30 Anos de Street Fighter: veja curiosidades sobre as versões mobile

30 de agosto de 2017 . Atualizado 30/08/2017

sf-street-fighter-capcom-30th-anniversary-logo 30 Anos de Street Fighter: veja curiosidades sobre as versões mobile

Há 30 anos era lançado um dos maiores ícones do mundo gamístico, o jogo de luta responsável por definir o gênero para sempre. Neste aniversário de 30 anos de Street Fighter, você provavelmente já deve estar cansado de saber as curiosidades das versões para consoles. Mas dessa vez, vamos ver as curiosidades das versões para mobile. Se você visita o site a pouco tempo, vai se surpreender com algumas coisas. Confira.

– Street Fighter: O Mini Game

A primeira versão portátil de Street Fighter foi lançado em 1991 pela TecToy em parceria com a Capcom e Tiger. O game portátil era um daqueles jogos com tela de cristal líquido e jogabilidade simplificada. Apesar de simples, era divertido, como podemos ver no vídeo acima. Era assim que as crianças se divertiam de forma “móvel” antes dos celulares existirem.

– Street Fighter II para celular Java

Street Fighter II: The World Warrior foi lançado para celulares Java em 2004 e trazido ao ocidente em 2005. Apesar do hardware limitado, o game era impressionante, com boa reprodução de movimentos, IA esperta e finais muito próximos ao que tínhamos no Super Nintendo e Mega Drive. O jogador tinha a opção de soltar golpes usando apenas um botão ou fazendo via joystick (algo extremamente heroico para a época).

O game era especialmente bonito em celulares da Sony que tinham um processador mais robusto e rodava a uma boa velocidade, na incrível (para a época) resolução de  320×240 pixels.

– Street Fighter Alpha by … Gameloft?

Em 2010 a Capcom lançou Street Fighter Alpha em parceria com a Gameloft. Na realidade, o game saiu em 2009 e a Gameloft apenas trouxe o jogo para o Brasil. A versão mobile tinha gráficos muito parecidos com os de Playstation One e Saturn. Porém, o jogo tinha uma jogabilidade simplificada e, ao mesmo tempo confusa, que tirou boa parte da diversão.

A IA de Street Fighter Alpha não oferecia um desafio apropriado e havia pouco espaço para criatividade para combos e etc. O resultado foi um jogo mediano que impressionada pelo visual, mas nada mais.

– Street Fighter IV HD nunca foi lançado na Google Play

Muita gente acha que Street Fighter IV HD foi lançado no Android e depois sumiu da Google Play. Na realidade, o game nunca fora chegou oficialmente na loja de aplicativos da Google no ocidente. O que aconteceu foi o que ele, assim como Resident Evil 4, foram lançados como exclusivos para celulares da LG e depois tiveram seus APKs vazados nos fórums da vida.

Em 2012, o jogo apareceu na Google Play do Japão, mas parecia se tratar de um erro da produtora (ou pirataria), pois ele foi removido logo em seguida.

Street Fighter IV HD estava disponível apenas via site global de aplicativos da LG (www.lgworld.com) em países como EUA e Inglaterra. Ao que parece a Capcom desistiu do jogo no Android, embora RE 4 tenha aparecido em algumas Play Store do oriente.

– Street Fighters em outros jogos mobile

Em 2013 os personagens de Street Fighter apareceram no jogo Combo Crew. Era a primeira participação oficial de personagens como Ryu e Ken em jogos mobile de outros produtoras. Combo Crew é um jogo de luta que ainda hoje existe, mas a parceria com a Capcom se encerrou e os personagens já foram removidos do jogo.

combo-crew-street-fighter 30 Anos de Street Fighter: veja curiosidades sobre as versões mobile

Em 2015 a Capcom fechou uma parceria com a DeNA para incluir os personagens de Street Fighter em Blood Brothers 2, um jogo de estratégia que é muito popular no Japão.

Na história de Blood Brothers 2, o vilão Bison abriu o portal de Arnashia liberando seus lacaios para tocar o terror no mundo. Os personagens de Street Fighter presentes no jogo são versões bastante estilizadas, cheios de armaduras e etc. Uma proposta bem interessante.

– Street Fighter vs Tekken tinha gráficos em 3D e foi exclusivo do iOS

Se você é fã de games mobile, mas adquiriu smartphone apenas de 2013 para cá, muito provavelmente não conhece este que é um dos jogos de luta mais incríveis já lançados para celulares e tablets. Street Fighter vs Tekken, ao contrário dos Street Fighter IV lançados até agora, é um jogo com gráficos em 3D e qualidade muito acima da média.

Lançado em 2012, não se sabe o  porquê, o jogo não fez sucesso. A Capcom retirou o título da App Store. Fica então o lembrete de que nem sempre jogos bons fazem sucesso. Acima, você confere um vídeo da época com o próprio autor deste texto mostrando a “bruxaria” que era usar controles no iPad.

Faltou alguma curiosidade? Deixe um comentário

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Jonatas Araújo

    Eu queria muito um street fighter na google play, são tantas opções adaptáveis que eu não entendo a capcom

  • Adriano

    Vc esqueceu de mencionar o street fighter arena, da NEXON, pra Android, não foi lançado na google play do ocidente mas apenas na Coréia, mas dava pra jogar.