Snapdragon 820 e GPU Adreno 530 prometem ser 40% mais eficientes

snapdragon-820

A Qualcomm apresentou sua nova linha de SoC (System-on-a-chip) ou simplesmente chips com processadores de GPUs para smartphones e tablets. Ao novo dragão a empresa, o Snapdragon 820, não irá soltar fogo como o 810 (piada horrível), mas promete ser mais rápido e mais frio.

Veja também: 2013: o ano que não acabou para Android e iOS

Começando pela nova arquitetura. O 820 dá adeus ao padrão Cortex e inaugura a família de cores Kryo com 64bits nativos. Também foi anunciado a nova GPU Adreno 530, um salto direto para a nova geração com suporte a OpenGL 3.2 e superior (não é CL é GL mesmo!), além de suporte a nova API Vulkan.

Publicidade

Segundo a Qualcomm, a nova GPU é 40% mais rápido e 40% mais econômica com relação a energia.

Parte disso virá do novo processo – não oficial ainda – de construção com 14 ou 16 nanômetros, (para ter uma noção o S810 é 20 nm). Algo que impulsiona a economia de energia devido a miniaturização dos transistores.

As novas GPUs, também foi anunciada a Adreno 510 , suportam HDMI 2.0 de até 4K  a 60fps. Elas podem transmitir via WiFI a 4K também, mas limitado a 30fps.

snapdragon-820-1

Estou particularmente interessado em saber como as fabricantes irão lidar com todo esse poderio gráfico. De forma triste, tenho a impressão que alguém vai ter a “brilhante” ideia de lançar um smartphone de 7 polegadas com tela de 4K, o que seria ridículo, mas muito engraçado.

Obviamente, a Qualcomm puxa a sardinha para o lado do processamento visual, com destaque para o tratamento das imagens captadas pelos sensores das câmeras, que poderão chegar a absurdos 25 mpx.

Vale lembrar que recentemente a Qualcomm tem deixado a desejar no Snapdragon 810 e série 600, lançamentos que não trouxeram um grande inovação frente a 801 e 805, mas ao que parece, a empresa pretende dar a volta por cima.

E você, o que acha? Será que vale a pena esperar até 2016 por um smartphone com Snapdragon 820? Comente!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News