Walking Dead The Game é usado para ensinar ética em escola norueguesa

walkingdead1

Traçar paralelos entre Brasil e Europa sempre termina comigo tendo uma crise de depressão, mas vamos lá. Na nossa realidade tupiniquim video games não são considerados cultura para a população em geral e em especial para nossa ministra da cultura que fecha a porta na cara do desenvolvimento nacional de jogos. E ética? Não só não estudamos isso nas escolas como estudamos a anti ética no dia a dia o tempo todo, afinal somos o país do jeitinho e do benefício próprio. Enquanto isso na Noruega tem escola usando The Walking Dead The Game em sala de aula para ensinar ética aos alunos. Como se já não bastasse aquele país ser cheio de loiras gatas. A vida é tão injusta… Pronto, já estou deprimido.

Walking Dead The Game, a primeira temporada, foi eleito o melhor jogo de 2012 e se destacou por dar ênfase no drama em vez da ação, como geralmente é feito nos games. Nele os jogadores são obrigados a tomar complicadas e extremas decisões cujas consequências impactam diretamente na trama e geralmente com muito pouco tempo para pensar sobre elas. Atento para o potencial da obra Tobias Staaby, professor de ética da Nordahl Grieg High School, resolveu tornar sua matéria mais interessante para seus alunos trocando os sermões pelo game. Os estudantes jogam em sala de aula aplicando os conceitos éticos estudados e depois debatem as decisões oferecidas pelo jogo. De acordo com o professor a tática deu certo e conseguiu aumentar interesse e aplicação na disciplina. Óbvio, né?

E esse não é um caso isolado. Na Suécia, por exemplo, Minecraft também é usado em sala nas aulas de arte e artesanato e há até uma competição nacional de projetos desenvolvidos pelos alunos no game.

Publicidade

minecraft

“Eles aprendem sobre planejamento urbano, questões ambientais, a concluírem tarefas e até a se planejarem para o futuro”, disse um dos professores que avaliam o uso do game como um sucesso. CLIQUE AQUI para ler mais sobre o assunto.

Enquanto isso no Brasil o Rodrigo Ayres de Araújo, formado em história, desenvolveu o projeto de “Gamificação da Pedagogia” que, mesmo tendo obtido excelentes resultados educacionais na prática misturando games e aulas, sofre um grande preconceito no país e quase não é utilizado. CLIQUE AQUI para ler mais sobre o assunto.

E ainda dizem que o Brasil é o país do futuro…

Confira o trailer de The Walking Dead: The Game:

O game está disponível para iOS e Android (apenas para o Kindle Fire HDX Edition) e pode ser baixado nos links abaixo:

The Walking Dead: The Game [iOS (universal) – GRATUITO]

The Walking Dead: The Complete First Season [Android – GRATUITO]

Fonte: TheWalkingDead.com

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News