Mundo Bizarro: Patente quebrada no Android sustenta divisão do Xbox da Microsoft

10 de novembro de 2013 . Atualizado 17/11/2013

XBOX-Android Mundo Bizarro: Patente quebrada no Android sustenta divisão do Xbox da Microsoft

Uma patente quebrada pelo Android tem gerado dinheiro suficiente (2 bilhões de dólares) para esconder grandes perdas que a Microsoft esteve tendo esse tempo todo com o Xbox 360, Windows Phone e Skype. Está é de longe a notícia mais estranha que li este ano em termos de tecnologia, mas ao que parece, várias fonte confirmaram  como verdade! Entre elas, sites de renome como Reuters e Bloomberg.

Segundo analistas, a Microsoft tem perdido bilhões de dólares com o negócio do Xbox. Outra notícia que tomou a internet de assalto foi a possibilidade de um futuro substituto de Steve Ballmer, vender a divisão do Xbox para outra companhia, a fim de “enxugar” a gestão do negócio.

“Se começarmos com a análise de que as divisões de dispositivos e entretimento tiveram renda de 2 bilhões de dólares graças royalties do Android, e que isso representa 95% do seu faturamento, podemos concluir que Xbox,  Windows Phone e Skype perdem cerca de 2,5 bilhões por ano, e estima-se que a plataforma Xbox pode ser responsável por perdas de 2 bilhões de dólares, sozinho ” , disse Rick Sherlund, analista da Nomura, empresa de análise de risco e negócios. ” Isto é contrário ao senso comum , pensamos que os investidores não percebem o quão extenso os custos operacionais são para este negócio e esses custos estão sendo escondidos pelos royalties do Android que são extremamente rentáveis. ”

A patente infringida e que vem rendendo essa bolada que sustenta o negócio “falido” do Xbox, era uma em especial que garantia a Microsoft o direito de desenvolver sistema operacionais móveis para empresas como Acer, LG, Samsung, e HTC.

 

 Comentário do Dário

A Microsoft tem se atrapalhado ao longo dos anos para acompanhar o nível de inovação de outras gigantes do mercado, o Windows Phone e a compra da Skype são provas cabais disso. Enquanto o Windows Phone ainda engatinha se comparado a Android e iOS, o Skype é de longe a maior queima de dinheiro da história da Microsoft, foram cerca de 8.5 Bilhões de dólares!

Há anos que a imprensa e investidores vêm batendo na tecla de que os smartphones e tablets matarão os consoles. Embora uma linha de produtos não tenha muito a ver com a outra, e que a divisão do Xbox é grande demais para simplesmente deixar de existir, tais complicações evidenciam como as fabricantes estão tendo problemas para lucrar. E com isso tem diminuído a quantidade de inovação, apostando apenas em gráficos melhores.

Vamos admitir algumas coisas ok? Em plena era das TVs 4K esperar que os consoles liderassem essa nova “fronteira digital” era o mínimo.  Em vez disso, o Xbox One roda muitos jogos a 720p, uma vergonha. Em termos de inovação nem preciso mencionar as “lambanças” feitas com relação a efeitos com óculos 3D e controles de movimento na geração que se passou.O Kinect foi o maior engodo vendido como algo que mudaria a indústria. Ainda hoje tem gente que defende o Kinect, sendo que ele nada mais faz do que incorporar funcionalidades “descobertas” por outras companhias.

Fry resume bem o sentimento dos gamers com a próxima geração de consoles.

 

ps4-xboxone-wii-u Mundo Bizarro: Patente quebrada no Android sustenta divisão do Xbox da Microsoft

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Fernando Souza

    Larga de ser Fanboy cara! As pré Vendas do Xbox One estão bem superiores que as do Xbox 360, que todo mundo sabe fez a marca Playstation perder 75 milhões de Clientes, exatamente a metade se comparado a geração passada com o Ps2!

    Quem tá em apuros é a Sony que teve que vender prédios para se manter de pé!!
    O Titio Bill Gates voltou a ser o homem mais rico do mundo, “possuidor do código do dinheiro infinito”

    O que eu mais vejo por aí em fóruns é Fanboy Sonysta mendigando Clientes para a sony, isso só mostra o quanto tem medo da Micro$oft! A pancada que vcs levaram dela na atual Gen foi das boas!!

    • É engraçado, a gente vem com uma notícia, um fato da semana e o cara chama a gente de fanboy. Sabe quem fica chateado quando surge uma notícia negativa de sua empresa favorita? Um fanboy!

      Uma coisa é você gostar do console, outra coisa é a realidade. Não estou nem aí para Xbox e Playstation, vim só dar a notícia verídica de que uma patente do Android dá mais lucro que a divisão do Xbox, o que não deixa de ser uma curiosidade.

      • Renan Pernoncini

        Nem da bola Dario Fanboy é oq mais tem por ai…
        Valeuuu… e obrigado pela suas contribuições, sou fã do site!!!

