Jogos para smartphones e tablets se destacam entre os finalistas do prêmio IGF 2014

12 de janeiro de 2014 . Atualizado 13/01/2014

20140112-1200461 Jogos para smartphones e tablets se destacam entre os finalistas do prêmio IGF 2014

O IGF, Independent Games Festival, é a maior premiação de games indies do mundo e está para esse universo assim como o Oscar está para o cinema. Essa semana foi revelada a lista de finalistas da décima sexta edição que ocorre esse ano e, como vem sendo de costume, os jogos para smartphones e tablets estão muito bem representados. Entre os mais indicados temos três títulos estão empatados com quatro indicações e, desses três, dois estão disponíveis para dispositivos móveis sendo um deles EXCLUSIVO.

Enxugando a lista mantendo apenas os games já estão disponíveis para celulares e tablets ou que tenha sido anunciado que estarão no futuro, temos:

20140112-120156 Jogos para smartphones e tablets se destacam entre os finalistas do prêmio IGF 2014

  • Excelência em arte visual: DEVICE 6, Samorost3, Gorgoa e Drei;
  • Excelência narrativa: DEVICE 6 e Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” com menção honrosa a Gorgoa, Detective Grimoire e Monster Loves You;
  • Excelência em design: 868-HACK com menção honrosa a DEVICE 6 e Gorgoa
  • Excelência em áudio: DEVICE 6, Samorost3 e Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” com menção honrosa a Sokobond;
  • Inovação: Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!”, Luxuria Superbia e Corrypt com menção honrosa para DEVICE 6, 18 Cadence;
  • Prêmio principal: DEVICE 6 e Dominique Pamplemousse in “It’s All Over Once the Fat Lady Sings!” com menção honrosa para 868-HACK.

20140112-120417 Jogos para smartphones e tablets se destacam entre os finalistas do prêmio IGF 2014

Mais uma vez fica claro que a cena indie segue criando jogos fabulosos que nunca existiriam se dependessem dos estúdios mainstream. Embora me entristeça não ver nenhum brasileiro na lista (no ano passado fomos presentados por Knights of Pen & Paper), fico satisfeito em ver os mobiles mais uma vez mostrando que desempenha um papel importante nesse universo.

Na minha opinião 70% do que realmente vale a pena nos jogos de dispositivos móveis vem do trabalho dos desenvolvedores indies, portanto essa lista também serve como sugestões de games que valem a pena ficar de olho.

Se você tem interesse em jogos indies mas tem receio de arriscar seu precioso dinheiro em jogos tão diferentes e acabar se arrependendo, vou jogar e avaliar todos os jogos citados aqui já disponíveis para iOS. Confira em breve aqui no blog!

Publicidade

Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: dicas[arroba]mobilegamer.com.br. Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Nossos amados jogos para celular.

  • Você já jogou o Device 6? Fui pesquisar e me pareceu um jogo muito interessante.

    • André Garcia

      Já, sim. Aliás comprei o jogo logo assim que apareceu na App Store porque sou fã desses caras. É um jogo muito interessante e inovador, mas não é pra qualquer um. Muita gente só gosta de jogos que tenham gráficos realistas e ação, duas coisas que definitivamente não são encontradas em DEVICE 6. Mas quem curte puzzles bem pensados, um bom enredo e um jogo que forneça uma experiência única tem tudo para curtir bastante não só esse jogo como o título anterior da Simomo, o Year Walk.

      Eu estou jogando os 9 jogos mencionados nessa lista que estão disponíveis para iOS e em breve vou escrever uma breve análise de cada um deles.

  • Continuam sendo jogos de fila de banco, muito superiores aos de antigamente, mas ainda distantes de estarem no topo.

    • André Garcia

      Discordo. Já joguei todos eles e não se tratam de joguinhos casuais quick fix divididos em partidas de 30 segundos.