Zuk Z2 vem com vírus? Não Liga? Veja os principais problemas e dicas para quem vai comprar

26 de junho de 2017 . Atualizado 30/06/2017

zuk-z2-dicas Zuk Z2 vem com vírus? Não Liga? Veja os principais problemas e dicas para quem vai comprar

O Lenovo Zuk Z2 é um dos smartphones mais procurados da internet. Com ótimas especificações, o aparelho bate de frente com alguns top de linha à venda no mercado brasileiro. Mas obter suporte para o aparelho é um problema. Veja neste post, as principais dúvidas dos usuários e suas respostas.

Leia também:

 

– O Zuk Z2 vem com vírus ou malware?

Por incrível que pareça muitos celulares chineses costumam vir com adwares e até malwares instalados. Além da Lenovo, já vi malwares em celulares da Xiaomi, Oukitel, Leeco e outras. Esses malwares e adwares são apps que depois de um certo tempo se ativam sozinhos e começam a instalar aplicativos de terceiros para exibir anúncios. O motivo de isso acontecer? Quem instala o adware espera gerar $$ com anúncios.

As lojas costumam enviar aparelhos com as famosas “SHOP ROM”, versões de demonstração do sistema ZUI, que “sei lá por qual motivo” vêm com programas de terceiros instalados.

Mas antes que você grite “fui hackeado”, muitos desses malwares são apenas programas que vão abrir anúncios. Eles são chatos, mas não estragam o seu smartphone.

malwares-na-shop-rom-chinesa-zuk-z2 Zuk Z2 vem com vírus? Não Liga? Veja os principais problemas e dicas para quem vai comprar

A solução mais fácil é passar um aplicativo de anti-vírus (viu como um dia seria útil) como o Malwarebytes.

As versões mais recentes do Zuk Z2 já vêm com a Stock ROM Indiana 2.0.093 ST que possui apenas um pequeno adware facilmente removível. Contudo, as mais antigas possuem muitos malwares e o recomendável é mudar o quanto antes para uma ROM Indiana atualizada. Recomendamos a 2.5.141 ST que já vem com Android 7.0 Nougat.

– O Zuk Z2 “Bricka” fácil?

Entre em qualquer grupo no Facebook sobre o Zuk Z2, e você verá dezenas de relatos pedindo ajuda para resolver problemas de softbrick no aparelho. Sendo bem sincero, o motivo disso é que as pessoas fuçam demais.

A troca constante de ROM customizadas pode resultar em Soft Brick. Não sei explicar ainda por qual motivo (pode ser algo relacionado a sobreposição de drivers da bateria), mas quem usa ROM stock dificilmente tem esse problema.

– Sobre a fragilidade do Zuk Z2

O Zuk Z2 é um celular muito, mas muito frágil. Ele possui um acabamento bonito, mas o fato de ter vidro na frente e atrás e bordas de plástico são um ponto negativo do aparelho.

Lenovo-ZUK-Z2-front Zuk Z2 vem com vírus? Não Liga? Veja os principais problemas e dicas para quem vai comprar

Pequeno e bonito, o Zuk Z2 é bastante frágil.

Assim como qualquer outro smartphone chinês, ele é recomendado apenas para pessoas cuidadosas. Você tem a mão “frouxa”? Acho melhor não comprar para não se arrepender, pois o suporte e assistência para o aparelho sãos escassos no Brasil.



Publicidade

Mas calma! Para quem brickou seu Zuk Z2 e não sabe como resolver, eu recomendo o canal Pinche Tech. Você envia o celular para ele e é faz um vídeo de como foi o serviço. Contudo, ele não faz alguns consertos de hardware para quem derrubou o aparelho. Veja aqui outros lugares para encontrar assistência do Zuk Z2.

 

– O Zuk Z2 descarregou por completo e não liga. O que fazer?

Está é uma dúvida comum e não é restrita ao Zuk Z2. Esse tipo de problema costumam acontecer com celulares da Xiaomi também. O celular descarrega e não volta “à vida”. Calma que existe solução.

