Análise: Game of Thrones da Telltale: Iron from Ice (Android e iOS)

game-of-thrones-1

Game of Thrones Episode 1: Iron from Ice é o primeiro episódio do jogo da Telltale desenvolvido em parceria com a HBO, com versões para Android e iOS (iPhone e iPad). Embora seja parecido com outros jogos da mesma produtoras, como The Walking Dead, as fortes ligações com o enredo da série de TV são o grande destaque. Como por exemplo, o uso de personagens idênticos aos atores da série.

– História com muitos spoilers

Como se tratar de um jogo que narra os acontecimentos entre a terceira e a quinta temporada de série de TV, Game of Thrones: a Telltale Game Series, é um jogo recheado de spoilers. A história se inicia junto dos acontecimentos mais aguardados, tanto da série de TV, como nos livros, e caso você não acompanhe, nem um nem outra, ficará perdido e com muitos spoilers revelados.

– A história é o centro da diversão em Game of Thrones

Em uma narrativa tão envolvente e viciante como a dos livros de G.R.R Martin, ou a série de TV de Game of Thrones na HBO, um jogo como os da produtora Telltale, se encaixaria perfeitamente. Permitindo belas atuações, um foco maior na história e no relacionamento entre os personagens.

Publicidade

A história deste primeiro capítulo é dividida entre três personagens. Garred Tuttle, Ethan Forrester e Mira Forrester. Todos eles são integrantes da família Forrester, embora Garred seja apenas o escudeiro do patriarca da família.

game-of-thrones-2
Ação não será o ponto forte deste jogo.

Obviamente, neste primeiro capítulo, o jogo foca na apresentação dos personagens dentro da história das Crônicas de Gelo e Fogo. O relacionamento dos personagens é delineado de forma leve, sem apresentações bruscas como “este é fulano…etc..etc.etc”. Essa finesse na apresentação torna o desenvolvimento um pouco lento. Por conta disso, Game of Thrones: a Telltale Game Series é um jogo para jogar em casa mesmo, com fones de ouvido para não ser interrompido.

– Jogabilidade de sempre da Telltale

Quem conhece os jogos da Telltale, não terá dificuldade para interagir com a interface. Com alguns leves quick-time-events, o foco da jogabilidade é mesmo o diálogo entre os personagens. Algo onde o jogador pode escolher entre as opções para interagir, ou ficar calado. Cara interação rende relacionamento entre os personagens. Os clássicos “Fulano vai lembrar disso…”.

Funcionando mais como uma história interativa do que como um jogo, Game of Thrones é uma franquia perfeita para virar um jogo da Telltale. As possibilidades de desenrolar da história são muito grandes e há um forte indício disso ao ver imagens dos capítulos seguintes.

– Visual impressionante, mas em aparelhos top de linha

Game of Thrones: a Telltale Game Series é um jogo excepcional nos smartphones ou tablets. Contudo, para ver todo o potencial do game, é preciso ter um aparelho top de linha. Isso se deve aos gráficos do jogo, que não são em Cel Shading, como lançamentos anteriores da Telltale.

O que acontece, a técnica de Cel shading, permite utilizar modelos de personagens com poucos triângulos, onde as “falhas” são preenchidas com “traços”, isso resulta em um visual agradável sem uma quantidade grande de polígonos. Em Game of Thrones isso não acontece, sendo que é preciso modelos de personagens bem mais elaborados para que o visual fique convincente. O resultado, em aparelhos não muito potentes, a quantidade grande de polígonos é compensada, para a GPU, com texturas sem qualidade e muitos serrilhados.

O som por outro lado, mantém sua qualidade em qualquer tipo de dispositivo. Com ótimas dublagens, mas sempre com áudio e legendas em inglês, algo que, quem conhece os jogos da Telltale, sabe que são assim. E se você quer aproveitar algum jogo desta empresa, é bom treinar o seu inglês.

Este é o primeiro jogo da Telltale a abandonar a compatibilidade com iPad 2 e iPhone 4S, sendo que o jogo só estará disponível em iPad 3 ou superior e iPhone 5. No Android o jogo irá rodar em devices antigos ainda, como o S3 Mini, mas com sérios problemas de performance.

– Conclusão

Depois do RPG não tão divertido da Kongrate, Game of Thrones: a Telltale Game Series é o que de melhor, no mundo dos games, poderia acontecer com a franquia de G.R.R Martin. Nenhum outro estilo se encaixa tão bem como um adventure game, que podemos ansiar pelos próximos episódios, assim como aguardamos um novo livro ou nova temporada da série na TV.]

Prós

  • Ótima instalação da franquia
  • Bela apresentação
  • Gameplay Sutil
  • Atores da série de TV

Contras

  • Apenas em inglês
  • Não é o jogo mais indicado para quem procura ação

Nota 8/10

 

Ficha Técnica

Plafaformas: Android 2.3 ou superior e iOS 7.0 ou superior

Tamanho: 765 MB

Idioma: Inglês

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News