Review: Leo’s Fortune encanta pela narrativa simples e desafios de plataforma

leo-fortune-ipad-1

No mundo dos jogos mobile, é raro ver um game que escapa da fórmula freemium com tanta maestria como Leo’s Fortune [US$ 4,99]. O jogo de plataforma para iOS envolve puzzles, mas não busca exigir a habilidade do jogador. Sua jogabilidade é simples. Mas seus méritos vão além dos comandos fáceis, entregando uma experiência bonita com uma aventura sobre inveja e avareza.

– Narrativa encantadora

Leo’s Fortune começa em uma manhã calma de primavera, com o protagonista contando como tudo começou. Em pouco tempo, o jogador percebe que Leo’s Fortune é um jogo diferente. Sua personagem principal, Leopold,  é essa pequena bola de pelo com um bigode “tremendão”. Além de ser uma simples bola felpuda, Leopold é também um grande inventor. Ao longo do jogo, será possível ver suas invenções em funcionamento, algumas delas trabalhando contra ele. Leopoldo desconfia que algum lembro da sua família roubou o seu tesouro.

leo-fortune-ipad-3

Publicidade

Ao seguir a trilha do ouro, no caso, as moedas que você coleta no game, Leopold poderá descobrir quem roubou suas riquezas. Leo’s Fortune encanta pelo elemento narrativa. Não se trata apenas de contar a história, mas de encaixá-la perfeitamente a jogabilidade, e isso é uma coisa que o jogo faz muito bem. Entre os cenários, passeamos pelos pensamentos de dúvida de Leopold que fica cada vez mais intrigado para saber quem o roubou.

– Visual de cair o queixo

Leo’s Fortune vai na contramão de qualquer tendência de mercado e se posiciona confortavelmente como um jogo 2D com gráficos realistas e, ao mesmo tempo, fantasiosos. Alguns cenários parecem retratos com imagens em alta resolução, mas escondem belas surpresas.

leo-fortune-ipad-4

O jogo não parece uma pintura, não parece um desenho animado e definitivamente não parece um jogo que busca fotorrealismo. Mas tudo isso pode ser encontrado em Leo’s Fortune. Os personagens parecem de desenho animado, apesar dos sprites fotorrealistas. Alguns cenários parecem pinturas. Leo’s Fortune é um trabalho de arte com aspecto único e genuíno.

– Aventura Preemium

A qualidade da diversão proposta por Leo’s Fortune, ofusca qualquer felicidade que você teria ao baixar algum jogo similar gratuitamente.  É muito difícil jogar por alguns minutos e não sentir a mesma sensação ao jogar games como Sonic ou Donkey Kong Country. Aquela sensação boa de evolução na jogabilidade sem sentir-se temoroso por ser “cobrado” a qualquer momento.

A experiência de jogar Leo’s Fortune rivaliza com o seu visual. A dinâmica dos controles, mais uma vez, faz com que o jogador tenha a sensação de jogar algo único. Leo, ao contrário do que você possa imagina, não salta. Ele flutua expandindo seu corpo com o ar, quando o jogador desliza o dedo para cima no lado direito da tela. O inverso também acontece quando Leo comprime seu corpo deixando mais “denso”, fazendo-o cair rapidamente.

leo-fortune-ipad-2

Ao todo são 24 fases com incríveis desafios de puzzles envolvendo física e exploração do ambiente. Em vários momentos, Leopold só pode prosseguir se resolver algum enigma que desbloqueie a passagem. Leo’s Fortune peca um pouco por repetir alguns desafios ao longo da jornada, mas o jogo demonstra estar mais interessado nos fãs hardcore, pois presenteia o jogador que terminou o jogo com um novo modo, muito mais difícil.

Conclusão

Em uma plataforma lotada de jogos grátis no estilo correr, morrer e ser cobrado com compras absurdas, Leo’s Fortune é um jogo surpreendente. Apesar de não incrementar sua jogabilidade com outros elementos, o jogo foca no seu desafio principal. O visual é impressionante, até mesmo nos aparelhos de entrada,  e os puzzles propostos cativam pela sensação de descoberta.

Prós

  • Visual impecável
  • Legendas em português
  • jogabilidade recompensadora

Contras

  • Desafio repetitivo

Nota 9/10

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News