Top 5 Melhores Celulares Usados para Comprar na Crise em 2016

celulares-usados-melhores-para-comprar-phonearena

Uma lista fora do comum. Reunimos os 5 melhores celulares usados para comprar em plena crise. Os smartphones selecionados levam em conta o custo e benefício, com ênfase na performance para jogos de celular. Confira o top.

Leia também:

– Uma leve introdução e esclarecimentos

Publicidade

Celular não é investimento, ok? É bem de consumo. Dito isso, vale lembrar que os aparelhos citados aqui não são nem os mais baratos e, muito menos, os mais caros. A lista é composta pelos smartphones usados apontados como “melhor compra”, levanto em conta tanto o preço como os usos que o dispositivo poderá assumir. É a velha relação de custo/benefício, mas aplicadas ao contexto da crise em que o país vive atualmente.

O preço apontado, leva em consideração a média do valor do celular em lojas de aparelhos usados (Trocafone e outras).

Na maioria esmagadora das vezes, é muito melhor comprar um smartphone do ano passado, os celulares apontados aqui são sugestões. Caso você tenha condições de comprar a versão mais nova, pode ir em gente (com algumas ressalvas descritas abaixo).

5 – Sony Z3 Compact

Sony Z3 Compact ainda é compatível com controles do Playstation 3 e 4.
Sony Z3 Compact ainda é compatível com controles do Playstation 3 e 4.

O Z3 Compact pode ser considerado “pequeno” para os padrões atuais, mas este smartphone é um monstro quando o assunto é desempenho. Lançado em 2014, a versão menor do Z3, tem apenas o tamanho reduzido, mas mantém o mesmo processador (SoC) e memória RAM do irmão maior. Com Snapdragon 801, 2.5 GHZ e 2GB de RAM, o Z3 Compact dá uma surra em qualquer smartphone básico da atualidade (e até em alguns ditos “intermediários”) na mesma faixa de preço.

A coisa melhora ainda mais com a resolução de tela, que por ser “apenas HD” (1280×720 pixels), ajuda o aparelho a rodar suavemente qualquer jogo da Play Store. O Sony Z3 Compact pode ser encontrado em lojas de aparelhos usados (com garantia) por míseros R$ 689 reais. É o smartphone mais barato da nossa lista.

4 – iPhone 6

iPhone-6
Preço elevado, mas com muitos exclusivos. O iPhone 6 pode ser uma boa pedida.

Do mais barato para o mais caro na lista. Nosso foco são os games certo? E nesse departamento, o iPhone 6 é um dos reis. Performance quase imbatível, aliado a um preço que, é caro, mas tem como uma das principais vantagens não desvalorizar tão rápido como smartphones com Android ou Windows Phone.

Além de boa performance em games, o iPhone 6 ainda ganha pontos pelos jogos exclusivos do iOS. Games como Oceanhorn, Afterpulse, Heroki, Infinity Blade e muitos outros levam anos para chegar ao Android. Portanto, se você tem familiaridade com o Sistema Operacional da Maçã, o iPhone 6 é o mais indicado.

E o iPhone 5 e 5S, não são boas compras? É o seguinte… para jogos, eles são satisfatórios para quem JÁ TEM um. Para quem ainda vai comprar, a sensação será a de que comprou um produto muito básico, pois vários jogos que serão lançados ao longo de 2017 já não serão mais compatíveis com as versões mais antigas do iPhone.

3 – LG G3

LG-g3
Tela incrível e versão com até 3 GB de RAM, isso tudo lá em 2014!

A LG conseguiu o impossível, estragar a linha G com diversas versões menores que tiraram o brilho da versão “Flagship”. Além disso, a fabricante adotou o péssimo habito de trazer aparelhos capados para o Brasil.

Dentro desse contexto, ainda se salva o LG G3, um aparelho com tela incrível de 5.5 polegadas com resolução 1440 x 2560 pixels, processador Quad-core 2.5 GHz Krait 400 e Adreno 330. São 3GB de RAM (modelo com 32 GB), mas é preciso olhar bem para não comprar a versão com 2GB de RAM (16 GB) por engano. No dia a dia, isso faz pouca diferença, mas para quem é gamer de celular, 1GB de RAM a mais faz muita falta!

Apesar de ser de 2014, o LG G3 ainda dá um “couro” em muito celular intermediário que vemos por aí. Se você tiver grana sobrando, pode partir para o LG G4 sem medo. Porém, muito cuidado com o LG G5, a versão lançada no Brasil foi apelidada de “SE” por ter especificações inferiores a versão internacional.

2 – Samsung Galaxy S5

O Galaxy S5 é o celular mais fácil de encontrar usado e em boas condições.
O Galaxy S5 é o celular mais fácil de encontrar usado e em boas condições.

A qualidade dos aparelhos top de linha da Samsung é indiscutível. O Galaxy S5 é um daqueles smartphones que literalmente ditam a compatibilidade de jogos no mercado mobile. Fora os jogos exclusivos para Tegra, o Samsung Galaxy S5 roda praticamente tudo que existe na Play Store com gráficos no máximo sempre!

A configuração dele pode ser considerada intermediária para os dias atuais, mas são bem robustas. Contudo, é preciso ficar atento as versões. A melhor versão é a 4G com SoC Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400 e GPU Adreno 330.

Há ainda a versão 3G com Exynos 5422 Octa (4×1.9 GHz Cortex-A15 & 4×1.3 GHz Cortex-A7) e GPU Mali-T628 MP6. Ela é ótima, mas é facilmente confundida com o Galaxy S5 Neo que possui clock de apenas 1.6 GHZ e construção mais modesta.

O Samsung Galaxy S5 tem apenas 2 GB de RAM, mas por ter resolução FullHD, o aparelho apresenta desempenho levemente melhor que o de dispositivos com tela 2K. especialmente em aplicações como emuladores de PSP e Nintendo DS.

Caso grana não seja problema, você pode partir para aparelhos mais robustos como Galaxy Note 5 ou Galaxy S6. Ambos estão com preços ótimos em lojas de usados, chegando a custar 1/3 do preço do Galaxy S7.

1 – Moto X (2ª Geração / 2014)

Android puro, boa configuração e muito fácil de encontrar em lojas de usados.
Android puro, boa configuração e muito fácil de encontrar em lojas de usados.

A Motorola chegou a perfeição com a segunda versão do seu smartphone top de linha. Mesmo lançado em 2014, o Moto X 2 é recomendação fácil para quem quer um smartphone com desempenho insuperável, Android puro, atualizações rápidas e zero de problemas.

Absolutamente nada incomoda neste aparelho com tela de 5.1 polegadas, Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400 e GPU Adreno 330. São 2GB de RAM, mas a leveza do Android puro garante desempenho incrível nos jogos. Rodando tudo no “Ultra” sempre!

https://www.youtube.com/watch?v=P65jHzEiO2U

Há algumas ressalvas aqui e ali, mas o preço que costuma ser vendido é muito atrativo. Atualmente o Moto X pode ser encontrado em lojas de celulares usados por módicos R$ 799 na versão de 32 GB. O mesmo preço que você pagaria em um Moto G capado.

E esses são nossos “picks” para celulares usados em plena crise de 2016. Como você pode ver, muitos tem preço na baixa de smartphones básicos e podem ser encontrados em lojas como Trocafone e outras. Faltou algum? Diga nos comentários.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News