Playstation 4 terá apps para Android, iPhone e iPad

O Playstation 4 e o seu controle, o Dualshock 4, foram as grandes novidades apresentadas pela Sony nesta Quarta-feira (20). Porém, outras novidades foram apresentadas e ficaram meio apagadas, devido a excitação do público por um novo console. Entre as novidades está a integração do Playstation 4 com dispositivos móveis. Além da integração já esperada com o console portátil PS Vita, a Sony mostrou no eventou (em vídeo) que outros aparelhos como smartphones e tablets também serão integrados ao Playstation 4 oferecendo o que a Sony chama de “Segunda Tela“.

Integração com smartphones e tablets é um dos focos dos Playstation 4 (Foto: Divulgação)
Integração com smartphones e tablets é um dos focos dos Playstation 4 (Foto: Divulgação)

Aplicativo para Android e iOS

A (RE)confirmação dessa “feature” veio através de um Press Release confira um trecho na íntegra:

O PS4 integra segundas telas ou Second Screens, incluindo o PlayStation Vita (PS Vita), smartphones e tablets, para envolver os jogadores em seus conteúdos favoritos onde quer que eles estejam. Um recurso essencial possibilitado pelas segundas telas é o “Remote Play” (jogo remoto) e o PS4 libera totalmente seu potencial fazendo do PS Vita o dispositivo associado definitivo. Com o PS Vita, os jogadores poderão de forma transparente pegar títulos do PS4 de suas TVs na sala de estar e jogá-los na tela de cinco polegadas com os sticks duplos analógicos do PS Vita usando redes Wi-Fi*1. A visão em longo prazo da SCEI é permitir que a maioria dos títulos do PS4 possa ser jogada no PS Vita.

Um novo aplicativo da Sony Computer Entertaiment (SCE) chamado “PlayStation app” permitirá que o iPhone, o iPad, smartphones e tablets* baseados em Android se tornem segundas telas. Uma vez instalado nesses dispositivos, os usuários podem, por exemplo, ver mapas em sua segunda tela enquanto jogam um game de aventura, comprar games do PS4 enquanto estão longe de casa e baixá-los diretamente para o console em casa, ou remotamente assistir a outros gamers jogando em seus dispositivos.

 

Publicidade

Como apenas um anúncio inicial tal notícia já é ótima. Mas durante toda a Press Conference, era possível notar que a Sony “batia muito nessa tecla”. Afinal foram grandes momentos da apresentação do Playstation 4 dedicados a mobilidade. A segunda novidade, depois do “Playstation app” para Android e iOS, foi o servicço Playstation Cloud.

 

Playstation Cloud Service

Em Julho de 2012, a Sony comprou a serviço de streaming online de jogos Gaikai em uma rápida manobra de mercado. A compra da expert em streaming de jogos começará a dar seus primeiros frutos em breve com o Playstation Cloud Service. Um serviço que será provido pela Sony no qual os jogadores poderão jogar games de qualquer plataforma da Sony por streaming, seja Playstation One, 2, 3 e 4.

Remote Play é um recurso que pode se confirmar para smartphones e tablets (Foto: iTV)
Remote Play é um recurso que pode se confirmar para smartphones e tablets (Foto: iTV)

Durante a apresentação do serviço, feita pelo fundador da Gaikai, David Perry, além do discurso do próprio, várias imagens na tela dariam a entender que sim, jogos rodarão por streaming em smartphones e tablets. Mas nada nos prepararia para o que aconteceu a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=EzAyvqWwGCs

Para que colocar no vídeo de apresentação de Drive Club, uma moldura e ícones do Android 4.1 Jelly Bean se não fosse para demonstrar que o jogo rodará em tablets e smartphones da Sony via Streaming? E não foi apenas neste momento, em diversos outros momentos da Press Conference, desenvolvedores e representantes da Sony mencionavam como o Playstation 4 é focado em “mobile” e “social” e em ter acesso ao conteúdo “de qualquer lugar” e muito mais.

Conclusão

Mesmo não sendo anunciado nenhum smartphone e tablet novo, como realmente não era esse o foco da apresentação, vemos que  os smartphones, tablets e o PS Vita são peças importantes da estratégia da Sony, buscando uma integração bem maior do que a oferecida pela Microsoft com o SmartGlass e chegando a fitar com o “Remote Play” para smartphones e tablets. Terminada a conferência, uma coisa já é certa, o Playstation 4 será um grande amigo para o seu Android ou iPhone.

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News