PES ressurge nos celulares com Club Manager e Flick, mas não empolga

5 de junho de 2015 . Atualizado 05/06/2015

pes-club-manager-1 PES ressurge nos celulares com Club Manager e Flick, mas não empolga

Quer saber a triste realidade dos jogos de futebol para smartphones? Os melhores jogos do gênero não existem mais (PES 2012 e FIFA 13). Agora, temos que conviver com games grátis para Android e iOS como PES Manager e PES Flick, lançados recentemente pela Konami. Nessa nova incursão nos “mobiles”, falta inspiração e sobra mesmice. Mas ninguém reclama, afinal é tudo “di grátis”.

– PES Club Manager (Android e iOS)

O primeiro jogo de PES lançado nesta semana foi PES Club Manager. O game de gerenciamento e administração de clubes segue à risca a cartilha de games do gênero, com destaque para a possibilidade de jogar com clubes brasileiros, mas não há muito deles.

pes-club-manager-5 PES ressurge nos celulares com Club Manager e Flick, mas não empolga

Club Manager tem um bom tamanho, quase 1GB e contém gráficos em 3D. Mas como se trata de um game de gerenciamento, não espere uma experiência completa. Não é possível, por exemplo, controlar os jogadores durante as partidas, o máximo que pode-se fazer é passar instruções através de botões na parte inferior da tela.

Apesar disso, PES Club Manager é um jogo “OK”. Como se trata de um game com vários recursos online como atualizações de estatísticas de jogadores e etc, ele precisa de conexão constante com a internet. A boa notícia é que ele ganhou uma atualização e está todo em português.

– PES Flick (Android e iOS)

O outro game lançado nesta semana foi PES Flick. O estranho desse lançamento foi o enfoque que a Konami deu a final da Liga dos Campeões da Europa, que acontece no sábado, 6 de junho. Contudo, o game não apresenta todos os clubes Europeus que participam da Liga. Falta, por exemplo, o Barcelona, que disputa a final amanhã, contra o Juventus.

pes-flick-android-ios PES ressurge nos celulares com Club Manager e Flick, mas não empolga

Assim como PES Club Manager, Flick também exige conexão constante com a internet. Isso é algo estranho, já que Flick é apenas um joguinho casual de chutar ao gol de diversos lugares diferentes. Quer um jogo melhor offline? Experimente Flick Shoot 2 (Android , iOS, Windows Phone).

Parece que vai levar um tempo para a Konami trilhar seu caminho de novo ao topo. Ou pelo menos figurar ao lado de FIFA 15 (Android , iOS, Windows Phone). Afinal, há vários bons jogos de futebol nos smartphones como por exemplos Dream League Soccer (Android , iOS, Windows Phone).

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.