5 Coisas que o Windows Phone/Windows 10 Mobile faz Melhor que o Android

meme-apontando-o-dedo

O título do post poderia ser: “5 recursos que já deveriam estar no Android“. Parece brincadeira, mas existem sim, 5 coisas que a Microsoft, e seus parceiros, acertaram de cara no seu sistema mobile. São recursos e usos há muito desejados pelos usuários do Android, mas que por algum motivo a Google não faz, e não deixa os desenvolvedores implementarem. Confira!

Alerta! Este artigo não tem o intuito de defender o Windows Phone ou Windows 10 Mobile, portanto não se preocupe! Não estamos aqui para fazer “babação de ovo” para sistema A ou B (como 99% dos sites de Android). Apuramos os fatos e os apresentamos de forma imparcial (mas com bom humor) para que o leitor perceba que sistema perfeito não existe, sempre há o que melhorar.

1 – Mover aplicativos e jogos completamente para o cartão de memória

windows-phone-mover-arquivos

Publicidade

No Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile, mover apps e jogos para o cartão MicroSD é bastante fácil. O grande diferencial é o fato de que os sistemas da Microsoft movem absolutamente tudo para o cartão de memória MicroSD. No Android é quase impossível fazer isso sem ter um bom conhecimento técnico de root, partição, linkagem e por aí vai. Na grande maioria dos casos, o Android move apenas o “APK” e alguns arquivos lib, deixando DEX e o DATA na unidade de armazenamento principal.

* Sim! Sabemos que o Android 6 possui um recurso parecido, que mescla as duas memórias de armazenamento (Principal e MicroSD). Decidimos postar apenas pelo fato do recurso ser melhor implementado no Windows Phone/ Windows 10 Mobile, pois não inviabiliza o uso do cartão de memória em outros dispositivos.

2 – Atualizar o sistema

windows-phone-insider

Graças ao app “Insider” da Microsoft, qualquer smartphone, desde top de linha até arcaico Lumia 520, podem testar a última versão do sistema. Isso seria o céu para os usuários do Android. É até possível ter uma experiência parecida com o Cyanogen Mod. Mas assim como no tópico anterior, é preciso ter muito conhecimento técnico para não ferrar o seu aparelho. Já no Windows Phone/Windows 10 Mobile, basta se cadastrar no serviço Insider e atualizar o sistema normalmente.

3 – Ver vídeos sem anúncios e ouvir música do Youtube com a tela apagada

windows-phone-youtube

Quê? Parece piada, mas não é! Embora a Google tenha decidido trolar o Windows Phone, de fato, a Microsoft mostrou o dedo do meio para a Google ao permitir aplicativos como o “Metro Tube”. Com ele, é possível assistir vídeos sem anúncios, ouvir música com a tela apagada e até mesmo baixar vídeos do serviço em MP3 e MP4, tudo em um só app. Ferramentas com funcionalidades parecidas são constantemente removidas da Play Store pela Google, quer exemplos? Tubemate e Freedi. Por que são removidas? Simples: Anúncios!

4 – Pausar downloads de apps e jogos

windows-phone-pausa-download

Desde o Windows Phone 7, o sistema de Microsoft possui um recurso ainda em falta no Android 6.0, a possibilidade de pausar um download na loja de aplicativo. Muitas vezes gostaríamos de pausar um download e continuar ele depois, especialmente de jogos muito grandes.

5 – Segurança

windows-phone-security

Esse é o tópico mais polêmico! Mas é a pura e simples verdade. O sistema mais popular sempre será o alvo principal de aplicativos maliciosos, vírus, trojans, adwares e etc. Foi assim com o Windows no PC e a coisa, de forma irônica, se inverteu no mundo mobile. Quem busca apps fora da Google Play sabe como é dura a vida de ficar vendo toneladas de pop-ups sobre anti-vírus, vírus e etc, é muito chato! Por ser aberto, o Android é uma faca de dois gumes, e caso o usuário não saiba o que está fazendo pode instalar um monte de adware, alguns estão disponíveis até mesmo na Google Play.

Gostou do Artigo? Deixe o seu comentário!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News