Entenda o que é Soft Launch de jogos de Android, iOS e WP

Se você curte jogos de celular, muito provavelmente já deve ter ouvido falar em soft launch. Ou então fica desesperado quando vê um vídeo com “SAIUUU” do seu youtuber favorito, e não encontra o game na loja de aplicativos. Vamos explicar o que é e por que os soft launches acontecem.

– O que é um Soft Launch

Soft Launch é um termo que vem do inglês e significa “lançamento suave”. A expressão lembra muito uma pré-inauguração (Soft Open). O significado é o mesmo, um lançamento (ou abertura) para uma pequena parcela do público.

As produtoras fazem Soft Launch por vários motivos. Veja alguns.

Publicidade

– Testar os servidores do game
– Testar o jogo em dispositivos distintos
– Receber o feedback (reação) positiva ou negativa e avaliar alterações antes do lançamento final

Os Soft Launches se tornam muito importantes especialmente nos dispositivos com Android. Como existem quase 14 mil tipos de dispositivos rodando o sistema da Google, fica inviável para qualquer produtora testar um jogo em todos eles.

– Soft Lauch não é a confirmação de que o jogo será lançado

Um dos maiores erros dos jogadores é criar grandes expectativas quando um game entra em soft launch. Esse problema acontece por que muitos youtubers declaram em seus vídeos como se o jogo já tivesse sido lançado oficialmente. Uma grossa mentira.

O problema é agravado pelo potencial bug da Google Play que ao invés de exibir que o jogo não está disponível no Brasil, ele é mostrado como incompatível. Dando a falsa impressão que o jogo já foi lançado.

A coisa fica pior quando o Soft Launch resulta em dados infrutíferos para a produtora e ela resolve, ou abandonar o game naquele sistema, ou lançá-lo apenas para dispositivos top de linha (Gangstar, Modern Combat Versus, Afterpulse).

Abaixo você confere alguns casos de Soft Launch que resultaram em decepção.

Com a promessa de ser GTA 5 no celular, Los Angeles Undercover revelou ter gráficos muito diferentes do que foi anunciado.
Afterpulse permanece exclusivo para tops de linha.

 

Gangstar New Orleans decepcionou muitos jogadores.

 

Titanfall Frontline foi cancelado próximo do seu lançamento oficial.

 

Jogo da Supercell cancelado no Soft Launch.

Portanto, fica o aviso, o Soft Lauch não é a confirmação de que o jogo será lançado, e principalmente, de que será lançado para todos os dispositivos.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News