Jogos estão entre os conteúdos mais baixados no celular, aponta estudo no Brasil

26 de setembro de 2015 . Atualizado 26/09/2015

apps-e-games Jogos estão entre os conteúdos mais baixados no celular, aponta estudo no Brasil

Mais uma pesquisa encomendada sobre os hábitos dos usuários de smartphone e tablets, dessa vez, no Brasil. A plataforma de transferência de fundos digitais do PayPal encomendou um estudo à BigData Corp sobre o comportamento e hábitos dos consumidores brasileiros em relação ao consumo de apps em celulares e tablets. No melhor estilo, “eu já sabia”, o estudo revelou que games é o conteúdo mais baixado.

Os jogos para smartphones e tablets são o tipo de aplicativo mais procurado pelos consumidores brasileiros. Eles representam 18% de todos os downloads em dispositivos móveis no país. Em segundo lugar estão as aplicações educativas (9%) e em terceiro, ferramentas de produtividades (7%). Os apps pagos mais procurados dizem respeito a customização de interface. Curiosamente apps de notícias e revistas digitais são o que menos despertam interesse.

A pesquisa também demonstrou algo que venho percebendo a algum tempo. Os apps e jogos mais populares são atualizados constantemente. Os principais apps costumam ganhar uma nova versão a cada 20 dias, em média.

Segundo a pesquisa, entre apps com mais de 10 milhões de downloads, 40% destes são jogos e apenas 10,5% são ferramentas de produtividade. Entre os games, a categoria mais procurada são os puzzles, com 21% da preferência dos usuários. Em seguida vem jogos casuais com 19,5% e em terceiro os arcades, com 16,5%.

“A pesquisa demonstra, por exemplo, que a startup ou o desenvolvedor que deseja ter sucesso nesse mercado deverá buscar um modelo de negócios que preveja um aplicativo gratuito, o qual conte com formas alternativas de receitas – entre elas, a venda de parte do conteúdo ou o uso de banners”. Comentou Paula Paschoal, diretora de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

Fonte: E-commerce

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.