Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

sonic-runners-1 Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

Sonic Runners é um jogo para Android e iOS, que fará você fazer a seguinte pergunta: “Por que esse jogo existe?”. A SEGA já possui um game de correr com o ouriço e seus amigos – Sonic Dash – e Runners adiciona muito pouco a franquia e ao gênero “Endless Running”. Com design confuso e um apetite estranho por internet, Sonic Runners é quebrado, e cheio de falhas que precisam ser consertadas urgentemente.

– Por que Sonic Runners?

Desenvolvido pelo Sonic Team, a equipe que faz os principais jogos do Sonic para consoles de videogame, Sonic Runners decepciona a um ponto que ficamos nos perguntando, Por quê? Ao criar Sonic Runners, a SEGA entrou em um terreno perigoso, o de subestimar a inteligência da sua própria audiência, colocando o jogo no mesmo patamar de Mega Man Xover.

Sonic Runners tem poucos elementos atrativos. Tudo começa na tremenda dor de cabeça que é iniciar o jogo. Há atualizações diárias, quedas de conexão e rebalanceamentos desnecessários. E para quê? Estamos falando de um simples jogo casual de correr que a equipe Sonic Team fez questão de deixar desnecessariamente complexo. Ainda assim, fazem todo um malabarismo com um jogo que não se traduz em mudanças. Apenas em microdownloads diários irritantes. Jogar off-line, esqueça!

sonic-runners-2 Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

Um bom exemplo de jogo desse gênero é Banana Kong. Tudo que a SEGA tinha que fazer era adaptar a jogabilidade com um sistema de bosses para que o jogo ficasse realmente interessante. E Sonic Runners até tem isso, chefões! Mas estraga tudo com três tipos de scores diferentes (pra quê?). A coisa fica tão complexa que não há aquela sensação de competição visceral que temos em joguinhos como Flappy Bird ou até mesmo Subway Surfers e espere… Sonic Dash!

– Toneladas de coisas inúteis

O tutorial inicial de Sonic Runners é estressante. É preciso vários toques na tela, navegando por opções que você não quer ver agora e diálogos irritantes desnecessários. A partir daí você precisa apenas tocar na seta no topo da janela para dispensar o blábláblá inútil. Mas… não será apenas sim, que você consegue ir direto para o jogo. Em todas as seções há uma tonelada de pop-ups inúteis quase pedindo para você NÃO jogar.

sonic-runners-3 Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

Um exemplo clássico é a roleta de prêmios. Ela não te dá nada útil e existe apenas para ficar na mesma linha do botão “Play” (usado para ir direto às missões). Isso faz com que o objetivo principal dela seja fazer você perder moedas virtuais para tentar forçar o jogador a gastar um pouco de dinheiro de verdade.

Sonic Runners é um verdadeiro pesadelo de interface. O visual dos menus é completamente quebrado, aparentemente de propósito, para que o jogador clique em opções de compra. Outro problema dos menus é que eles são “pesados” e apresentam constantemente a mensagem ” Connection Error”, indicando que o jogo está fazendo um monte de coisas desnecessárias.

sonic-runners-4 Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena
Para quê tantos diálogos. Até o Knuckles tá de saco cheio.

 

– O que há de bom?

Sonic Runners é um game de endless running em 2D com rolamento lateral e um sistema de missões que cria a ilusão de fases. O game pega emprestado coisas de outros jogos do gênero como Banana Kong e adiciona chefes com mecânicas que variam conforme a distância que o jogador já percorreu. Os combates contra os chefes são uma das partes boas do jogo, contudo, algo estranho acontece se você errar um salto e se adiantar ao chefe. Ao fazer isso, o chefe da fase vai para trás e desaparece, deixando você sem entender nada.

sonic-runners-5 Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

Então o que há de bom em Sonic Runners? Temos todo o elenco de personagens de Sonic, com um visual que lembra Sonic Colors do Nintendo DS. A mecânica de saltar três vezes seguidas é uma boa ideia, e cria muitas possibilidades para manter o jogador jogando mesmo ao errar um salto. O jogo apresenta um bom visual, bastante colorido, e áudio bacana.

