Bomba! EA remove Mass Effect, Real Racing, Dead Space e outros jogos do iOS

Scumbag-EA Bomba! EA remove Mass Effect, Real Racing, Dead Space e outros jogos do iOS

Vivemos em tempos estranhos, apesar de games mobile estarem atualmente no centro da indústria de jogos eletrônicos, muitas empresas têm decidido retirar títulos consagrados. A produtora da vez é EA Mobile que retirou da App Store dezenas de jogos incluindo jogos marcantes. Confira a lista abaixo:

Bejeweled 2
Burnout™ CRASH!
Dead Space
Don’t Fall Off
Flight Control
Flight Control Rocket
Fly With Me
Lemonade Tycoon
MASS EFFECT™ INFILTRATOR
MMA by EA SPORTS™
Need for Speed Shift
Real Racing
Sims Medieval by EA
Skate It by EA
Spore™ Creatures
Spore™ Origins
SPY Mouse

A absolutamente estranho como a empresa decide retirar games como Dead Space, Mass Effect Infiltrator e pasmem, Flight Control, um dos primeiros grandes hits do iOS. Aparentemente, a remoção se deve a próxima atualização dos dispositivos Apple, o iOS 9. Ao que parece muitos jogos antigos vão ter problemas com esse update, o que indica que mais jogos antigos de outras empresas podem sumir do iOS.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a EA Mobile retira uma série de jogos da App Store. Parece que o lance é anual, pois em setembro do ano passado rolou a mesma coisa.

O problema é que diferente da Google Play, por exemplo, os jogos somem até mesmo para quem já pagou por eles. Assim, vão para o limbo games geniais como o primeiro Real Racing, um marco dos jogos automobilísticos para smartphones.

Entendo que é pedir demais para que jogos antigos sejam infinitamente atualizados, mais considero uma falha grave retirar jogos com grande apelo visual e jogabilidade incríveis como Mass Effect Infiltrator. Principalmente diante do lançamento de novos dispositivos, onde o game faria todo o sentido, como a Apple TV 4.

Fica aqui o nosso obituário e que esses games sobrevivam para sempre pela internet à fora (vocês me entenderam).

TouchArcade

Publicidade

9 thoughts on “Bomba! EA remove Mass Effect, Real Racing, Dead Space e outros jogos do iOS

  1. E o reembolso daqueles que compraram seus títulos?
    Pra mim.isso se caracteriza como crime contra o consumidor.
    Depois ainda acham ruim quando o peão baixa jogo pirata.

  2. Nessa “brincadeira” perdi o dead space, será que chegará tb ao Android? Pois tenho alguns títulos pagos da ea, porém na minha opinião a ea já vinha pisando na bola forte ultimamente, descaso com os usuários, freemium com iap com os preços obscenos e o FIFA 2014? Aff

  3. Pelo que lembro na play store paguei dois reais pelo backstab e sumiu, no assassin creeds pirates paguei 0.30 centavos passou uma semana e ficou free, SwiftKey paguei $1 e hj é free, então essa não é uma prática tão incomum, porém a quantidade de títulos de uma vez realmente espanta!

  4. Deixo meu desabafo: desisti de investir em games para iOS. Depois da retirada de Dead Space e depois de comprar o ótimo Horizon Chase, mas ele dar pau justamente na hora de desbloquear a versão completa, larguei de mão.

    Hoje, a maioria dos jogos são “grátis” com desbloqueio por compras internas. Mas antes, era diferente e cheguei a comprar muitos jogos (a preços relativamente baixos) desde do iPod Touch 2G até o iPhone 4.

    O grande problema, é que não existiam jogos na App Store brasileira. Unica solução: usar uma conta americana, com endereço falso ou pagando ágio em gift cards. Depois, cortaram essa possibilidade, descobriram que a App Store argentina tinha praticamente os mesmos jogos. Novamente, fiz a gambiarra. Geralmente, os jogos comprados numa loja, podiam ser baixados sem custo adicional na migração de conta. Mas alguns não vieram, nessa já perdi alguns jogos.

    Lembrei que acabei ficando com duas contas: uma americana (usando apenas gift cards) e outra brasileira. Não lembro em qual delas consegui pegar o Dead Space, mas joguei bastante. Zerei ele duas vezes e até fiz um review (é o melhor jogo para smartphone que já joguei até hoje):

    https://projetojogatina.wordpress.com/2012/02/21/review-dead-space-mobile-ios/

    Quando fiquei sabendo dessa notícia acho que já não era mais possível baixar o jogo, nem mesmo procurando pelos jogos comprados, a essa altura não sei se ele se perdeu em alguma migração de conta também. Mas com certeza, o compraria novamente se tivesse oportunidade.

    É realmente frustrante acesso pela metade que temos num país de terceiro mundo, no caso dessas gambiarras que sempre tivemos que fazer no passado, como foi o caso da App Store, Xbox Live, PSN etc. Se não fazemos gambiarra, perdemos mais da metade da vida do console sem ao menos saber se virá uma versão nacional. E sempre ficamos na dúvida se nas migrações iremos perder ou não os jogos e DLCs comprados (não tenho Xbox One, mas parece que ele já tem restrições com a conta americana, um amigo meu teve que migrar e não sei se perdeu alguma compra).

    No caso do Horizon Chase, o problema é que a versão completa do iOS 7 com iPad Air 1 é bugada e eles não conseguem simular o problema por falta de equipamento (aparelho para testes). Pela experiência que tive no iPhone 4, que virou uma carroça ao atualizar para iOS 7, não quero mais atualizar sistemas operacionais, para não perder performance do aparelho (no caso o iPad), mas com isso perdi a chance de jogar um ótimo game.

    Tanto no caso do Horizon Chase, quanto do Dead Space, parece que os problemas estão relacionados ao custo / trabalho que os desenvolvedores tem ao ficar criando trocentas versões diferentes de jogos para diferentes plataformas e diferentes versões de sistemas operacionais, dependendo do trâmite, eles preferem tirar o jogo da loja (Algo que não se justifica, no caso da EA). Segundo o que li no site Digital Trends:

    “Apple requires app creators to update their published iOS titles with every major firmware update, in order to maintain compatibility and security. Given the time and cost involved in updating iOS apps on a regular basis, many publishers opt instead to remove legacy software from the App Store once it becomes unprofitable to do so. Many of EA’s recently removed apps ended with support for iOS 7.1.2 and below, and will be incompatible with future firmware updates”.

    Encontrei esse site que parece ter várias versões do jogo para iOS em arquivo .ipa:
    http://iphone.mob.org.pt/game/dead_space.html

    Como não tenho Jailbreak, o arquivo não abriu no meu aparelho, mas vou deixar salvo no PC, caso consiga alguma gambiarra ou faça jailbreak no futuro. No iTunes e até na área de trabalho do meu iPhone, apareceu o ícone normal, mas não abre, nem instala o jogo, mesmo logando com minhas 2 Apple IDs diferentes. Quem tiver jailbreak (ou Android), vale a pena jogar, pois este jogo foi desenvolvido especificamente para se jogar em touch screen, mesmo que fizessem uma conversão para console ou PC, não ficaria a mesma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *