Análise: o que faltou em Gangstar New Orleans?

Gangstar New Orleans é um jogo de sandbox lançado para Android, iOS e Windows 10. O game decepcionou muitos jogadores por ser incompatível com seus celulares. Mas não é aí que está o principal “problema” desse título. Confira o que deu errado e fez de Gangstar New Orleans um dos games “mais odiados” pelos amantes da franquia.

Link do game para Baixar no Android

Link do game para Baixar no iPhone e iPad

Publicidade

Link do jogo no Windows 10

– Bem-vindo a New Orleans

Em Gangstar New Orleans, o jogador controla um personagem sem nome que será customizado pelo jogador. No início do game, somos convidados a entrar para o mundo do crime e tentar dominar a cidade.

Gangstar New Orleans é bem diferente de um GTA ou qualquer outro game da própria franquia Gangstar. Não há a força de um protagonista ou de enredo que crie no jogador a sensação de urgência.

Apesar disso, a apresentação do jogo é ótima. O visual é bonito (apesar de diferente) e a cidade parece rica e viva (parece…). Mas isso é apenas a impressão inicial do game.

– História irrelevante

O tipo de enredo de Gangstar New Orleans não é nem um pouco inspirado. De fato, esse é o game da franquia que menos dá ao jogador aquela vontade de conhecer a história.

Dos motivos para começar um império do crime, ao protagonista que não fala uma linha de diálogo, a história de New Orleans não desperta nenhum tipo de curiosidade. Esse é o grande problema do game.

Lembra de Gangstar: Miami Vindication onde tínhamos que salvar um irmão do protagonista? E Gangstar Rio onde controlávamos um assassino que queria deixar a vida do crime? Ambos possuem bons enredos, diálogos divertidos e que nos deixavam curiosos sobre o que aconteceria pela frente.

Claro, faltou mencionar o último jogo, Gangstar Vegas, que foi lançado como jogo premium e manteve essa linha de mostrar as causas que levavam o personagem para o lado do crime. O protagonista sempre lutava por algo ou alguém, e isso motivava o jogador a embarcar no mundo do crime. Em New Orleans você é apenas um bandido e ponto final.

Essa ausência de motivo que te leve a cometer delitos se agrava ainda mais com o roteiro fraco do jogo. Todos os diálogos são vazios e apenas existem para justificar a próxima missão criminosa. Nem a adição de E-Man tornou o game mais divertido. Funciona assim, alguém diz que algo precisa ser roubado ou alguém merece uma lição, e você é escalado para fazer o serviço. Quem mandou ou quem vai morrer não interessa.

– Gameplay genérico

Dos pecados de Gangstar New Orleans, um dos maiores é deixar tudo muito genérico. Missões de corrida, tiroteio, com barcos e aviões. Depois de um certo tempo New Orleans vira um jogo extremamente repetitivo.

Se não fosse a jogabilidade razoável, não haveria motivos para seguir adiante. A boa notícia é que tudo funciona muito bem. Andar, atirar, roubar veículos. A má notícia é que a cidade de New Orleans é sem expressão. Dos motoristas apáticos aos pedestres sem graça. Não há segredos ou easter-eggs para descobrir. Comparar Gangstar New Orleans com GTA V é uma piada de muito mal gosto.

New Orleans é uma cidade sem graça.

Fica evidente que a Gameloft retirou do jogo todos os elementos AAA como história, gráficos de ponta e desafio. A produtora transformou Gangstar em um passatempo, com missões curtas e repetitivas.

– Multiplayer fraco

Essa ideia de fazer um Gangstar mais casual (menos sexista e violento) faria sentido se o game trouxesse um item a muito aguardado pelos jogadores, o multiplayer online. Mas infelizmente, o multiplayer de New Orleans é uma das coisas mais decepcionantes que eu joguei em 2017. Por anos, muito se especulou sobre um modo multiplayer em Gangstar Vegas. O anúncio de que New Orleans teria, enfim, um modo multiplayer online, deixava qualquer fã da franquia ansioso.

A gente espera  um multiplayer no estilo GTA V e damos de cara com isso.

Porém, o multiplayer existente em New Orleans é aquele mesmo que existiu no começo de Dungeon Hunter 5. Você apenas “Constrói” uma base, posicionando os seus capangas e aguardando a interação de outros jogadores. Eles invadem sua base e pegam o loot. O mesmo pode ser feito por você na base de outros jogadores. Apenas isso.

Não há estratégia, apenas o leveling para ver quem consegue ter os melhores personagens e armas antes. Parece interessante na teoria, mas um multiplayer em tempo real seria muito mais divertido. Não adianta a Gameloft dizer que é tecnicamente impossível, pois estúdios menores já implementaram a ideia em games presentes no Android e iOS.

– O maior crime em Gangstar New Orleans é a monetização

Diferente de Gangstar Vegas, que era um jogo premium que virou freemium, New Orleans foi pensado desde o começo como um jogo ultra monetizado. Por conta disso, absolutamente tudo no game é segmentado e quebrado para retardar o progresso do jogador o máximo possível.

Todas as armas precisam ser encontradas em potes, ou pior, alugadas.

Há barras de energia apenas durante as missões, sistema de cartas (jarros), diamantes, consumíveis e etc. Absolutamente nada virá sem ser por um sistema aleatório que garanta que você gaste muito tempo, ou pague para encurtar o processo. Fazer zueira pela cidade não consome energia, mas também não rende absolutamente nada ao jogador.

+Prós

  • Mapa maior que o de Gangstar Vegas
  • Bons controles

-Contras

  • História fraca
  • Péssima compatibilidade com dispositivos Android
  • Muita monetização
  • Multiplayer sem graça
  • Enjoa muito rápido
  • Apenas online

[yasr_overall_rating]

[taq_review]

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News