Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

7 de março de 2017 . Atualizado 08/03/2017

SAIU-grao-corte-nao-saiu Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

Saiuuu Grau e Corte! Mais um jogo que não exatamente um jogo, muito menos um beta. Esse tipo de vídeo no youtube tem ficado bastante popular ultimamente. O problema é que muitos deles são ancorados em imagens falsas e vídeos de games ou mods para consoles e PC.

Leia também:

O melhor exemplo disso é o jogo Grau e Corte. Um game de moto feito por desenvolvedores brasileiros que gerou certa expectativa. Entretanto, muitas das imagens e vídeos veiculados no Youtube não são do jogo, mas de um mod para o GTA V no PC, ou de jogos de motos para consoles.

– Saiu ou não saiu?

saiuuu-so-que-nao Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

Funciona assim. Os youtubers fazem um vídeo falando sobre um game em desenvolvimento. Mas ao invés de usar imagens do jogo, eles mostram imagens de games similares para PC e consoles. Isso gera uma expectativa imensa na audiência. Pois dá a falsa ideia de que o jogo terá aqueles gráficos. Parece uma boa ideia de geração de conteúdo, mas como é baseada em uma pequena mentira, o resultado final quase sempre é a frustração.

Além de Grau e Corte, há outros jogos em desenvolvimento que passam pelo mesmo problema. Outro exemplo é Los Angeles Undercover , que foi bastante divulgado usando vídeos da versão para PC. Sendo que a versão para Android e iOS é bastante limitada.

comparativo-youtube-vs-jogo-real Grau e Corte: o problema das imagens e vídeos falsos no Youtube

Mas o caso de Grau e Corte é emblemático pelo fato do game estar em um estágio bastante inicial. A beta vazada (ou divulgada.. sei lá) no grupo no Facebook, é na realidade um pré-alpha do jogo, que parece ter sido feito em 10 minutos.

Não estamos criticando os desenvolvedores. Só Deus sabe o que eles sofrem para apresentar um conteúdo que compete com as imagens veiculadas por youtubers. O problema é quando algum youtuber resolve divulgar as imagens sem deixar enfático no vídeo (por escrito, em legenda) que as imagens exibidas são de outro game.

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Este youtube de games mobile está cada vez mais ridículo, e cada video desesperado em ganhar views que dá até vergonha, o problema que quando você posta algum jogo só porque não é o agrado deles, eles enchem seus vídeos de dislike, já vídeos falsos como este enche de views, e de likes, eu realmente não entendo os Brasileiros. Nada contra o jogo, mas prefiro continuar ganhando views baixas do que fazer vídeos enganando meus inscritos.

    • Eu tbm prefiro ficar continuar view baixa, esse tipo de apelação, é medíocre, falta de conteúdo

    • yan matheus

      Cara youtubers de games mobile não crescem e não tem moral, porque é um pegando conteúdo do outro, não tem originalidade,é só clickbait, essa parada desse “saaaiuu” que ja peguei raiva dessa palavra, e ainda dão ibope pra jogos bostas que muitas vezes estão na alpha da alpha e ficam dizendo “o jogo ta bem foda filhão”…

  • Raul Joaquim de Santana

    Infelizmente a grande maioria dos youtubers de mobile usa essa tática vergonhosa,quando voce ver a thumbnail
    Do GTA 5 e escrito saiu!!! Você logo pensa já vem merda ai

  • Bruno França

    O unico canal hj em dia que considero mais fiel aos inscritos é o Muito Mais Play, video de qualidade, sem clickbait na thumb ou titulo, se esforça pra trazer em primeiro mão mais sem perder a qualidade, pesquisa em fontes diferentes. É triste ver “CS:GO para android” com imagem fake e voce abre o jogo e é um jogo generico e com jogabilidade tosca. Vamo melhorar ai galera.

  • Muleque Sem Educação

    Eu acho esses youtuberzinhos bostas todos são a mesma merda quando falam SAIIU, vi um agora pouco SAIU NOVO RESIDENT EVIL 4 SEM EMULADOR…. ai quando eu vejo é o RE3 Nemesis de PS1 e Sim com Emulador dizem que é sem emulador pq a .ISO e o emulador são juntos apenas em um APK… acho esses caras uns Filhos da Puta.

  • Acho ridículo isso, nunca fiz e nunca farei, respeito meus inscrito e a confiança q dão em min, já mais quero perder isso. Triste ver esse tipo de atitude.

  • Omni Tutors

    O caverinha representou na humildade

  • Gi Basilio

    Isso ja deu, se o youtuber e bom, tem que se garantir, chega de click bait, coloquem o nome do jogo no titulo e depois escrevam qualquer bosta, saiuuu ! Ja deu isso ja, tenho youtubers que nem clico mais nos videos deles por isso, enjoei disso.

  • Gi Basilio

    E outra youtuber pequeno se achando o pewdiepie hahahaha enchem tudo de bosta, pra vc clicar de qualquer jeito, obrigam vc a clicar pra saber o nome do jogo, muitos clicam mais por isso e nao pelo youtuber, alem de encher link pra googleplay, sim, haha link da googleplay cheio de link seguro, os caras tem que parar com isso, youtuber pequeno mercenario e foda.

  • Paulo Davi

    Uma coisa chata que acontece é com os jogos naruto ultimate ninja impact e dragon ball shin budokai ambos de psp que os caras fazem uma modificação tosca nas texturas e os youtubers vão logo dizendo “saiuuuuuuuu(89x) naruto storm 4 para android” é triste ver isso.

  • Oficina TecArt

    Estava até usando este tal de SAIU, mas sinceramente me senti mau por achar simplesmente um saco, não dá, não consigo fazer parte desta laia, outro dia fui falar de um tal de GURI…. e FOGU…… os caras me malharam, dizendo que sou invejoso, unicamente porque disse que os caras vivem de click bait e tumbnail mentirosa, todas as tumbs que uso são do próprio jogo, aí digo, prefiro manter meus 300 inscritos fiéis do que ficar mentindo, quem sabe na humildade um dia chego lá! Abraço do Ouvido do Oficina TecArt.