Rumor: Nintendo Switch é mais fraco que o Nvidia Shield TV

20 de dezembro de 2016 . Atualizado 20/12/2016

 

nintendo-switch-tablet-nvidia Rumor: Nintendo Switch é mais fraco que o Nvidia Shield TV

Vazou, aparentemente, os clocks de CPU e GPU do Nintendo Switch. As novas informações colocam o console muito mais próximo de defini-lo como um portátil do que como um console de mesa que irá concorrer com PS4 e Xbox One.

De acordo com o rumor, o processador do Nintendo Switch é uma variante do Nvidia Tegra X1. Porém, mais fraco do que o que equipa o Nvidia Shield TV, um dos melhores consoles com Android.

O assunto está tão nebuloso que está levando os fóruns da internet à loucura. Pois muita gente pensava que o novo console da Nintendo teria o tão aguardado Tegra X2. Confira uma tabela com as especificações que vazaram.

Modos ↓Freqüência de operação da CPUFreqüências de operação da GPUVelocidades disponíveis no barramento do controlador de memória
Switch portátil1,02 GHz307,2 MHz1331 ou 1.600 MHz
Quando no dock…1,02 GHz307,2 MHz ou 768 MHz1331 ou 1.600 MHz

Segundo o rumor, o console funciona em estados diferentes. No modo portátil, o clock da GPU cai para menos da metade.

O Nvidia Shield TV e seu Tegra X1, possuem CPU com 2 GHZ e GPU com 1 GHZ, ele produz 1 Teraflop. Segundo o rumor, o Switch ficaria com algo em torno de 0.7 Teraflops ou 768 Gflops, isso quando plugado na dock. Em modo portátil ele ficaria com 307,2 Gflops.

Mas não vamos cair no erro aqui de especular gigaflops em cima de um rumor. Mesmo que ele seja menos potente que o Nvidia Shield TV, a utilização da Vulkan em conjunto com resoluções baixas, poderiam resultar em games impressionantes para um portátil. Segundo o rumor, o Nintendo Switch opera na realidade a 540p e usa upscaling para gerar imagens a 720p.

Mesmo se esses detalhes se confirmarem, isso apenas reafirma uma postura que a Nintendo já vem adotando há muito tempo: a de não competir diretamente com Sony e Microsoft.

Ao que parece, os planos da Nintendo são mesmo de fazer o Switch parecer e ser um console adicional, e que vai operar em mercados onde Sony e Microsoft não tem mais força (portátil). Assim sendo, basta ter bons jogos para o Nintendo Swtich ser um sucesso.

Fonte do rumor: Eurogamer

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Drogba Legend

    Jhoders and yoders

  • Cleylson 平和

    Rumor e romur
    Apesar de ter sido o ano dos rumores verdadeiros o melhor é esperar para ver’
    Eu não creio que o sucessor do Wiiu seria mais fraco que ele. É as imagens do Trailer estavam muito bonitas para ser 540p com upscaling para 720 (eu sei que isso pode ser feito com o poder da edição)
    Mas vamos ver o resultado final em 2017.

  • Gi Basilio

    Bem, nintendo nunca foi um console para competir com ps4 etc, nintendo sempre trouxe novidade no mundo dos jogos, ela se preocupa mais com diversao do que graficos absurdos e jogos bugados, como sempre, nintendk traz o switch, uma novidade, nesse mercado online de hoje, e isso doi para outras empresas, que de grafico falta qualidade em seus jogos.