitas balas para matar um único inimigo. E não é por que ele está em nível mais alto, mas sim por que todos estão no Nível 1 ou 2. Depois é que fica mais fácil matar os inimigos, à medida que seus personagens evoluem. A energia de vida dos agentes é recarregada se eles não forem mortos.

K/D (frag) continua a ser importante, mas de nada adianta matar o time inteiro do inimigo se você perder o controle da zona. O essencial de Modern Combat Versus é o trabalho em equipe. Bem executado, o trabalha em equipe domina completamente o jogador que busca apenas aumentar seu K/D.

O combate precisa que haja um equilíbrio entre os agentes. Por exemplo, jogar sem defensor é pedir para perder. Pois um defensor é essencial para manter o controle em uma zona. Alguns agentes possuem mais vida que outros. Por exemplo. Defensores possuem cerca de 2.000 pontos de vida, contra 800 de Assassinos. Porém, os assassinos são muito mais rápidos e letais. Durante o teste do game, morri de rir de malucos que vinham tentando “rushar frag” em cima de mim, e bastava eu empurrar eles com o escudo do defensor.

Deixe a discussão sobre tiro automático por último. Nesse tipo de jogo, mais casual (MC Versus é sim, um game que busca ser mais simples e casual) isso nem é um problema. Aqui não há necessidade de economizar balas e o tiro automático ajuda muito os novatos. Porém, pode ser que conforme o jogo evolua para armas mais letais, deixar o tiro no manual seja mais interessante.

Há ainda uma mecânica de “Alternar ação” que não é a mesma para todos os personagens. Alguns ativam uma mira ao dar dois toques na tela. Já outros, ativam uma segunda habilidade. Como por exemplo o Ronen (o samurai), que dispara com sua espada na direção dos adversários.

– Os Gráficos

Chegamos em uma parte do nosso preview que é bastante polêmica. Muitos se queixaram do teste da versão para Android por ela ser muito inferior graficamente ao iOS e Windows 10. De fato, na grande maioria dos dispositivos, MC Versus roda com visual no Mínimo e Alto, mas não no Ultra.

Até o momento, apenas a versão para PC com Windows 10 possui um editor de visual onde é possível definir qualidade, anti-aliasing e até os frames por segundo.

Comparando com as versões de iOS e Android é possível perceber que Modern Combat Versus possui 3 níveis de configuração dos gráficos. Você confere os três na imagem abaixo.

Modern-Combat-Versus-11_09_2017-17_52_12-vert-2 Modern Combat Versus: Tudo que Você Precisa Saber antes do Lançamento

Embora em muitos aparelhos Android o visual do jogo fique comprometido. Vale lembrar que isso ajuda na boa taxa de frames por segundo (FPS) e em não exigir muito das baterias. Contudo, seria ótimo se a Gameloft deixasse essa decisão à cargo do cliente.

– Análise do soft launch

Como está, Modern Combat Versus é um jogo muito interessante para campeonatos (e-Sport) e para o cenário competitivo. As partidas são rápidas (cerca de 3:40 minutos). Porém, seria bom se a Gameloft melhorasse um pouco sua cria. O game precisa urgente de mais modos de jogo e mais habilidades para cada agente. Também seria interessante uma dublagem em português, ou um sistema de voice chat com o seu time, pois sem o entendimento do que os agentes falam, fica evidente que muita gente não sabe do que se trata o jogo.

– FAQ Rápidão

MC Versus é pago?

R: Não, o jogo é gratuito e é possível evoluir os agentes sem muitas restrições.

Tem barra de energia?

R: Não, é possível jogar até cansar os dedos.

Quando o jogo vai sair?

R: Não há data prevista, mas tudo indica que é ainda este ano de 2017.

Meu celular Android será compatível?

R: Ao que parece, o jogo vai seguir a compatibilidade de games como Gangstar New Orleans e Iron Blade. Em outras palavras, vai contemplar apenas aparelhos com GPU recente de 2015 em diante.

MC Versus é o Modern Combat 6?

R: O game tem mais cara de um spin-off com foco no multiplayer online.

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.