[Symbian Morreu] Nokia confirma: 808 Pureview é o último Symbian

24 de janeiro de 2013 . Atualizado 06/04/2013

De uma participação do mercado de 63% para menos de 2,5% , não é preciso dizer que o Symbian virou história velha. A última “pá de cal” foi jogada pela própria empresa, hoje (24), ao anunciar o seu relatório financeiro de 2012. A empresa declarou que o Nokia Pureview 808  é o último smartphone da Nokia com o sistema operacional Symbian.

deathsymbian [Symbian Morreu] Nokia confirma: 808 Pureview é o último Symbian

No início, o Symbian era uma espécie e “Android” que as empresas deveriam pagar royalities para usar (Foto: Montagem)

O Symbian tem uma história de sucesso no Brasil, onde o sistema foi muito bem aceito junto com smartphones como o Nokia N73 e o Nokia N95. Porém com a mudança de paradigma de interfaces proposta por iPhone e amplamente divulgada pelo Android, a Nokia não conseguiu desenvolver um sistema que conseguisse concorrer com os dois sistemas. Não em funções, mas em beleza da interface.

Lembro do burburinho na época em que o iPhone foi lançado e de como os fanboys da Nokia criavam piadas pelo fato do aparelho não ter teclado físico e não ter “copiar e colar”. “Meus dedos na tela? Sem caneta?” Quem diria que pouco tempo depois o Symbian e a Nokia viriam a se tornar quase irrelevantes para o mercado de smartphones.

Então fica o aviso para quem ainda tem um smartphone com Symbian. Se você vai ficar com o seu smartphone para sempre, tudo bem! Caso contrário, venda-o o mais rápido possível.

Fonte: Tecnoblog

 

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Fabricio K.

    Isso já era esperado desde o momento em que a Nokia anunciou que colocaria seus esforços em smartphones com Windows Phone, embora outros smartphones foram lançados portando o sistema (como Nokia 500, Nokia 701, e o próprio Nokia 808 Pureview) e novas versões (Anna e Belle), o suporte ao sistema foi diminuindo até o nada. O symbian era o simbolo do potencial dos sistemas operacionais móveis, até o momento em que a Apple trouxe o iOS e o Google o Android, sistemas muito mais robustos e funcionais. O problema foi a Nokia insistir com s60v3 e s60v5 ao invés de trazer algo novo e mais funcional, como o Meego e o Maemo.

  • Harrisson Pereira

    Quem teve um Symbian uma vez na vida sabe muito bem o quanto ele é bom. Sei lá, acho que questões de interface poderiam ser facilmente corrigidas, não creio que isso seja um motivo para matar o Symbian. Se a Nokia fizesse um investimento melhorado, talvez ela poderia fazer com o Symbian o que ela está fazendo com a série Asha, deixando o Hardware bom, manter o sistema e vender barato, mas o problema é a questão de suporte que a Nokia nunca deu o mesmo para seus smartphones.

    • Fabricio K.

      Meus primeiros smartphones portavam symbian, e este era um sistema que eu defendia até o momento em que experimentei o iOS. O Symbian era dolorosamente lento e muito menos fluido de se usar do que seus novos concorrentes.

      • Harrisson Pereira

        Era de se esperar que um OS mais recente seja mais rápido e mais fluido. O Symbian só não evoluiu mais porque a Nokia gosta de pular de galho em galho, não sei quanto tempo vai durar essa história de Windows.

        Mas enfim, cá entre nós, se o Symbian tivesse a atenção que o Java tem até hoje, teríamos celulares baratos com jogos em qualidade Playstation 1 ou N64, o que seria muito bom.

        • Dario Coutinho

          Problema do Symbian com relacão a desenvolvedores de aplicativos e jogos, sempre foi o modelo de negócio engessado da Nokia.

  • Lee

    Era um sistema bom para sua época, mas sempre foi o inferno dos desenvolvedores por causa da fragmentação. Eram várias versões do mesmo software, modelos diferentes que exigiam que o desenvolvedor adaptasse o software pra cada aparelho e etc. Aí vem o iOS com um só aparelho, um sdk robusto e rouba a cena, seguido pelo Android na mesma linha. A culpa da morte da morte do Symbian é da própria Nokia e seu sistema de negócios engessado. Não inovou no tempo certo e agora respira com ajuda de aparelhos (Microsoft). Uma pena, mas é a lei da selva, digo do mercado…

    • Dario Coutinho

      É mesmo um ponto a se criticar nos Symbians. Olha o iPhone 2G de primeira geração. Mesmo depois de mais de 5 anos do lançamento, ainda dá pra instalar aplicativos atuais na App Store.

      Já a Nokia, em um período de 5 anos mantinha 5 sistemas totalmente incompatíveis (s60v2, s60v3, s60v5, Maemo e Meego). #DOIDEIRA.

  • Andre

    MORRE NOKIA!

    A Nokia merece amargar anos no prejuízo. Demorou muito para esboçar uma reação e agora mata seu sistema quando ele começa a monstrar competência eeeeta burrice.

    Estou vendo muito mais futuro nos Blackberry do que na parceria Nokia+Microsoft.