Hackers usam Shadow Fight 3 como vírus na Google Play

O APK de Shadow Fight 3 vazou na internet. Mas você não corre muito risco de pegar um vírus ao baixar o APK jogo do Android por aí. Na realidade, o perigo está na Google Play. Hackers estão usando aplicativos de “guia falsos” com vírus, tudo direto na loja de aplicativos oficial do Android.

A empresa de segurança Check Point divulgou um alerta de um vírus na Google Play. O vírus está presente em diversos apps que se disfarçam de “guias” de jogos famosos. Nos testes da empresa, o a única função desses guias falso é apenas para instalar outro aplicativo. Felizmente o vírus tem como único objetivo exibir diversos anúncios a qualquer momento.

Os “Guias Falsos” ficaram populares devido à falta de informação dos usuários (não é o caso dos nossos leitores), que não reconhecem um aplicativo oficial de um assim que ele é lançado.

Publicidade

Outro agravante é o vazamento de jogos em canais no Youtube que levam os gamers a uma guerra de desinformação. Muitos correm para Google Play e instalaram o primeiro aplicativo que veem.

Essa prática de guia falso é antiga (exemplo aqui), mas é a primeira vez que usam vírus para manter outro app funcionando e exibindo anúncios.

O aplicativo foi propagado na Google Play sobre o nome de diversos jogos famosos. Prometendo dicas, esse tipo de aplicativo “Guia” engana principalmente desavisados que clicam no primeiro ícone que aparece na pesquisa. Jogos como Shadow Fight 3, FIFA, World of Tanks, Pokémon Go, Super Mario e Mortal Kombat estão entre os games que ganharam “guias” na Google Play. No total, foram identificados 40 aplicativos. Essa característica da praga levou a Check Point a batizar o vírus de “FalseGuide” (“guia falso”).

Segundo Check Point, é possível que os primeiros apps tenham sido cadastrados em novembro de 2016. Somando os downloads acumulados por todos os apps, os criminosos teriam infectado entre 500 mil e 2 milhões de aparelhos, embora é possível que um mesmo aparelho tenha instalado mais de um dos guias fraudulentos.

Página do aplicativo de guia falso para Shadow Fight 3 . App teve ao menos 100 mil downloads no Google Play. (Foto: Reprodução)

No site do G1 há um mini tutorial de como remover o vírus. Veja aqui.

Fonte G1

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News