Sonic Runners é um caleidoscópio de referências para os amantes de longa data de Sonic, com direito aos Wisps de Sonic Colors que irão acompanhar você durante todo o jogo, fornecendo ajudas e power-ups. Personagens de Sonic Knights como Chip e Caliburn também aparecem. Além disso, como personagens jogáveis, podemos contar com praticamente todos os personagens que já foram uma vez controláveis em jogos do Sonic como Shadow, Amy, Knuckles e etc, tem até aquele crocodilo de Chaotix (32X), lembra dele? Cada um possui uma habilidade única.

 

– Conclusão

Sonic Runners tinha uma ótima primeira impressão, mas está muito longe do que os trailers anunciam. O jogo atualmente está quebrado, com muitas coisas desnecessárias e sem apresentar claramente ao jogador suas missões diárias. A história é complexa e inútil para um jogo casual e serve apenas para entupir a tela com pop-ups. Confuso e sem objetivo, seria melhor a SEGA tratar de consertar seus jogos para Android e iOS, como Sonic Dash e Sonic Racing Transformed, que enfrentam sérios problemas de compatibilidade, principalmente no Android.

+Prós

  • Nostalgia pura para os fãs do ouriço
  • Mecânicas interessantes nas batalhas contra chefes

-Contras

  • Exige muita internet
  • Atualizações constantes e chatas
  • Interface e menus complexos demais
  • Muitos diálogos inúteis
  • Micro transações

Nota 3/10

 

Ficha Técnica

Plafaformas: Android 4.0+iOS 7+

Tamanho: 431 MB

Idioma: Inglês

Publicidade

10 thoughts on “Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

    1. O engraçado é que a SEGA tem outros jogos bons que merecem atenção como melhorar a compatibilidade e adicionar novidades. Um exemplo é Sonic Dash que tem até chefes de fase, mas apresenta problemas em alguns aparelhos. Sonic Racing Transformed é outro que merece atenção. O jogo tem sério problemas de compatibilidades com smartphones populares como o Moto G.

      1. Cara falou tudo, o Sonic Dash é muito bom mais tem horas que ele fica travando, realmente precisa melhorar e o SRT eu só joguei no PC não baixei pq falam que tem muitos problemas!

  1. Estava pesquisando se tinha esse jogo para Windows 8 e deparei com isso aqui.

    Estou postando isso aqui com 6 meses de atraso, pois só descobri esse jogo recentemente, mas pela sua análise parece que você não jogou mais que 20 minutos. Realmente o jogo tem falhas de conexão, mas é muito mais interessante e menos casual que Sonic Dash, que não segurou minha atenção por mais de uma semana. É um jogo de endless running, dadas as limitações de jogabilidade mobile, mas é um plataforma completo, com estória, diferentes fases, personagens com habilidades diferentes que se saem melhor em determinadas fases, power-ups (incluíndo os Wisps de Sonic Colors) e Chaos equipáveis que são desbloqueados ao longo do jogo e te dão novas habilidades e bônus. Sem falar que é um jogo visualmente fantástico, com animação bem feita e design de fase que tira muitos elementos dos jogos do Sonic clássicos e modernos.

    Você sequer percebeu que o Eggman que aparece durante as fases não é um chefe, mas um bônus para coletar argolas. O chefe aparece no final de cada mapa.

    A Sonic Team fez muita besteira na década passada, mas desta vez ela deu uma dentro, e eu gostaria de ver um jogo com esse visual e cuidado nos consoles.

