Apple vai matar o Game Center no iOS 10

13 de junho de 2016 . Atualizado 14/06/2016

GameCenterApp1-300x286 Apple vai matar o Game Center no iOS 10

Durante a WWDC, evento realizado hoje pela Apple, a empresa de Cupertino anunciou, nas entrelinhas, que irá desativar o Game Center App. Era algo meio previsível. Diferente da Google Play Games, o app do Game Center é pouco utilizado. Além disso, boa parte dos recursos do Game Center funcionam de forma independente, já que são implementados nos jogos de forma muito simples. Ainda sim, não deixa de ser um grande revez para quem curtia a ideia do aplicativo.

Veja o release de lançamento do beta do iOS 10 que confirma o fim do Game Center

O aplicativo Game Center foi removido. Se o seu jogo implementa recursos GameKit, ele também deve implementar o comportamento da interface necessária para o usuário ver esses recursos. Por exemplo, se o seu jogo suporta tabelas de classificação, que poderia apresentar um objeto GKGameCenterViewController ou ler os dados diretamente do Game Center para implementar uma interface de usuário personalizada.

Um novo tipo de conta, implementado pela classe GKCloudPlayer, suporta iCloud somente contas de jogo. Game Center oferece uma solução generalizada nova para o gerenciamento de armazenamento persistente de dados no Game Center. A sessão de jogo (GKGameSession) tem uma lista de jogadores que são participantes da sessão. A implementação do seu jogo define quando e como uma lojas participantes ou dados recupera os dados do servidor ou trocas entre jogadores. sessões de jogo, muitas vezes pode substituir partidas existentes baseado em turnos, partidas em tempo real e persistente salvar jogos, e também permitir que outros modelos de interação entre os participantes.

O próprio serviço do Game Center tem tido problemas de login no iOS 9, e apenas com um update recente, foi que a Apple corrigou os erros.

Apesar de pouco usado, fica a pergunta. Como os usuários vão gerir os pedidos de amizade? É o fim da rede social de game no iOS?

Via TouchArcade

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.