Por que os jogos do Ben 10 para Android e iOS são RUINS?

15 de dezembro de 2015 . Atualizado 15/12/2015

ben-10-perseguicao-android-ios Por que os jogos do Ben 10 para Android e iOS são RUINS?

Estão faltando jogos bons do Ben 10 nos smartphones e tablets

A audiência do desenho animado Ben 10 e a procura por jogos bons no Android e iOS são perceptíveis, mas não há grandes títulos do herói criança/adolescente nos smartphones. “Então este é um Top 10 dos melhores jogos do Ben 10 certo?” Errado. Infelizmente não há uma quantidade de games bons sequer para formar um Top 5.

Dos jogos do Ben 10 para Android e iOS, o único capaz de ser chamado de “razoável” é “A Ira de Psychobos” (Android e iOS). Uma aventura com visão isométrica onde controlamos Ben 10 ou Rock, que irão encarar vilões em um game que parece ter saído do Playstation 2.

Quando o game foi lançado em 2013, pensei que seria a hora de vermos boas sequências do mesmo, porém foi o contrário.Os jogos seguintes foram sempre bobinhos demais, até mesmo para a criançada que rapidamente parte para outros games.

Mas é preciso estar ciente do que está acontecendo, por baixo dos panos. Existe alguns motivos para a Cartoon Network não dar aos jogadores o que eles querem. Um deles pode ter sido a baixa recepção de A Ira de Psychobos, o outro pode ser simplesmente a Classificação Indicativa.

Há uma dicotomia entre a classificação do desenho animado do Ben 10 e os seus games nas lojas de aplicativos. Ao que parece, as produtoras não estão conseguindo encaixar jogos com combates entre personagens de ficção para a “Classificação Livre”, como acontece na TV a Cabo e DVD. Mesmo que tais jogos sejam, por exemplo, apenas com combates entre aliens e robôs.

O que acontece é que a classificação nas TVs e DVDs é bem menos rígida do que nas lojas de aplicativos. Ben 10 é um desenho de ação e combates entre alienígenas é o clímax de muitos episódios do desenho animado.

Para representar tais combates em jogos, é preciso de no mínimo a classificação para maiores de 10 ano. Algo inviável para a produtoras, pois o público alvo está bem abaixo disso. O resultado são jogos onde não vemos combates, como por exemplo, o recente “Perseguição na Cidade Debaixo” (Android e iOS).

Entretanto, a tal “violência fantasiosa” não é algo tão negativo, e até mesmo o Ministério da Justiça Federal reconhece isso no Guia Prático da Classificação Indicativa. A própria Cartoon já conseguiu encaixar outros jogos com combates entre personagens de fantasia, como é o caso de “Ataque ao Prisma” (Android e iOS), jogo do desenho animado Steven Universo.

No final das contas o resultado é esse. Ben 10 é uma das franquias com os piores jogos para Android e iOS, chegando a ficar atrás até mesmo de Clarêncio.

Ben 10: Protector of Earth, ou um similar, já deveria existir para smartphones.

Com a popularização dos smartphones e a inviabilidade de lançar jogos muito caros, a plataforma mobile é excelente para receber jogos de desenhos animados, mas infelizmente as produtoras apostas em saídas fáceis, ao invés de dar aos gamers novos, o que eles querem. Um bom jogo de pancadaria com muitas fases, no estilo do “Ben 10: Protector of Earth” do Playstation 2.

Com informações de: Guia Prático da Classificação Indicativa

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • João Victor Cardoso

    Eu zerei ben 10 protector of earth no Android usando o emulador de PSP o jogo apesar da temática infantil é bem divertido com direito até a quick time events, realmente bem legal ☺😀