  • Bom em certo modo eu até concordo com o estressado alí!
    Seu texto, tanto como as imagens que vc postou tem mesmo uma pitada de ismo.
    O ramo de consoles realmente é difícil, todas empresas tem prejuízos, e é verdade que a Sony esteve apertada e vendeu prédios. Se referir ao Kinect como um engodo é ser meio ignorante, pois os vídeo games não são apenas para Hardcores, tb existem os jogadores casuais. prova disso é o sucesso do Nintendo Wii. Todas empresas tentaram tirar uma casca desta maravilhosa ideia da Nintendo, até mesmo a Sony, que criou o Move, aliás que é uma cópia descarada do Wii, e esta sim ficou as moscas, não apresentou nada de novidade.

    Questionar os jogos para Xbox que estão rodando a 720p que nem foram lançados também é outra ignorância, pois os kits que as empresas tinham para criar os jogos nem eram as versões finas, e o Hardware sofreu mudanças tb, alem do mais o Xone já provou que pode fazer jogos lindos, a exemplo de Forza 5 e Ryse, que fazem qualquer um ficar admirado.

    Eu creio que o Xone será um sucesso assim como foi o Xbox360, e me arrisco a dizer (embasado em achismo) que irá vender mais que o PS4, uma que por ter um Hardware inferior ao Ps4 a Microsoft vai ter que apelar para outras alternativas, e a mais óbvia é investir em jogos exclusivos, neste aspecto ela já vem dando de 10 a 0 na Sony, pelo menos com a LineUp inicial.
    Gráficos não ganham Geração. O Wii tinha os melhores gráficos? o Ps2 tinha os melhores gráficos? Não!
    Outro fator que eu acredito que seja favorável ao sucesso do Xone, é justamente o “engodo” que vc se referiu, ao meu ver a grande massa de gamers casuais que tiveram o Wii como console vai optar pelo Xone + kinect, agora que o mesmo não é mais um acessório, é parte integrada do console. Ainda mais pelo Wiiu que está se mostrando caminhar para o fracasso!

    • Luan Reckziegel,

      Muito obrigado pelo comentário aqui vai o meu contraponto.

      Na minha opinião ser fanboy ou ista é criticar a plataforma “adversária” e elogiar a sua. Nem citei PS4, Sony ou Wii U no post.

      Quanto ao Kinect não tem quem me faça esquecer os “mundos e fundos” que o Sr. Peter Molyneux prometeu. Lembra do Milo? e da primeira apresentação do Kinect? A Microsoft prometeu algo sem precedentes e entregou basicamente um “tapete de dança” e uma Siri muito limitada. Um jogo ou até um app com um Milo sequer foi lançado e a ideia foi empurrada pra debaixo do tapete.

      Quanto a resolução dos consoles, a própria Microsoft comentou o caso (link: http://bit.ly/1ap7KAk ) então não há ignorância da minha parte se a PRÓPRIA empresa confirmou o caso ao dizer “Vamos jogar os jogos e não há resolução”. Lembre-se já estamos na geração com tablets com resolução 2K.

      No quesito inovação, nem entrar no mérito da questão, pois essa é a geração de consoles (TODOS) onde eles justamente “relaxaram” e resolveram apostar em PCs disfarçados de consoles. O papinho de que X86 é ideal para os desenvolvedores é muito legal, mas por que demoraram 10 anos para a ficha cair? Muito estranho. Quero ver na geração seguinte, o que vão inventar, pois terão que fazer a nova geração incompatível com a anterior, portanto não dá pra apostar no X86 de novo. Isso é a verdade do porquê eles apostarem em arquiteturas diferentes.

      Sinceramente não vi o ismo. Em nenhum momento citei que o Xone será um fracasso e que a Sony vai ser “infinity win”. Se você leu assim, ou compreendeu assim, já sabe né? Como o assunto era restrito ao Xbox e sua divisão, não vi necessidade de citar outras empresas. Sabe por que não precisa? Por que só um fanboy para ver necessidade nisso.

      Acho que o que acontece é que as pessoas se empolgam com qualquer coisa quando o assunto é a sua plataforma favorita e depois ficam com raiva quando alguém critica um aspecto que a pessoa SABE que é verdade.

      Obs. Atente que não critiquei jogos, line-up ou sobre consoles tal ser para hardcore ou não, nem fiz previsões. A imagem do Fry foi usada apenas para salientar a falta de empolgação com toda a geração atual.

  • Henrrique Schaustz

    Sou Nintendista desde a geração 16bits, meus consoles sempre foram da Nintendo, porem nesta gen vou apostar no Xbone. Estou muito frustrado com a proposta do Wii-u, e sua ausência de jogos. A Line up do Xbone tá incrível, e o Killer Instinct meu jogo favorito do Snes está ficando maravilhoso!! A Rare tem muitos jogos na manga, ainda aposto que sai um Banjo ou um Conker pro Xbone!

    • Rapaz, não vejo nada de errado com o Wii U. Acho que o principal engano é que as pessoas tiveram com o console foi comprá-lo pensando que ele seria um PS4 ou Xbox One. Achei a ideia do controle até boa, tanto é que muito jogos estão aderindo a moda de “segunda tela” e utilizando smartphones e tablets para isso em outras plataformas.