Hackulous e Installous são desativados, fim da pirataria no iOS?

30 de dezembro de 2012 . Atualizado 06/04/2013

installous-desativado-fim-da-pirataria-ios Hackulous e Installous são desativados, fim da pirataria no iOS?Para quem gosta de baixar jogos piratas no iPhone e iPad uma péssima notícia. O grupo Hackulous acaba de cessar todas as suas atividades e desativar o Installous. O tal grupo era responsável por uma fonte no Cydia que fornecia o Appsync para instalação de jogos e aplicativos piratas, e também o serviço Installous onde era possível baixar jogos e apps piratas diretamente de um dispositivo com iOS acaba de jogar a toalha e desativar todos os seus sistemas.

Isso representa basicamente o fim da linha para esperava piratear qualquer jogo ou aplicativo no iOS 6, já que o Jailbreak ainda nem havia saído para essa versão do sistema.

Com isso é o fim do Jailbreak? Não!

O (Jailbreak) segue normalmente e uma coisa não tem nada a ver com a outra. Jailbreak não é sinônimo de pirataria, mas de liberdade do usuário para utilizar modificações e programas não aceitos pela Apple na App Store. Porém, é necessário frisar que liberdade e libertinagem são duas coisas diferentes, aplicativo não aprovado não quer dizer aplicativo pirata. O Hackulous pirateava inclusive os próprios aplicativos do Cydia. Praticando “fogo amigo” nas outras aplicações do Cydia.

Vale lembrar ainda que sempre que se instalava a fonte do Hackulous no Cydia, uma mensagem avisava que essa fonte não respeitava as propriedades intelectuais. Confira a mensagem de despedida no próprio site do Hackulous.

hackulus-desativado-fim-da-pirataria-ios Hackulous e Installous são desativados, fim da pirataria no iOS?

Em sua carta de despedida, o grupo diz que um dos motivos para a desativação do mesmo é que os seus fóruns estavam “estagnados” e parecendo mais com “cidades fantasmas”. Foi citado também a dificuldade para manter tudo online e moderar.

 

Possível outro motivo

A desativação e desligamento de todas as atividades relacionadas ao grupo (é apenas um rumor) podem estar ligados a um agente externo. Alguma empresa lesada pelo grupo pode ter entrado em contato e ter enviado para eles a famosa carta de “Cease and Desist“, já que a desativação foi muito repentina.

Imagens: http://pplware.sapo.pt/informacao/ultima-hora-hackulous-diz-adeus-e-installous-foi-desligado/

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.