iPad 4 justifica-se com desempenho matador em games

14 de dezembro de 2012 . Atualizado 06/04/2013

Um bom momento para trocar de iPad pode ser justo agora que o aparelho chegou ao mercado nacional com o mesmo preço dos primeiros modelos (por volta de 1700 reais). Embora alguns digam ser desnecessário, o salto em poder de processamento para quem tem um iPad 1 e 2 foi relativamente grande. Em Hardware, os números do iPad 4 já impressionam: processador de 1.4 GHZ1GB de RAM e PowerVR SGX 554 (MP4 GPU Quad-Core). Contudo, o mais impressionante é o que isso se traduz em desempenho frente a tablets com muito mais hardware que o novo iPad. No quesito “gráficos”, o iPad 4 levou quase tudo!

ipad4rendimiento iPad 4 justifica-se com desempenho matador em games

No simples Geekbench já dá pra perceber que o iPad 4 manda “mui biem” (Foto: Reprodução/engadget)

Foi o que demonstrou o review especialíssimo do site AnandTech. O review feito por eles focou muito em games e desempenho gráfico e a diferença para o iPad 2 foi gritante.O iPad 4 chega a ser duas vezes mais potente que o iPad 2 em vários testes. Em alguns até três vezes mais potente.

51752 iPad 4 justifica-se com desempenho matador em games

iPad continua sendo o melhor tablet para jogos (Foto: Anantech)

Por favor, não me venham com mimimi e Benchmarks de contraste de tela ou navegação web. Estamos falando de games, de renderização tridimensional, efeitos de luz e sombra e principalmente de testes com OpenGL. E em qualquer teste que você escolher Egypt HD, Classic, offscreen ou normal, o iPad 4 na primeira posição em quase todos eles.

Realmente um desempenho do preço que pagamos por aqui. Na época que comprei o iPad 2, foi mais ou menos por volta de 1700 e digo, vale cada centavo. Tanto para jogar como ferramenta de estudo e produtividade, o iPad me serviu em inúmeras ocasiões onde ligar um notebook seria lento e tedioso. Indispensável? Claro que não, mas se for só para curtir games mobile, o iPad ainda é o gadget mais potente do mercado.

 

Suporte Estendido para iPad 2

Para quem pensa em trocar o iPad 2 por um iPad 4 existe um fator a considerar. Esse fator é o “suporte” que o iPad mini dará ao iPad 2. É o seguinte, ambos os aparelhos possuem a mesma configuração de hardware, exceto pela câmera. Então, fica muito improvável que alguma empresa lance um game potente que não funciona no novo iPad Mini, que foi lançado este ano (2012).

Mesmo assim, já é possível notar uma certa diferença na execução de jogos “mundo aberto” como Amazing Spider-Man, Six Guns e The Dark Knight Rises. No iPad 2, as texturas de objetos a média/longa distância ficam embaçadas, enquanto no iPad 3 e 4, as mesmas não ficam. Travadinhas “ao abrir” fases de “mundo aberto” onde em alguns momentos você vê a fase “sendo construída” pelo jogo, não acontece nos iPads 3 e 4.

 

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.