Flappy Bird: Simplicidade, competição e terapia de grupo nas redes sociais

4 de Fevereiro de 2014 . Atualizado 05/02/2014

Flappy-Bird-Android-iOS Flappy Bird: Simplicidade, competição e terapia de grupo nas redes sociais

Quem acessa diariamente lojas de aplicativos e redes sociais já deve ter visto um game bobo para Android e iOS, chamado Flappy Bird, alcançar em poucos dias uma quantidade expressiva de download. O game, que virou mania, aposta em uma jogabilidade tão simples que muitos estranham o sucesso do game.

O jogador controla um pássaro e, através de toques na tela, deve ajudar o pássaro a atravessar canos e atingir a maior distância possível. Todo o design do game é ‘chupado’ de Super Mario World, até mesmo o pássaro lembra os peixinhos Cheep Cheeps.

Flappy Bird explodiu em ambas as lojas de aplicativos de Android e iOS e é um dos jogos mais populares atualmente. Seus elementos mais instigantes é a sua jogabilidade absurdamente difícil e a espírito de competição criado através da redes sociais de jogos Google Play Games e Game Center.

 

– Do esquecimento ao topo das lojas de aplicativos

Flappy Bird é um jogo novo? Não. O game foi lançado em maio de 2013 e passou meio ano despercebido na App Store e Google Play, até ser revisado pelo site Touch Arcade e ganhar notoriedade no fórum do site. A partir daí começou uma avanlanche de downloads e recomendações, sempre conotando a forma simples que as pessoas comentam suas pontuação no jogo, por exemplo: #flappybird 19.

A simplicidade, tamanho absurdamente reduzido e um único objetivo, passar pela maior quantidade de canos possíveis, fazem de Flappy Bird o jogo mais simples para se competir nas redes sociais. São apenas 800 Kbs de download.

– A terapia social com Flappy Bird

Flappy-Bird-Review Flappy Bird: Simplicidade, competição e terapia de grupo nas redes sociaisFlappy Bird possui um elemento que considero essencial em qualquer jogo: competição. O conceito é simples e está no cerne do que se define como jogo. O jogo, no sentido mais puro da palavra, remete a competição e é justamente a proposta de Flappy Bird. Gráficos, exploração, narrativa? Nada disso, Flappy Bird é pura competição e devido a sua simplória, e exagerada,  dificuldade, o jogo é ao mesmo tempo frustrante e viciante.

Como qualquer jogo casual, a dica é brincar e diverti-se com os amigos enquanto tenta quebrar os recordes deles, mas não encane com os recordes mundiais. Ninguém faz 2 bilhões em Flappy Bird, o game sequer existe power-ups ou vidas extras,  com certeza trata-se de um hacker nerd tetudo querendo parecer.

Segue abaixo os links de download de Flappy Bird. Um aviso, não se estresse se não conseguir passar por mais de 10 canos.

 

Link para Download no Android

Link para Download no iOS

 

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.