Vale a pena comprar o Lenovo ZUK Z2? É um bom Celular? Descubra!

O ZUK Z2 é um dos smartphones Android mais vendidos na Internet. Mas com o anúncio da Lenovo de que iria encerrar a linha ZUK (não vai haver ZUK Z3) muita gente está na dúvida se ainda vale a pena comprar esse celular.

Contudo, novos rumores apontam para a continuidade da linha Zuk. Isso mostra como a Lenovo está atenta a reação do mercado, pois atualmente, o Zuk Z2 é um dos celulares chineses mais vendidos para o Brasil.

Onde comprar? Na GearBest está com uma promoção imperdível do ZUK Z2 Pro com 6 GB de RAM

Leia também:

– Afinal, quem é o ZUK Z2

O ZUK Z2 foi eleito pelo Mobile Gamer como o smartphones com melhor custo-benefício deste começo de 2017. Ele é um aparelho que custa o mesmo preço de um J5 ou K10, mas que possui hardware que compete diretamente com os top de linha. Apelidado por muitos como o smartphones ideal, confira as especificações robustas do Z2.

Publicidade

Análise do canal RSSV:

Especificações

  • Tela: 5 polegadas FullHD 2.5D (1920×1080 pixels)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 820 64bit Quad Core 2.15GHz
  • GPU: Adreno 530
  • Sistema: ZUI 1.9 (baseada no Android 6.0)
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Armazenamento: 64 GB
  • Sensor biométrico: Sim
  • Bateria: 3.500 mAh
  • Câmeras: Traseira de 13MP 6P, f/1.8 e frontal de 8MP, f/2.0
  • Bluetooth: 4.1
  • Sim Card: Nano Sim

– O que exatamente está acontecendo com a Lenovo?

A Lenovo anunciou recentemente, pela rede social chinesa Weibo, que irá encerrar, matar, não vai mais existir, a parceria com a ZUK. Assim a submarca que tinha foco nos clientes chineses deixará de existir e a Lenovo irá focar na linha Moto.

A única coisa que irá sobreviver dessa linha independente será a ZUI Android UI. A rom está confirmada que será portada para a linha Moto, mas apenas na China.

– Entendendo um pouco de mercado de smartphones

Passados quase 2 anos do lançamento do Z1, a linha ZUK coleciona algumas conquistas curiosas. A primeira é a de ser a linha com o marketing mais bizarro já visto no mercado de smartphones. A segunda conquista, uma consequência da primeira, é a de ser a linha com os smartphones top mais baratos e com melhor custo-benefício.

Precisamos entender um pouco como funciona o mercado de smartphones para compreender o que aconteceu com a linha ZUK. Para resumir as coisas, a linha ZUK passou pela mesma coisa que outras fabricantes como Nokia e Blackberry: falta de hype.

O mercado de smartphones é movido pela badalação, e não pela inovação, como pensam a maioria. De nada adianta criar um recurso ou linha de smartphones inovadora, se você não souber vender o produto. Um exemplo, o projeto de smartphones modulares Ara que a Google descontinuou.

É exatamente por isso que a Apple lança o próximo iPhone sempre levemente diferente do último. Sempre falta algo, seja mais bateria ou melhor acabamento ou mais RAM e etc. Não há um salto quântico, mesmo quando a Apple poderia fazê-lo. É a badalação em torno da marca que ajuda a vender milhões de iPhones, ano após ano.

E o ZUK? Bem com o ZUK aconteceu o oposto. A linha não conseguiu se destacar no mercado chinês, o mais concorrido. Não é à toa que toda propaganda internacional da Apple e Samsung são com pessoas asiáticas. O mercado mobile por lá continuar fervendo.

Com propagandas bizarras (como essa abaixo) e pouco tato para o marketing, a linha ZUK teve vendas inexpressivas na China, e por isso o estoque vem sendo “queimado” por lojas chinesas na internet como Gearbest, Bangood e Tomtop.

– E o ZUK Z2?

E chegamos nessa estranha situação onde o ZUK Z2 é vendido por preços abaixo de R$ 650 reais, muito mais barato que um smartphones básico no Brasil (mesmo com taxação). Vale lembrar que o Z2 possui um hardware muito similar ao top de linha Moto Z e logo atrás de aparelhos recentes como LG G6.

O fato do ZUK Z2 ser muito barato foi algo potencialmente ruim para a fabricante Lenovo, e isso ficou evidente com o anúncio de que iria encerrar a submarca. Embora as vendas do estoque excedente estejam boas, as margens de lucro devem estar muito abaixo do aceitável.

Mas para o consumidor que irá comprar esse smartphone agora, a boa notícia é que o desenvolvimento da ZUI Android UI irá continuar. Assim, podemos esperar atualizações nos smartphones da linha ZUK.

Além disso, graças ao seu grande poder de processamento, ótima construção e preço barato, os mantedores de roms alternativas abraçaram a linha ZUK, e com isso, podemos ver diversas roms disponíveis para testes.

– Desempenho em games

O desempenho em games do Zuk Z2 é fenomenal. O celular roda com facilidade praticamente qualquer jogo da Google Play. Games como Assassin’s Creed Identity, F1 2016 e Eisenhorn Xenos rodam sem esquentar o aparelho.

https://www.youtube.com/watch?v=lFFicbDAsnA

– Ainda vale a pena comprar?

Para você que possui um mínimo de conhecimento no sistema Android e entende como flashear uma rom no celular, vale muito a pena comprar um smartphone da linha ZUK. O aparelho chega a custar três vezes menos que o Galaxy S7 e o desempenho em jogos é muito similar.

Mesmo quem é leigo, o smartphone ZUK Z2 ainda é uma ótima compra. Contudo, é preciso tomar muito cuidado com o dispositivo, pois vale lembrar que não há assistência técnica no Brasil.

Onde comprar? Na GearBest está com uma promoção imperdível do ZUK Z2 Pro com 6 GB de RAM

* Este post possui links comissionados.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News