  2. Blz vamos ler uma análise de verdade?
    Sonic runners é um jogo mobile de estilo endless runner em 2D com personagens e mundo da franquia Sonic the hedgehog

    O jogo conta com um mini enredo q é basicamente sonic vs eggman o tempo todo é muito simples… e raramente vc acha um mistério como um vilão “desconhecido” ou um acontecimento inesperado…. o enredo pra quem n gosta de ler tem a opção de PULAR bem na tua fuça

    Durante a gameplay (que é uma coisa q deveria ser mais enfatizada em uma review de um jogo) é simples direta e repetitiva, vc corre e dá toques na tela para o personagem pular, voar ou usar um golpe em espiral,usando esses movimentos para desviar de obstáculos derrotar inimigos até onde conseguir, também há itens no jogo para melhorar sua performance e aumentar a sua experiência durante o jogo
    Seu objetivo principal é a pontuação… existem ligas que vc vai competindo e as divisões que vão desde F até S como a mais alta… vc tem um período de 3 dias para fixar uma pontuação na liga para ficar entre os requisitos necessários para ser promovido

    As atualizações no começo eram quase constantes… afinal era um jogo online recém lançado com mtos problemas que só são percebidos com um número maior se testadores (jogadores)
    Hj em dia acontece quase q 1 vez na semana
    A interface na época era pesada em celulares quad core e até 1.3 Ghz (cujo foi projetado pra rodar em celulares de quad core +1.5 ghz) mas depois da nova atualização ela ficou mto mais leve e o jogo tbm.. vale a pena conferir

    O jogo tem microtransações (qual jogo grátis hj em dia na playstore não tem isso? Vc raramente acha 1)
    Na qual é facilmente “evitável” quando vc pega o jeito em conseguir os anéis estrela vermelhos (Cash do jogo) e quando vc pensa em comprar algo e vê os preços vc se dá conta q vale mto mais a pena vc pegar na raça

    O jogo tem dois sistemas de roleta de prêmios
    Uma diária que vc consegue desde itens de gameplay até se vc tiver mta sorte mesmo um personagem ou um amiguinho (pet)
    A outra é a premium que é o verdadeiro boss desse jogo metade dos eventos se passa em torno dela… vc precisa pagar 50 red rings pra girar ela e obter um prêmio… mas nela vc só obtem amiguinhos (coisa extremamente útil no seu jogo) e personagens.

    O jogo é casual dependendo do seu nível de habilidade, são 3 vidas, cada capítulo da história é dividido em 6 partes: ponto inicial, pontos de normais, de diálogo (que tem as janelas de texto e de fala) e boss ou ponto final que tem capítulos q só entregam sua recompensa ou te botam pra lutar com o boss para progredir na história vc deve conseguir uma pontuação X . Exemplo: comecei o jogo para conseguir chegar ao próximo ponto eu tenho q tirar pelo menos 200 mil ( que é cumulativo tanto faz vc tirar tudo em uma partida ou deixar aos poucos) se eu tirar 1 milhão eu passo do ponto inicial até o boss direto gastando só uma vida, mas se eu tirar menos de 200 mil eu paro no meio do caminho antes do primeiro ponto…. aí que entra a habilidade se vc alcança o boss na primeira partida … vc gasta 1 vida , sobram 2, pra lutar com o boss vc gasta outra vida, sobrou 1 .. mas toda vez q vc derrota 1 boss ou passa de capítulo suas vidas são restauradas ou seja vc fica com 3 vidas novamente… e assim pode passar um bom tempo sem parar de jogar por causa da falta de vidas cujas são recuperadas a cada 20 minutos, cada vida.

    Problemas do jogo
    O jogo no começo tinha problemas de conexão, (coisa inexistente nos dias de hj)
    Fechava sozinho nos celulares de 1.2 quad core (coisa inexistente nos dias de hj)
    Tinha alguns bugs durante o gameplay
    (Coisa q diminuiu e mto … é raro vc ver um bug nos dias de hj)
    A roleta é extressante vc pode fácilmente passar um bom tempo pegando 300 red rings e rodar a roleta 6 vezes e não tirar o que vc quer e ainda por cima só pegar umas bobagens..
    Os itens do jogo vão de desnecessários, legalzinhos, úteis, necessários e fodas… sendo os necessários pq são necessario a maior parte deles…

    Naquele tempo o jogo merecia um 7
    Hj em dia merece um 9

    1. Esse realmente jogou e o cara da Uol Jogos n joga apenas tem ódio da franquia. Jogador não é burro não. Uol Jogos e sua tradição dê odiar jogos que n gosta ou n sabem jogar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *