Combat Squad: um FPS dos mesmos criadores de Counter Strike

Combat Squad é um jogo de multiplayer FPS desenvolvido por ex-desenvolvedores de Counter Strike. Criado na Unreal Engine 4, Combat Squad surpreende por não exigir hardware potente, e entregar uma jogabilidade que parece um misto de CrossFire com Counter Strike GO.

Em Combat Squad, o jogador tem até 6 builds de personagens para customizar. Na teoria são personagens diferentes, mas na prática, funcionam mais como presets diferentes para facilitar a configuração de armas e equipamentos durante uma partida.

O game está atualmente em soft launch (testes) apenas na Singapura. Ele não está disponível na Google Play e App Store Brasileiras, mas é possível baixar o APK no Android e jogar sem problemas. Contudo, como os servidores estão disponíveis apenas em Singapura, o ping será um grande problema.

Publicidade

– Jogabilidade frenética

O tiroteio em Combat Squad é muito parecido ao de jogos como CrossFire e Point Blank. Com mapas simples e sem muito estratégia, os jogadores podem se encarar em partidas rápidas e casuais. Até rola uns “Double Kill”, no mesmo estilo de CrossFire.

A tática e o combate estratégico ficam para os modos como batalha entre times e desarme de bombas. O que chama atenção em Combat Squad é o quanto alguns modos lembram Counter Strike. Tem até um modo no estilo “Defuse”. A movimentação dos personagens ao utilizar facas também lembra muito Counter Strike GO. São 7 modos no total, com direito a modo zumbi.

Mas infelizmente, Combat Squad não é tão refinado quanto o clássico dos PCs. Quem esperava um jogo para rivalizar com o game da Steam, terá que esperar um pouco mais.

Os comandos do game são simples e de fácil digestão. Há um tiro automático (virou moda), mas você pode desabilitá-lo facilmente. Tudo responde muito bem e o tiroteio é intenso no melhor estilo CrossFire. As armas possuem uma boa quantidade de dano. Basta poucos tiros para matar um inimigo (diferente de Modern Combat Versus e outros games de tiro da atualidade).

– Combat Squad traz um inovador modo 1 vs 1

Talvez o grande diferencial de Combat Squad em relação a outros jogos de FPS seja o modo 1 vs 1. Não é apenas o seu boneco vs o do adversário. Neste modo, o seu esquadrão irá enfrentar o esquadrão inimigo em uma batalha de 5 vs 5.

Os jogadores (que são apenas dois) podem assumir o comando de cada personagem na hora que bem entender. Esses personagens ficarão a disposição e seguirão o líder. Eles possuem Inteligência artificial suficiente para dar suporte, enfrenta personagens do adversário que surgirem pelo caminho.

A ideia funciona muito bem e é de longe, a coisa mais diferente que vi esse ano em termos de jogos de tiro. Ao colocar apenas dois jogadores para se enfrentar, o game permite até traçar estratégias como enviar uma parte do esquadrão por um lado do cenário e seguir com o resto da equipe para o outro lado.

– Gráficos

Combat Squad possui um visual que é um misto de “bonito e feio” ao mesmo tempo. Enquanto alguns modelos dos bonecos chamam atenção pelos detalhes, a exigência de rodar a 60FPS pode cortar muito dos detalhes dos cenários.

https://www.youtube.com/watch?v=c1ltGl4pZyY

Então o resultado é um jogo sem muito polimento (até agora). Enquanto essa questão de falta de polimento desagrada quem possui um top de linha Android, ela é chamativa para quem possui um celular intermediário ou básico. Basta ter um aparelho com 2GB de RAM para rodar o game. Até mesmo celulares de 4 anos atrás rodam Combat Squad com facilidade. Já no iPhone 6S e 7, o game exibe um visual muito bonito.

– Ainda em testes

Combat Squad parece pronto, mas nem tanto. O game ainda guarda algumas falhas completamente amadoras como animações ruins, áudio exageradamente elevado e ausência de músicas nos menus. Mas como o jogo está em soft launch, tudo pode mudar até o lançamento final.

Para testar o jogo no Android basta baixar o link do APK aí em baixo, fazer o download e jogar. Fique atento ao ping, pois como o game ainda não foi lançado no Brasil, poderá haver lag durante as partidas.

Link para Baixar no iPhone e iPad

Link para Baixar o APK

Link para Baixar no Android (Google Play)

Desenvolvedora: A 33 Studio
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4 /  iOS 8.0
Idioma: Inglês| Tamanho: 70 MB (+360 MB adicionais)

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News