Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

7 de Março de 2017 . Atualizado 08/03/2017

SAIU-grao-corte-nao-saiu Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

Saiuuu Grau e Corte! Mais um jogo que não exatamente um jogo, muito menos um beta. Esse tipo de vídeo no youtube tem ficado bastante popular ultimamente. O problema é que muitos deles são ancorados em imagens falsas e vídeos de games ou mods para consoles e PC.

Leia também:

O melhor exemplo disso é o jogo Grau e Corte. Um game de moto feito por desenvolvedores brasileiros que gerou certa expectativa. Entretanto, muitas das imagens e vídeos veiculados no Youtube não são do jogo, mas de um mod para o GTA V no PC, ou de jogos de motos para consoles.

– Saiu ou não saiu?

saiuuu-so-que-nao Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

Funciona assim. Os youtubers fazem um vídeo falando sobre um game em desenvolvimento. Mas ao invés de usar imagens do jogo, eles mostram imagens de games similares para PC e consoles. Isso gera uma expectativa imensa na audiência. Pois dá a falsa ideia de que o jogo terá aqueles gráficos. Parece uma boa ideia de geração de conteúdo, mas como é baseada em uma pequena mentira, o resultado final quase sempre é a frustração.

Além de Grau e Corte, há outros jogos em desenvolvimento que passam pelo mesmo problema. Outro exemplo é Los Angeles Undercover , que foi bastante divulgado usando vídeos da versão para PC. Sendo que a versão para Android e iOS é bastante limitada.

comparativo-youtube-vs-jogo-real Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

Mas o caso de Grau e Corte é emblemático pelo fato do game estar em um estágio bastante inicial. A beta vazada (ou divulgada.. sei lá) no grupo no Facebook, é na realidade um pré-alpha do jogo, que parece ter sido feito em 10 minutos.

Não estamos criticando os desenvolvedores. Só Deus sabe o que eles sofrem para apresentar um conteúdo que compete com as imagens veiculadas por youtubers. O problema é quando algum youtuber resolve divulgar as imagens sem deixar enfático no vídeo (por escrito, em legenda) que as imagens exibidas são de outro game.

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.