Controle no Android: como configurar e mapear botões (funciona em qualquer jogo)

Veja como mapear botões e deixar qualquer game compatível com controles no Android. Seja ele Ípega, GameSir ou Wamo, Com essa dica simples, será possível tornar qualquer jogo compatível com controles bluetooth no Android. São dois métodos, um utilizando app pago e outro gratuito, mas ambos necessitam de root.

Aviso: O root é necessário pois no método sem root, torna-se muito comum o controle não ser reconhecido completamente. Por conta disso recomendamos o root para poder usufruir do total poder do seu smartphone ou tablet com Android.

– GameKeyboard + (Método pago)

Escolhemos o app GameKeyboard + (Download aqui) pela fácil configuração e compatibilidade com Androids do 2.3 até o 6.0. O funcionamento do aplicativo é muito simples, veja.

Publicidade

Passo 1. Com o controle bluetooth/USB já pareado e conectado ao seu celular/tablet, abra o aplicativo GameKeyboard +

Passo 2. Toque em “Settings”, acesse a primeira opção “Quick Setup”.

Passo 3. Toque em “BT Controller -> Touchscreen”.

Passo 4. De volta ao menu de “Settings”, role a página até encontrar “Touchscreen Mode”, “Joystick Mode” e “Use Advanced Input”, marque essas opções, deixe as outras como está.

Passo 5. Volte para o menu inicial do Keyboard Gamepad+ e toque em “Start”.

Passo 6. Agora abra o jogo que você deseja configurar. No meio da jogatina, aperte o botão de volume no seu controle (Ípega por exemplo). Irão aparecer diversos botões na tela.

Passo 7. Arraste os botões e analógicos para as posições desejadas.

Passo 8. Salve a configuração voltando no Keyboard Gamepad+, acesse “Settings” e “Save Profile”. Salve um profile para cada jogo.

Passo 9. Para não ter que ficar configurando tudo novamente, basta abrir o GameKeyboard +, e carregar um profile. Você pode criar quantos quiser.

Observações: Se o seu controle não é Ípega ou não tem botão de volume, configure a “Hot Key” no “Settings” do GameKeyboard +. Ela opção serve para mostrar os botões virtuais que irão corresponder aos botões do controle. Em controles ípega, Wamo e GameSir, ela já vem setada para o botão de volume do controle.

– Tincore Keymapper (Método Grátis)

Também é possível configurar botões na tela com um aplicativo gratuito Tincore Keymapper (Download aqui). Ele é um pouco mais complexo e com uma interface bastante poluída (com anúncios). Além disso, ele costuma bugar com controles populares como o Ípega, por exemplo.

Veja um vídeo do canal Boleiro JV mostrando como configurar o Tincore Keymapper

https://www.youtube.com/watch?v=22gS0JWlvDY

Qualquer dúvida deixe um comentário.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News