Antes que qualquer coisa. Nem pense em abrir o celular, dar “choque na bateria” ou  plugar carregador turbo. NÃO FAÇA NADA DISSO!!!!!

Esse tipo de problema se agrava quando o Zuk Z2 é o único celular da pessoa, 10 minutos sem ele e a turma já de desespera e começa a tentar soluções malucas, que podem realmente danificar o aparelho.

Abaixo, segue um passo a passo para tentar cada solução separadamente. Faça um teste com cada solução com um intervalo de 10 minutos de uma para outra.

  • 1ª solução: aperte “power” e “volume menos” por uns 15 segundos e espere para ver se o celular inicia. Caso positivo, coloque no carregador.
  • 2ª solução – conecte no PC e aguarde uns 40 minutos. O celular liga sozinho se der certo.
  • 3ª solução – conecte no carregador original e espere duas horas. Se der certo ele vai começar a carregar.
  • 4ª solução – Deixe ele quieto por uma semana (o ideal é duas) e depois conecte no carregador original. É a solução mais demorada, mas costuma dar certo na maioria dos casos.

O melhor mesmo é NÃO DEIXAR o Zuk Z2 descarregar por completo. Lembrando que isso costuma acontecer com várias marcas chinesas. Lembre-se também de usar sempre o carregador original (COM ADAPTADORES DE QUALIDADE). Não use carregadores com Quick Charge 2 ou 3, isso pode danificar permanente o celular.

Existe ainda uma 5ª solução que recomendamos apenas aos técnicos em celulares. Ela envolve abrir o Zuk Z2 e raspar um diodo sensor CX 58 que controla o carregamento do celular. Ao raspar e retirar esse diodo, o celular volta a vida, mas fica com o carregamento normal de 5.0v. Mais informações neste fórum (em inglês).

– Qual a melhor ROM para o Zuk Z2? Custom, Stock ou SHOP?

Sempre vai aparecer um espertinho metido a sabichão para dizer que tal custom rom é melhor, que faz 144 mil no Antutu e etc. Contudo, como o lance aqui é ajudar a todos, não recomendados Custom ROM para usuários iniciantes ou que tenham apenas o Zuk Z2 como único aparelho.

A melhor ROM para o usuário comum que quer apenas curtir o celular será sempre a Stock. No caso do Zuk Z2, recomendamos a ROM Stock Indiana. Atualmente ela está na versão 2.5.141 ST com Android 7.0. Recomendo ficar nela ou na 2.0.093 ST. Ambas não vai extrair o máximo do Zuk Z2, mas pelo menos, você não terá problemas com potenciais bugs que podem ocorrer nas custom ROMs como a Dirt Unicorn, Viper Etc.

A ROM indiana não vem em português, mas no vídeo abaixo, você vê um passo a passo de como é a instalação e conversão dos apps para o português. A vantagem dessa ROM em relação a que vem instalada das lojas é que ela recebe atualizações via OTA (Over-the-air).

Apenas para finalizar, não estou criticando Custom ROMs, o que estou criticando são as pessoas que recomendam essas ROMs para usuários iniciantes, que tem pouco conhecimento técnico.

  • SHOP ROMs: As piores. Use apenas se não tiver nenhum adware e ficar com medo de atualizar para uma Stock ROM.
  • Custom ROMs: São boas para usuários experientes e que vão saber voltar para outra ROM mais estável com facilidade.
  • Stock ROMs: São as melhores, pois são estáveis e dão uma visão exata de como a ZUI deveria ser. Indicadas tanto para usuários comuns como avançados.

Fonte de mais informações: Grupo Zuk Z2 no Facebook

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Soliddigao

    Aparelho excelente, comprei uma capinha e película de vidro, instalei a stock chinesa e esta ótimo, pra ser melhor só falta uma rom stock global.

    • mobilegamerbr

      Faz falta mesmo de um stock definitiva que tenha PT-BR.

  • Allan Cancian Marquez

    Ótimo texto, Dario! A gente n00b precisa de textos assim kkkkkk.
    Amigo, to em dúvida se pego um Zuk Z2 ou espero o Moto Z2 Play abaixar o preço. Não sei qual dos Z2 comprar, o que me recomenda?