GL to SD: Aplicativo para Android move facilmente o “DATA” dos jogos para o cartão MicroSD

1 de março de 2014 . Atualizado 20/06/2014

GLtoSD-Android GL to SD: Aplicativo para Android move facilmente o "DATA" dos jogos para o cartão MicroSD

GL to SD é um aplicativo para smartphones e tablets com Android que permite mover dados facilmente para o cartão MicroSD. O app é ideal para smartphones com Android 4.x onde a função de mover os dados dos aplicativos está bloqueada.

Uma das melhores vantagens de realizar o root em um smartphone com Android é a possibilidade de fazer truques com o cartão MicroSD. Ao contrário de apps como o Link2SD que exige a formatação e o particionamento do cartão MicroSD, o GL to SD é simples e pode ser usado por qualquer pessoa sem conhecimento avançado.

O que o GL to SD faz é enganar o sistema operacional Android, fazendo-o pensar que os dados dos jogos ainda estão no armazenamento interno.

 

– Mova facilmente jogos pesados para o cartão de memória

Para usar o GL to SD é muito fácil, mas é preciso ter acesso root. Uma vez permitido o acesso, basta instalar o aplicativo GL to SD. Seu funcionamento é muito simples.

Passo 1. Abra o aplicativo GL to SD e conceda privilégios root quando o aplicativo pedir

Passo 2. Escolha o jogo que deseja montar no cartão de memória. Para isso, toque no menu com três pontos na parte superior da tela.

GLtoSD-2 GL to SD: Aplicativo para Android move facilmente o "DATA" dos jogos para o cartão MicroSD

Passo 3. Alguns aplicativos podem aparecer duplicados, escolha sempre o que consumir a maior quantidade de Megabytes. Para escolher os aplicativos toque neles na lista que surgir.

Passo 4. Toque em “Mover” para que o processo comece. O ideal é não utilizar o smartphone enquanto ele está fazendo esse processo. Demora pouco, Movi os dados do Jogo Modern Combat 4 em apenas 10 minutos. Portanto seja paciente.

GLtoSD-1 GL to SD: Aplicativo para Android move facilmente o "DATA" dos jogos para o cartão MicroSD

Passo 5. Terminado o processo é só curtir os jogos. Além de games, o processo serve para outros apps que consomem muitos dados

 

– Avisos e dicas:

Os dados dos aplicativos só serão reconhecidos pelo Android quando o link estiver “Montado”. Isso é representado por um link azul no topo da tela. Clicando em desmontar você pode adicionar mais links ou seja, mover novos dados de aplicativos para o cartão MicroSD.

Quando for desinstalar algum jogo, é preciso que o link esteja montado. Assim, o Android irá encontrar os dados no cartão Micro SD e eliminá-los também. Caso o link esteja desmontado ao desinstalar algum jogo, os dados ficarão no cartão de memória, e você terá que remover manualmente.

 

Opinião

Em nossos testes o GL to SD se comportou muito bem, vários jogos funcionam sem demonstrar perdas na performance. Houve até o estranho caso do jogo Sonic Racing Transformed que não funcionou do modo normal e depois de enviado para o cartão de memória, passou a funcionar. O aplicativo GL to SD é simples, não é 100% garantido, mas é muito mais fácil de usar do que o Link2SD que exibe uma configuração inicial elaborada.

 

Link para Baixar no Android (Grátis)
Publicidade: Sim | Exige conexão com Internet: Não
Contém compras embutidas: Sim (apenas para retirar a publicidade)
Requer Android 2.3, 3.0,  4.0, 4.1 ou superior

 

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Matheus

    Eu ainda sou mais inverter as memórias.

    • Andre Rodrigues

      Inverter as memórias é complicado para o usuário comum. Para quem é novato, esse procedimento aí dá conta do recado. Sem falar que invertendo as memórias você Leva o APK, mas corre o risco de deixar o principal, o DATA.

  • Matheus

    Não, o apk é instalado na memória reservada ao sistema (sabe quando um aparelho tem 8 GB interno e 5.5 “usável”? Pois é, o resto é pro sistema e apk’s) e o data vai pro SD, invertendo as memórias o android passa a reconhecer o SD como interna e puff

    • O GL to SD faz exatamente isso, só que de uma forma virtualizada. Ideal para quem não tem experiência com o sistema Android.

      Com o bônus de poder escolher o que vai e o que não vai para o cartão de memória.

      O modo de “inversão de memória” é interessante para quem tem ou vai comprar um cartão de 32 ou 64GB Classe 10. Aí sim, é recomendado inverter a montagem das partições.

  • vitor

    FUNCIONA NO ANDROID KIT KAT 4.4?

    • Alexandre Fernandes

      FUNCIONA SIM.

  • Abner

    Alguem me ajuda? Meu cel é o LG L50 Sporty Dual TV, já está rooteado e GL to SD instalado e permitido o root, baixei Asphalt 8 na net e já botei no cartão SD (o data e o apk) mais quando vou em mover dados não aparece e quando abro diz que precisa de 1152MB e também dis: erro ao desmontar, seu jogo está aberto feche no gerenciador de aplicativos e tente desmontar novamente, mais já está fechado socorroooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • Abner

    Ai ó

  • João Paulo

    Galera encontrei uma outra forma de fazer isso e com mais compatibilidade que o GL, eu segui o video tutorial á seguir e deu tudo certo. https://www.youtube.com/watch?v=XGsz28UajLc